Biografia - Bruce Lee


Bruce Lee nasceu num hospital asiático em São Francisco a 27 de Novembro de 1940, os seus pais eram Lee Grace e Lee Hoi Chuen. Bruce Lee recebeu desde cedo uma rígida educação e treino em Kung Fu em Hong Kong, tendo iniciado o seu extenso estudo em artes marciais aos 13 anos de idade com o estilo Wing Chun, mas ao longo da sua vida, estudou e aperfeiçoou outros tipos de artes marciais, tendo vindo a fundar o seu própria estilo, o Jeet Kune Do. Em 1958, Bruce Lee estabeleceu-se em Seattle para completar os estudos, recebendo posteriormente o diploma do Edison Technical School. Mais tarde, ingressou na Universidade de Washington, onde formou-se em Filosofia. Foi durante essa época que conheceu a sua futura esposa, Linda Emery, com quem se casou em 1964. Lee teve uma filha, Shannon, e um filho, Brandon, que morreu tragicamente durante a produção do filme “The Crow” em 1994.
Depois de completar os estudos, Bruce Lee mudou-se para Hollywood. Devido à fama do seu pai como actor de Ópera Chinesa, Lee teve a oportunidade de aparecer em diversos filmes chineses quando era criança, algo que lhe conferiu alguma experiência no ramo cinematográfico. Em Hollywood, Lee tornou-se rapidamente numa pequena estrela de acção através do seu papel secundário na série televisiva “The Green Hornet”. Em 1971, os preconceitos e estereótipos raciais de Hollywood obrigaram-no a regressar a Hong Kong, onde obteve os maiores sucessos cinematográficos da sua carreira através de filmes como “Fist of Fury” ou “The Big Boss”. Em 1972, Bruce Lee participou em “Way of the Dragon”, um filme que também contou com a participação de Chuck Norris e que ainda hoje é recordado como um dos melhores trabalhos comerciais do actor.
Com apenas 32 anos de idade, Bruce Lee morreu em Hong Kong a 20 de Julho de 1973. Após a sua súbita e trágica morte, começaram a circular teorias que afirmavam que Bruce foi envenenado pelas Tríades Chinesas. A verdade foi revelada pela autópsia efectuada ao corpo do actor, esta foi conclusiva e comprovou que a morte de Bruce Lee foi causada por um edema cerebral, um inchaço no cérebro que originou um AVE (Acidente Vascular Encefálico) que foi desencadeado por uma reacção alérgica a um medicamento conscientemente tomado para aliviar uma simples dor de cabeça. O funeral de Bruce Lee atraiu a atenção do planeta e foi seguido por milhares de fãs em todo o mundo. O icónico actor/lutador morreu demasiado cedo mas deixou um impressionante legado no cinema asiático e nas artes marciais, tendo motivado e inspirado centenas de actores asiáticos que utilizaram o Kung Fu para alcançar o sucesso cinematográfico na Ásia e na América.
.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. muito bom mesmo.eram lutas que nao tinha mentiras e sim somente realidade. gosto muito dos filmes dele. foi um grande guerreiro

    ResponderEliminar
  2. maravilhoso Bruce Lee que Deus conceda um bom lugar. seu legado o considera para a eternidade. ele teve um dom divino

    ResponderEliminar

//]]>