Crítica - Five Minutes of Heaven (2009)

Realizado por: Oliver Hirschbiegel
Com Liam Neeson, James Nesbitt, Anamaria Marinca

Oliver Hirschbiegel é o talentoso realizador alemão que nos apresentou em 2004 o fabuloso “Downfall” (ou “Der Untergang” no original alemão), um filme que trouxe uma nova visão sobre as atrocidades do nazismo e deu nova vida a Hitler e mais concretamente, à sua queda. Assim sendo estava curioso por ver este “Five Minutes of Heaven”, um filme que aborda os períodos conturbados da guerra entre católicos e protestantes na Irlanda.
Alistair Little é um jovem protestante como tantos outros que em plena guerra civil se pretende afirmar como homem, ansiando fazer parte da guerra e contribuir para os ideais do seu grupo. Desta forma acaba por aceitar uma missão que tem como objectivo matar um jovem católico. Little mata o jovem mas a missão não corre como o esperado, pois um menino (irmão do jovem que Little acabara de matar) assiste a tudo. Por se tratar de uma criança, Little decide poupar-lhe a vida e abandona o local. Vários anos mais tarde, essa criança de seu nome Joe Griffen torna-se um homem nervoso, inseguro, atormentado pelos fantasmas de um passado trágico. Quanto a Little (interpretado pelo sempre competente Liam Neeson) sai da prisão e assume como objectivo de vida reconciliar-se consigo mesmo e expiar os pecados do seu historial.
A dada altura um programa de televisão de moral algo duvidosa convida Little e Griffen (Nesbitt) para um frente-a-frente onde ambos possam ter a oportunidade de se conhecer, falar e procurar esquecer as feridas do passado. O único problema é que um deles procura a reconciliação, enquanto o outro só pensa na vingança.


“Five Minutes of Heaven” é um filme que parte de uma premissa muito interessante – a procura da reconciliação e a forma como podemos tentar remendar uma alma há muito ferida por bombas do passado – e como tal, tinha pano para mangas. Infelizmente, apesar do filme ser competente, não é capaz de estar à altura da sua temática, não aproveitando da melhor forma toda a componente dramática inerente a um tema deste género.
A realização é eficaz, as interpretações são boas (com destaque para James Nesbitt que constrói uma personagem completamente neurótica e paranóica para com o seu passado), mas isto não chega e “Five Minutes of Heaven” acaba por se revelar mais um filme onde os olhos são maiores do que a barriga. Tudo se passa na tela à nossa frente mas ficamos sempre com a ideia de que falta qualquer coisa. Poderá ser falta de ambição. Poderá ser deficiência do argumento. Não sei. Sei apenas que lhe falta “um bocadinho assim” para ser um melhor filme. E é pena.

Classificação - 2,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>