Crítica - The A-Team (2010)

Realizado por Joe Carnahan
Com Liam Neeson, Quinton 'Rampage' Jackson, Bradley Cooper, Sharlto Copley

Os audazes e mundialmente conhecidos soldados da fortuna, John "Hannibal" Smith, Templeton “Faceman” Peck, Bosco "BA" Barracus e H.M. Murdock, estão de volta ao activo com “The A-Team”, uma razoável versão cinematográfica da homónima série televisiva que entusiasmou milhões de pessoas em todo o mundo durante os anos oitenta. A sua história é muito fiel às bases da série, assim sendo, é nos inicialmente mostrado como é que John Smith (Liam Neeson) se reuniu com Templeton Peck (Bradley Cooper), Bosco Barracus (Quinton Jackson) e H.M. Murdock (Sharlto Copley) e como é que estes se tornaram em verdadeiros mercenários. À semelhança da série também o filme desenvolve uma única missão destes soldados, missão essa que lhes causa vários problemas com criminosos internacionais e com os serviços secretos norte-americanos, no entanto, com o recurso a muita violência e a muita adrenalina, estes mercenários vão acabar por conseguir ultrapassar todas as adversidades que lhes são colocadas.


A série televisiva foi um verdadeiro sucesso comercial mas nunca convenceu verdadeiramente a crítica norte-americana com as suas mini-histórias medíocres e mirabolantes, no entanto, as inúmeras aventuras da A-Team nunca foram o seu maior interesse. Este estatuto sempre pertenceu à excelente dinâmica entre os vários soldados da fortuna e à excelente construção narrativa dos mesmos. O filme também é muito semelhante à serie neste aspecto, ou seja, a sua narrativa é sofrível e confusa e as suas sequências de acção/aventura são visualmente cativantes mas extremamente irrealistas, no entanto, a construção das personagens principais e a fantástica dinâmica que é estabelecida entre eles é muito boa e está muito fiel à versão televisiva, assim sendo, somos brindados com as emblemáticas interacções/picardias entre os intervenientes principais e com as suas icónicas características individuais mas também com as míticas “catch phrases” de B.A. O humor também está presente em “The A-Team” através das várias estiradas cómicas de B.A ou de Murdock, os dois intervenientes mais instáveis e mais divertidos da série e do filme.


A realização de Joe Carnahan é comercial e leviana, no entanto, “The A-Team” nunca foi uma série muito séria ou realista, assim sendo, o seu trabalho está harmonizado com as características superficiais deste produto. O filme é então dominado por várias sequências exacerbadas mas visualmente atractivas, onde somos confrontados com muitas explosões e muita violência física e bélica, no entanto, este exagero não é estranho à série televisiva que também era muito rica em cenas tão inacreditáveis e tão violentas como às desta obra. O elenco é, muito provavelmente, o seu melhor elemento. Liam Neeson, Sharlto Copley e Bradley Cooper estão muito bem como Hannibal, Peck e Murdock mas Quinton Jackson não está tão bem como Bosco Barracus, no entanto, era muito difícil substituir o carismático Mr.T. Jessica Biel é um simples acessório feminino num elenco claramente dominado por homens muito mais talentoso que esta fraca actriz. O filme de “The A-Team” é tão competente como a série, no entanto, tal como esta, não deixa de ser um produto medíocre e comercial, assim sendo, só os admiradores da versão original e de filmes de acção/aventura é que deverão ficar completamente satisfeitos com esta produção.

Classificação – 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Já vi o filme e sinceramente desiludiu-me. Não tem a magia da serie que via quando era miúdo. Tem cenas muito espalhafatosas, que vê-se que não são possíveis em lado nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me vagamente da série e do sucesso que tinha na altura do não menos famoso MacGyver. Lembro-me do famoso "BA" que era o mais carismático e que mais dava nas vistas. Penso que Quinton Jackson tal como diz a critica não esteve à altura. A personagem não marcou o filme como faz na série. Este filme acaba por ser fielmente retratado da série com melhores efeitos visuais que existem actualmente obviamente. A sua narrativa e história durante toda a acção julgo que está bem enquadrada e prende o espectador até ao fim. Têm muita ficção mas isso já se esperava por isso não podemos encarar isso como uma critica. Do esquadrão julgo quem mais se destaca pela positiva é Bradley Cooper. Quanto à bela Jessica Biel também não creio que tenha saído se mal. Gostei de modo geral.

    ResponderEliminar
  3. Acho que dos filmes do estilo, que tentam converter séries em filmes de longa duração. Fez um dos melhores trabalhos que já vi.

    A história procura resumir o começo da série, como é que foi formado o esquadrão. Os efeitos especiais são razoáveis (com a excepção das cenas finais) e a história tem alguma aderência, ou seja, é fiel ao que víamos na televisão.

    Claro que podemos destacar que o BA esteve a kms de distância do original, mas também era dífícil, uma vez que o original ofuscava todas as personagens da série. Assim o elenco ficou mais equilibrado.

    Quem vai ver um filme destes está à espera de cenas de acção realistas??? Para isso vejam a CNN. A sério, como é que ainda há pessoas que vão ver estes filmes e se queixam do irrealismo das cenas de acção?

    Deixem de ir ao cinema! Ou escolha melhor os filmes!!!

    :)

    ResponderEliminar

//]]>