Crítica - Bottle Shock (2008)

Realizado por Randall Miller
Com Chris Pine, Alan Rickman, Bill Pullman

A vinicultura é uma complexa actividade agrícola/comercial que desde sempre conseguiu movimentar inúmeros interesses sociais e económicos. Durante séculos várias castas europeias travaram várias batalhas comerciais pelo domínio mundial do mercado vinícola. Os produtores franceses acabaram por suplantar a concorrência europeia, e durante vários anos foram tidos como a nobreza da vinicultura mundial. O inicio da exploração vinícola na Califórnia em 1976, originou uma nova disputa comercial que foi decidida pelo "Julgamento de Paris", uma degustação de vinhos às cegas que atribuiu a vitória aos néctares do Novo Mundo. Esta pequena prova colocou um ponto final à supremacia dos vinhos franceses e colocou a Califórnia num lugar de destaque no mapa dos bons vinhos mundiais. Pela primeira vez na história da vinicultura, o principal centro comercial e qualitativo da poderosa industria vinícola não estava localizado na Europa.
O argumento de “Bottle Shock” aposta numa versão livre e inexacta desse importante ponto de viragem na poderosa e rentável indústria vinícola. É certo que as principais figuras desse duelo estão categoricamente representadas, mas os acontecimentos retratados pela narrativa não correspondem à realidade. Estas inexactidões históricas serão relevantes para os verdadeiros conhecedores desta indústria, que têm reprovado sumariamente os diversos erros do filme. No entanto, “Bottle Shock” acaba por oferecer ao público geral uma história simples e irónica que aposta num clima de competição global incessante que faz correr muito dinheiro e influências. O filme oferece-nos um olhar bastante interessante sobre a competição comercial e sobre a verdadeira extensão e importância da indústria vinícola, que actualmente rivaliza com as grandes indústrias alimentares do ocidente.
A fotografia assume-se claramente como um dos grandes atractivos de “Bottle Shock”. As belas paisagens de Napa são absolutamente esplendorosas e atribuem ao filme vários cenários de luxo e qualidade. O elenco é composto por alguns célebres actores de Hollywood, como Chris Pine ou Alan Rickman. Este famoso duo assume uma prestação de qualidade, que rentabiliza esta simples produção que obteve uma estreia bastante modesta no Festival de Sundance em 2008. Este projecto cinematográfico de Randall Miller recebeu várias críticas negativas mas, na minha opinião, “Bottle Shock” é uma simples mistura de géneros (comédia e drama) que resultou numa inovadora e refrescante obra de alguma qualidade que poderá interessar e agradar a vários espectadores.

Classificação - 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>