Crítica - My Sister's Keeper (2009)


Realizado por Nick Cassavetes
Com Sofia Vassilieva, Cameron Diaz, Jason Patric, Abigail Breslin

O cineasta do apaixonante “The Notebook” regressa ao activo com “My Sister’s Keeper”, um emocionante drama sobre os devastadores efeitos da doença e da esperança numa simples família norte-americana. O elemento mais novo dessa família é Anna Fitzgerald (Abigail Breslin), uma criança que foi concebida através de métodos de fertilização "in vitro" com o intuito de salvar a sua irmã Kate (Sofia Vassilieva), que sofria de leucemia e que precisava urgentemente de um transplante de medula óssea. Onze anos depois da primeira cirurgia, os problemas de saúde de Kate mantêm-se e ela volta a precisar de cuidados cirúrgicos, necessitando agora de um transplante renal, mas Anna decide processar os seus próprios pais (Cameron Diaz e Jason Patric), pedindo emancipação médica de forma a poder controlar o seu próprio corpo. O famoso advogado Alexandre Campbell (Alec Baldwin) decide ajudá-la, "pro bono", neste processo extremamente delicado que poderá alterar para sempre o relacionamento entre os diferentes membros da família.

 

O argumento é baseado no homónimo romance de Jodi Picoult, que foi ligeiramente respeitado pelos guionistas deste projecto cinematográfico, mesmo assim, alguns elementos foram drasticamente modificados, nomeadamente a conclusão da história que agora é mais previsível mas menos irrealista. A história é extremamente sentimentalista, puxando constantemente pelas emoções mais profundas do espectador que muito dificilmente resistirá aos momentos mais ternurentos e dramáticos da obra. A história é nos contada através de vários flashbacks que relatam a dramática saga da família em questão, uma estrutura narrativa muito semelhante à utilizada no aclamado “The Notebook”, a principal produção cinematográfica de referência de Nick Cassavetes, um cineasta competente e talentoso que voltou a adaptar com sucesso um livro ao grande ecrã. As grandes figuras do elenco são Abigail Breslin e Sofia Vassilieva, as duas jovens actrizes que interpretam com brilho e convicção as duas principais personagens da história. O talento da pequena mas sobredotada Abigail Breslin é publicamente conhecido e esta sua agradável performance em “My Sister’s Keeper” é apenas mais uma adição de qualidade ao seu impressionante currículo profissional. Ao lado destas jovens actrizes encontramos alguns adultos de renome internacional como Alec Baldwin, Cameron Diaz e Jason Patric que incutem alguma mediatização e experiência ao elenco, os três actores em questão não desiludem e brindam-nos com performances de qualidade. Os apreciadores do trabalho de Nick Cassavetes em “The Notebook” não ficaram desiludidos com “My Sister’s Keeper”, uma comovente proposta cinematográfica que transmite ao espectador a essência dramática e sentimentalista da obra-prima de Jodi Picoult.


Classificação – 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Sou meio suspeita pra falar pq adoro a Abigail, mas o filme é comovente, a trilha sonora é deliciosa e a história da forma como é contada tira um pouco do que inicialmente pensei ver, ou seja, sem as cenas muito dramáticas em se tratando de uma jovem com câncer. Longe disso, tem os seus momentos de ternura, mas também momentos de boas gargalhadas. Vale a pena assistir.

    ResponderEliminar
  2. O filme está muito interessante, o Drama consegue mesmo "tocar" o espectador. Os actores, novos e adultos, tiveram uma muito boa prestação e as caracterizações estavam muito reais nas cenas necessárias. Nota 4/5, está muito bom, vale a pena ver. [por Jorge Ferreira | Jomirife]

    ResponderEliminar

//]]>