Os Piores Filmes de 2009


A listagem que se segue apresenta os cinquenta piores filmes deste ano, no entanto, dentro desta classificação apenas estão as produções cinematográficas que tiveram uma distribuição nos cinemas norte-americanos ou estrangeiros, não estando incluídos as curtas-metragens ou as longas-metragens que saíram directamente para DVD em todos os principais mercados internacionais. Esta lista foi elaborada tendo em vista dois critérios fundamentais de avaliação, sendo o primeiro a minha opinião pessoal sobre os filmes em questão e o segundo a opinião generalizada da crítica especializada, nomeadamente as opiniões críticas da imprensa norte-americana mais conceituada.

1º - Beyond a Reasonable Doubt
2º - Miss March
3º - All About Steve
4º - Whiteout
5º - Dragonball Evolution
6º - Second Life
7º - Street Fighter: The Legend of Chun-Li
8º - Land of the Lost
9º - Dance Flick
10º - Sorority Row

O pior filme deste ano é claramente “Beyond a Reasonable Doubt”, um insípido remake contemporâneo do homónimo clássico da década de cinquenta, Michael Douglas não conseguiu salvar esta produção do fracasso completo. “Miss March” não deverá estrear nas salas portuguesas mas no estrangeiro foi fortemente criticada pela sua inegável falta de qualidade. O excelente ano de Sandra Bullock foi completamente estragado por “All About Steve”, uma desastrosa comédia que figura em várias listas deste género. “Whiteout” nunca prometeu mais do que a mediocridade e nem isso conseguiu alcançar. A expectativa em relação a “Dragonball Evolution” era altíssima, no entanto, acabou por fracassar nas bilheteiras internacionais porque não representou dignamente o famoso anime japonês, esta grande desilusão saiu directamente para DVD em Portugal. O único filme português merecedor de um lugar nesta lista é “Second Life”, é certo que existiram outras obras igualmente más mas nenhuma delas tinha um orçamento tão elevado. O famoso videojogo “Street Fighter” ainda não conseguiu uma adaptação cinematográfica minimamente decente, “Street Fighter: The Legend of Chun-Li” será muito provavelmente a última tentativa, pelo menos assim o espero. As aventuras humorísticas de Will Ferrell em “Land of the Lost” não convenceram ninguém, nem mesmo os apreciadores deste actor. As típicas paródias cinematográficas nunca são de qualidade, “Dance Flick” não é uma excepção à regra. O género de terror encera os dez primeiros com “Sorority Row”, um dos piores filmes de sempre do género a aparecer nas salas de cinema norte-americanas e internacionais.

11º - The Informers
12º - Ghosts of Girlfriends Past
13º - Accidental Husband
14º - Outlander
15º - I Love You, Beth Cooper
16º - 12 Rounds
17º - Obsessed
18º - Year One
19º - Horsemen
20º - Confessions of a Shopaholic

A instabilidade da narrativa de “The Informers” foi preponderante para o fracasso comercial e qualitativo desta produção. Uma vez mais, Matthew McConaughey protagonizou uma das piores comédias do ano que tentou, sem grande sucesso, converter o clássico “A Christmas Carol” às comédias machistas. “Accidental Husband” é uma produção muito pouco cómica que surpreendentemente estreou nas salas de cinema portuguesas apesar da fraquíssima aceitação do público britânico e norte-americano. A mistura entre Vikings e Alliens em “Outlander” é simplesmente ridícula. A comédia juvenil mais incompreensível dos últimos tempos é claramente “I Love You, Beth Cooper”, um hino à estupidez dos adolescentes norte-americanos. John Cena, uma das principais estrelas do wrestling profissional da actualidade, protagonizou “12 Rounds”, uma longa-metragem de acção bastante medíocre. Beyonce conquistou os mercados musicais com o seu último álbum mas não conquistou os mercados cinematográficos com o seu último filme, “Obsessed”. Sem grandes surpresas, “Year One” foi afastado dos cinemas portugueses porque não convenceu no estrangeiro. “Horsemen” é um thriller pouco intrigante que recebeu uma distribuição limitada nos Estados Unidos da América. A obsessão pelas compras demonstrada em “Confessions of a Shopaholic” é uma afronta aos tempos ecónomicos da actualidade porque em nenhum momento é nos dado um claro sentido de justiça ou ironia.

21º - The Ugly Truth
22º - Bride Wars
23º - The Pink Panther 2
24º - Couples Retreat
25º - Beverly Hills Chihuahua
26º - Aliens in the Attic
27º - Did You Here About the Morgans?
28º - Imagine That
29º - Observe and Report

O pretensiosismo da masculinidade marcou o ritmo narrativo de “The Ugly Truth”, uma comédia nitidamente descartável. “Bride Wars” apresentou demasiadas lacunas e poucas coerências. A sequela de “The Pink Panther”, “The Pink Panther 2”, conseguiu ser ainda menos engraçada do que a primeira obra desta saga. Os problemas conjugais dos norte-americanos foram superficialmente retratados em “Couples Retreat”, um inexplicável sucesso comercial nos Estados Unidos da América. “Beverly Hills Chihuahua” aproveitou a fraca concorrência para liderar o Box Office Norte-Americano, no entanto, essa liderança não foi conseguida graças à sua inexistente qualidade. “Aliens in the Attic” é um filme dedicado aos mais jovens porque este é claramente o único público que consegue aguentar o seu incompreensível desenvolvimento narrativo. Os cinemas portugueses irão receber muito brevemente “Did You Here About the Morgans?”, uma comédia protagonizada por Sarah Jessica Parker e Hugh Grant que surpreendeu negativamente os norte-americanos. O péssimo momento cinematográfico de Eddie Murphy continua porque “Imagine That” não foi capaz de o inverter. O típico e frágil humor norte-americano foi amplamente exteriorizado em “Observe and Report”.

30º - Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel
31º - My Life in Ruins
32º - New in Town
33º - Push
34º - The Final Destination
35º -The Spirit
36º - Friday the 13th
37º - Fighting
38º - The Goods: Live Hard, Sell Hard
39º- The Last House on the Left

Os esquilos cantores regressaram ao grande ecrã com “Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel”, um sucesso comercial mas um fracasso qualitativo. As belas paisagens de “My Life in Ruins” salvaram esta comédia de uma posição ainda pior. A talentosa Renée Zellweger não conseguiu evitar o desastre humorísticos de “New In Town”. À semelhança de “Heroes”, “Push” tentou aproveitar, sem grande sucesso, as bases de “X-Men” para tentar criar um grande sucesso comercial. A nova entrega de “Final Destination” não trouxe nada de novo ao género ou à própria saga. O sucessor de “300” ou de “Sin City”, “The Spirit”, não conseguiu alcançar o sucesso esperado pelo público. A nova versão de “Friday the 13th” acompanhou o estilo das últimas entregas do franchise de terror, ou seja, não se aproximou minimamente do brilhantismo dos primeiros filmes. As campanhas promocionais de “Fighting” eram promissoras mas o filme propriamente dito acabou por desiludir. O carisma de Jeremy Piven é a única salvação de “The Goods: Live Hard, Sell Hard”. “The Last House on the Left” é mais um remake sem qualidade.

40º - The Unborn
41º - Cirque du Freak: The Vampire’s Assistant
42º - GI Joe - The Rise of Cobra
43º - Love Happens
44º - Armored
45º - Knowing
46º - Gamer
47º - Transformers: Revenge of the Fallen
48º - 2012
49º - The Girlfriend Experience
50º - Jennifer’s Body

Inicialmente, “The Unborn” é assustador mas quando entramos no seu desenvolvimento narrativo também entramos numa repetição de outros filmes do género. “Cirque du Freak: The Vampire’s Assistant” tentou capitalizar o sucesso vampírico de “New Moon “ ou “Twilight”, no entanto, apesar de medíocres, estas duas ultimas obras conseguem ser melhores que esta primeira entrega de “Cirque du Freak”. Os resultados comerciais de “GI Joe - The Rise of Cobra” ficaram muito àquem da expectativa porque o público compreendeu que não estamos perante uma grande produção cinemtografica. “Love Happens” é uma comédia repetitiva e cansativa. A intensidade prometida por “Armored” ficou apenas contida nos seus primeiros minutos. “Knowing” sobrevive às custas dos seus efeitos especiais que disfarçam as fragilidades da realização e do argumento. “Gamer” é um filme que apenas nos oferece algumas sequências de combate relativamente interessantes. “Transformers: Revenge of the Fallen”, um dos grandes sucessos comerciais do ano, é um verdadeiro espectáculo de efeitos especiais que não apresenta qualquer substancia. À semelhança de “Knowing”, “2012” apostou demasiado nos efeitos especiais e negligenciou a sua narrativa. Os dramas de uma acompanhante são levianamente abordados em “The Girlfriend Experience”, um filme que poderia ter ido muito mais longe caso os seus criadores tivessem sido mais ambiciosos e provocativos. A vertente sangrenta de Diablo Cody é explorada em “Jennifer’s Body”, um filme sobre demónios e amizades que descamba constantemente para o ridículo.

Enviar um comentário

8 Comentários

  1. LOL gosto em ver o Second Life nessa lista, não vi, nem precisei para lhe tirar a pinta. Valeram-se da nudez das actrizes e uma história mirabulante. Tenho pena é que o "Contracto" também não esteja aí :S medonho, esse tive a infelicidade de ver porque não tive alternativa, vejo o que o anfitrião quer (vi em casa de amigos, portanto).

    ResponderEliminar
  2. estão cá todos, pelo menos os maiores desastres, faltou New Moon e Anjos e Demónios

    ResponderEliminar
  3. Ó anónimo, não gostas do new moon, problema teu. Não foi de longe dos piores filmes de 2009. É certo que dos melhores também não foi, mas está longe dos piores obviamente.
    Assim como o 2012. Não percebi minimamente o porquê de constar na lista.´
    Além disso o filme Knowing deveria ser logo um dos primeiros piores e não o 45º. Não teve nada a nível de elenco, interpretação, narrativa e efeitos especiais, já para não dizer que a história era mediocre até dizer chega.

    ResponderEliminar
  4. Knowing, dos piores? Um filme do Alex Proyas? Maus efeitos especiais? Está tudo maluco...

    ResponderEliminar
  5. Sim anónimo. Já vi filmes com efeitos especiais melhores. Além disso o Nicholas Cage esteve péssimo na personagem. Acho que ele sendo o actor que é tinha muito mais para dar.

    ResponderEliminar
  6. É um bom filme, discordo, mas gostos são gostos e respeito as opiniões. Anjos e Demónios também não sei que tem de mal... mas enfim.

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ver "My Life In Ruins". Mas compreendo que um calhau não tenha a sensibilidade necessária para entender o que vê e o que ouve.

    ResponderEliminar
  8. O Último Destino 4: 5*

    Fui vê-lo ao cinema em 3D e amei, desde então que já o revi n vezes em DVD e recomendo vivamente.

    Cumprimentos, Frederico Daniel...

    ResponderEliminar

//]]>