Crítica - Alone In The Dark (2005)

Realizado por Uwe Boll
Com Christian Slater, Tara Reid, Stephen Dorff, John Fallon

O famoso videojogo “Alone In The Dark”, um dos melhores produtos do género que inclusivamente serviu de inspiração para algumas produções genericamente semelhantes, recebeu em 2005 uma péssima adaptação cinematográfica que foi desastrosamente comandada por Uwe Boll, um dos piores realizadores da actualidade. A história desta fraquíssima longa-metragem é protagonizada por Edward Carnby (Christian Slater), um detective privado especializado em fenómenos sobrenaturais e inexplicáveis. Os seus casos envolvem os mais interessantes mistérios das localidades mais obscuras do mundo, onde procura incessantemente pela verdade e pela clarividência nos vestígios mais ocultos das civilizações antigas mas agora o maior mistério do seu passado está prestes a reentrar na sua vida. O mistério em questão é perigoso e praticamente indecifrável mas Carby não desiste e acaba por encontrar as complexas respostas que tem procurado, no entanto, essas respostas desvendam um perigoso segredo que poderá colocar em perigo a Humanidade.
O argumento desta produção não encontra qualquer correspondência com as histórias dos videojogos e quando uma adaptação cinematográfica não respeita as bases narrativas da sua inspiração então o resultado nunca poderá ser minimamente razoável e é precisamente isso que acontece com “Alone In The Dark”, uma longa-metragem que nos apresenta uma história absurda e desastrosa que assenta em diálogos confusos e mistérios ridículos. A narrativa é verdadeira imperceptível e nenhum espectador conseguirá encontrar um elemento relativamente interessante neste patético argumento porque simplesmente não existe nenhum. A acção da história também não é convenientemente exteriorizada através das suas horripilantes sequencias que são visualmente imperfeitas e tecnologicamente primitivas. Os combates e os tiroteios são muitíssimo confusos e imperceptíveis e as misteriosas criaturas sobrenaturais são um verdadeiro desastre computorizado porque não assustam nem convencem ninguém. Á semelhança do que aconteceu com “House Of The Dead”, Uwe Boll voltou a demonstrar a sua indiscutível incompetência na realização de produções cinematográficas, nomeadamente em adaptações de videojogos que normalmente resultam em fracassos qualitativos e comerciais. A sua direcção não demonstra qualquer capacidade minimamente profissional que lhe permita desempenhar esta complexa profissão que simplesmente não merece um realizador tão medíocre como Uwe Boll. O elenco também é composto por actores igualmente medíocres, como por exemplo, Christian Slater e Tara Reid que nos apresentam performances verdadeiramente desprezeis e completamente desprovidas de qualquer talento.
As adaptações dos videojogos ao grande ecrã raramente funcionam na perfeição mas as adaptações comandas por Uwe Boll nunca funcionam nem nunca funcionarão. “Alone In The Dark” é uma péssima longa-metragem que não faz qualquer justiça ao excelente videojogo que a originou. A péssima realização de Uwe Boll aliada às medíocres performances do elenco e às múltiplas imperfeições do argumento só poderia ter resultado num dos piores filmes da história da sétima arte.

Classificação – 0 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Concordo plenamente.

    Não faço a mínima idéia de qual o hospício que internaram tal "cineasta"; o que sei é que quem o encorajou a se tornar diretor certamente era um dos piores pacientes desse lugar. Esse cara não tem o mínimo tempo/senso do que vem a ser o equilíbrio entre roteiro/direção/atuação e se a produção ainda envolve efeitos especiais e afins... Desastre certo!
    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Este é provavelmente o pior filme que já vi numa sala de cinema. As minhas expectativas já não eram muitas, tendo apenas ido ver o filme por se tratar de uma adaptação de um jogo que eu conhecia. Porém, nada me podia preparar para a coisa mais ridícula que já vi em toda a minha vida. Até hoje, o único filme que me deu autêntica vontade de sair da sala com 30 minutos de película volvidos... Mau demais para ser verdade! Quanto ao Uwe Bowl... Sem comentários.

    ResponderEliminar

//]]>