O Melhor e o Pior de 2009


João Salaviza – A Surpresa Portuguesa
Em 2009, João Salaviza venceu a Palma de Ouro Para Melhor Curta-Metragem no Festival de Cannes por “Arena”, um feito que nenhum realizador português até agora tinha conseguido. Ao segundo projecto cinematográfico, o jovem cineasta conseguiu arrecadar uma das maiores honras da indústria e também conseguiu promover a sétima arte nacional no estrangeiro.

O Triunfante Regresso de James Cameron
Após “Titanic”, James Cameron entrou num longo período de ausência cinematográfica que terminou com o lançamento internacional de “Avatar”, outro enorme sucesso qualitativo e comercial que comprova a genialidade deste cineasta que dedica muito do seu tempo à perfeição e à inovação.

O Regresso Da Animação Clássica
A Walt Disney Pictures regressou às origens da animação com “The Princess And The Forg”, uma produção que recuperou o estilo clássico da animação e que introduziu uma princesa afro-americana no conjunto de personagens principais da histórica filmografia do famoso estúdio.


Contrato e Second Life – Vergonhas Nacionais
A péssima qualidade cinematográfica de “Contrato” e “Second Life” é gritante mas ainda assim, estas duas produções conseguiram ter visibilidade nacional através de múltiplos anúncios comerciais e o mais penoso é que conseguiram lucrar com a sua inaptidão criativa. Os filmes em questão não representam o espírito da sétima arte portuguesa, no entanto, foram aqueles que melhor se portaram nas bilheteiras portuguesas e isso é deveras preocupante.
Falência Técnica da MGM
A falencia técnica da MGM, Metro Goldwyn Mayer, é inevitável e a menos que algum investidor consiga revitalizar este icónico estúdio cinematográfico, Hollywood irá perder um dos seus grandes símbolos que foi responsável por muitos sucessos da industria.

Paramount Pictures & Hasbro
Os resultados comerciais de “Transformers: Revenge of the Fallen” e “ G.I. Joe: The Rise of Cobra” não foram maus, muito pelo contrário, a sequela de “Transformers” até conseguiu ser um dos filmes mais rentáveis do ano, no entanto, esta aliança entre Paramount Pictures e Hasbro não produziu filmes mas sim, produtos fracos e descartáveis que não representam dignamente o franchise que lhes empresta o nome.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>