Crítica - Fame (2009)


Realizado por Kevin Tancharoen
Com Naturi Naughton, Kay Panabaker, Anna Maria Perez de Tagle, Kelsey Grammer

Em 1980, Alan Parker apresentou-nos a primeira versão cinematográfica de ”Fame”, um refrescante musical que nos relatou as diferentes experiencias artísticas de vários alunos da New York City High School For The Performing Arts que lutavam para singrar no mundo do espectáculo. Agora, Kevin Tancharoen comanda o tão aguardado remake desse icónico musical, onde regressamos à icónica escola para conhecermos uma nova geração de talentosos estudantes que são movidos pelo mesmo desejo de fazer carreira no mundo do espectáculo.
A narrativa centra-se novamente nos vários dramas pessoais dos jovens alunos que entre episódios de amizade e competição, vão traçando o seu percurso individual enquanto artistas e seres humanos em direcção à tão desejada fama. A dança e a música voltam a estar no centro dos sonhos e dos desejos desses fervorosos estudantes que imitam o talento e a ambição dos intervenientes originais. As diferentes mini-histórias que pautam a narrativa são moderadamente interessantes, focando-se essencialmente nas dificuldades de contrabalançar a intensidade da competição com sentimentos de amor ou amizade.
Dentro dos aspectos técnicos de qualidade encontramos as magníficas e estonteantes coreografias que se unem harmoniosamente às rítmicas e refrescantes sonoridades, criando um energético e moderno ambiente que encarna na perfeição o espírito da produção original. O inexperiente Kevin Tancharoen, um veterano coreografo que subitamente se transformou em cineasta, realiza sem grandes problemas um filme amplamente simplista sobre a sua principal área profissional. O elenco é maioritariamente desconhecido, a única excepção é a presença de Debbie Allen, a principal professora de dança do filme original que agora assume o papel de reitora/directora da escola. Os jovens actores que interpretam os ambiciosos alunos apresentam-nos performances maioritariamente agradáveis que se mostram ao nível das performances dos actores do filme original. A versão moderna de “Fame” não deverá desiludir os apreciadores da série e do filme original, porque os seus principais elementos foram cuidadosamente transpostos e adaptados para a nossa actualidade artística.


Classificação – 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. E não se pode esquecer a icónica série de televisão que prendia uma geração ao ecran.

    ResponderEliminar

//]]>