Crítica - Grown Ups (2010)

Realizado por Dennis Dugan
Com Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, Salma Hayek, Steve Buscemi, Kevin James

O novo trabalho de Adam Sandler, “Grown Ups”, é uma comédia sobre a amizade, no entanto, é uma comédia extremamente medíocre. A sua narrativa não nos oferece muitos momentos humorísticos verdadeiramente criativos ou inventivos e também não desenvolve habilmente a sua temática central, assim sendo, Adam Sandler voltou a criar uma comédia com uma narrativa leviana e sem uma vertente humorística minimamente interessante. A sua história é centrada em Lenny Feder (Adam Sandler), Eric Lamonsoff (Kevin James), Kurt McKenzie (Chris Rock), Marcus Higgins (David Spade) e Rob Hilliard (Rob Schneider), cinco amigos de infância que não se encontravam há trinta anos mas que se voltam a reunir no funeral do seu antigo treinador de basquetebol, um acontecimento extremamente infeliz mas que lhes vai proporcionar uma nova oportunidade para reacenderem a sua amizade e para redescobrirem o seu lado mais infantil.


O humor é uma constante em “Gown Ups”, no entanto, é um humor fácil e fútil que acaba por colocar este filme num nível muito semelhante ao das comédias mais fracas e menos influentes dos últimos anos, assim sendo, somos constantemente confrontados com momentos humorísticos muito fracos e com cenas inúteis onde os intervenientes são envolvidos/colocados em situações incómodas e absurdas. Os diálogos também não são muito interessantes ou relevantes porque são dominados pelos tradicionais clichés das comédias norte-americanas e por várias piadas vazias sobre obesidade, alcoolismo ou sexualidade. A sua história é centrada na amizade, mas esta sua temática central extremamente banal nunca é desenvolvida com muita habilidade ou criatividade, ou seja, existem vários momentos onde nos é mostrada a importância do companheirismos e das amizades duradouras, no entanto, essas demonstrações são tão fúteis e tão medianas como os momentos humorísticos, assim sendo, “Grown Ups” fica inevitavelmente atrás de outros filmes que desenvolveram esta mesma temática com muita mais emoção e imaginação.


A realização de Dennis Dugan em “Grown Ups” não é satisfatória mas está essencialmente ao mesmo nível dos seus últimos trabalhos, “You Don't Mess with the Zohan” (2008) e “I Now Pronounce You Chuck & Larry” (2007), duas comédias onde também colaborou com Adam Sandler, no entanto, este cineasta poderia ter sido muito mais ambicioso nos três casos e poderia ter criado comédias muito mais maduras e divertidas. O seu elenco está cheio de actores e de actrizes que são mundialmente conhecidos pelos seus inúmeros trabalhos em comédias, assim sendo, entre Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, David Spade, Salma Hayek, Steve Buscemi, Maria Bello e Rob Hilliard não encontramos nenhum actor novato, no entanto, nenhum nos convence. Salma Hayek e Steve Buscemi são os responsáveis pelas piores performances do elenco mas Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock e Rob Schneider também não nos surpreendem. David Spade é o único actor que nos oferece uma prestação cómica minimamente razoável. “Grown Ups” foi um sucesso comercial nos Estados Unidos da América e também o deverá ser em Portugal, no entanto, este sucesso não se irá dever à sua inexistente excelência humorística ou narrativa mas sim à fama e à influência dos vários elementos do seu elenco.

Classificação – 2 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

6 Comentários

  1. mais um estupido filme.

    ResponderEliminar
  2. ja que vc nao gostou dessa comedia ( que eu gostei), cite algumas que agradou voce.

    ResponderEliminar
  3. vc deve ter um ótimo humor mesmo, e deve ''se achar'' melhor Adam Sandler, pra fazer comédia.

    ResponderEliminar
  4. puts..consegui ver ate a metade..ainda bem q n paguei..nunca vi tanta gente boa num filme tão ruim..lixo lixo lixo..como aceitam fazer um filme desse???

    ResponderEliminar
  5. opah, é uma das melhores comédias que já vi!!! Se não gostam ou são fãs dos justin bieber ou da hana montana

    ResponderEliminar
  6. Fraquíssimo, sem pé nem cabeça, Jackass tem roteiro mais consistente do que isso. Rendeu até uma grana, mas com esse elenco estelar deve ter dado prejuízo.

    ResponderEliminar

//]]>