Crítica - The Damned United (2009)


Realizado por Tom Hooper
Com Colm Meaney, Henry Goodman, Oliver Stokes

Os fervorosos adeptos e simpatizantes do principal desporto europeu, não deverão dispensar o visionamento deste surpreendente "The Damned United", uma adaptação cinematográfica do homónimo trabalho literário de David Peasse sobre a vida de Brian Clough, um conhecido e conceituado treinador de futebol. A história do filme relata-nos a fugaz e deprimente saga do treinador (Michael Sheen) à frente do Leeds United durante a década de setenta. Depois de Don Revie (Colm Meaney) abandonar o clube para assumir o lugar de seleccionador nacional da equipa inglesa, o arrogante e politicamente incorrecto Brian Clough é contratado para ocupar o seu lugar, no entanto, as coisas não correm da melhor forma e depois de inúmeros problemas que afectam o rendimento dos jogadores, Clough é despedido num tempo recorde.
A narrativa é envolvente e cativante, retratando com grande intensidade os diversos dramas desportivos da complicada carreira de treinador de futebol. Entre as pressões dos resultados, as relações com jogadores e adeptos, a complexa convivência com a equipa técnica do clube e as múltiplas condicionantes pessoais que afectaram o seu rendimento profissional, Brian Clough viveu um verdadeiro pesadelo desportivo à frente do Leeds United, um clube que naquela época estava a atravessar o seu apogeu. Essa intensa experiência é nos impecavelmente apresentada através desta magistral obra cinematográfica que nos transporta até aos balneários futebolísticos da época. O argumento é extremamente realista, explorando convenientemente as complexas experiências pessoais e futebolísticas do célebre treinador. Os diálogos são convincentes e explícitos, introduzindo constantemente os vocabulários tipicamente futebolísticos.
A direcção de Tom Hooper é igualmente magistral, organizando e comandando na perfeição os grandes pontos de interesse desta obra biográfica. O estilo visivelmente britânico alastra-se à fotografia que aborda detalhadamente todos os pormenores sombrios e intensos daquela época. O elenco é liderado pela grande performance de Michael Sheen, que encarna na perfeição o explosivo Brian Clough. O elenco secundário também nos apresenta algumas agradáveis surpresas, nomeadamente as performances de Colm Meaney e Timothy Sptall como Don Revie e Peter Taylor respectivamente. Os adeptos de futebol deverão apreciar a qualidade narrativa desta obra. que também nos apresenta uma qualidade técnica excepcional. "The Damned United" é um intenso drama desportivo que presta uma merecida homenagem a Brian Clough, um grande treinador de futebol que faleceu em 2004.

Classificação – 4 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>