Crítica - Angels and Demons (2009)

Realizado por Ron Howard
Com: Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor

"Angels and Demons" já está em exibição e, apesar de já termos aqui no Portal Cinema uma crítica do filme, eu tenho que deixar uma crítica algo divergente da crítica escrita pela Ana Campos. Angels and Demons adapta o livro de Dan Brown com muitas modificações pelo caminho, sendo que há personagens que são completamente descartadas do filme e existem motivações intrinsecas às personagens e mesmo ligações e analogias subtís que são completamente ignoradas no filme. Na obra literária existe um conflito entre ciência e religião que o argumento cinematográfico reduz a um mero elemento de motivações terroristas e as personagens (Tom Hanks incluído) são unidimensionais pois não há tempo para digerir as motivações, nem saborear o mistério sequer, tudo é fornecido a 200 km/h sem espaço para racionalizações.
O livro de Dan Brown estava muito longe de ser uma obra-prima literária mas contém as ideias certas para um bom filme e o trailer faziam antever que estávamos perante um blockbuster acima da média e com estes valores de produção exigia-se pelo menos isso, mas as expectativas descem abruptamente logo aos 5inco minutos de filme e todo o filme parece ser uma desculpa para colocar o foco em Tom Hanks e vê lo a deambular frenético de cena em cena. Existem sempre elementos que escapam ao adaptar um livro para o cinema, mas aqui existe uma completa vandalização da obra em prol do típico produto hollywoodesco. O filme viveu do hype e da expectativa polémica criada mas com o visionamento do filme vimos que se trata de mais um produto vazio de originalidade que segue convenções com um academismo atroz. A prequela passou a ser sequela e pode-se dizer que a montanha pariu um rato.
.
Classificação - 1 Estrela Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Eu não li o livro, nem o conheço. D

    ResponderEliminar
  2. :) eu sei... mas então aconselho-te a ler para veres a discrepância entre as personagens que estão no livro e as que estão no filme. Percebes logo a diferença...

    Mas mesmo no filme não reparaste que todas as personagens estavam mal desenvolvidas?

    ResponderEliminar

//]]>