Crítica - Dinner for Schmucks (2010)

Realizado por Jay Roach
Com Steve Carell, Paul Rudd, Stephanie Szostak, Zach Galifianakis

A versão norte-americana de “The Dinner of Dolts” (1998), “Dinner for Schmucks “, é uma agradável comédia que se assume como uma rara excepção à regra que nos diz que um remake nunca é tão bom como o original, no entanto, apesar de nos oferecer vários momentos divertidos que são protagonizados por um elenco de luxo, “Dinner for Schmucks“ também é composto por alguns clichés típicos e banais das comédias norte-americanas. A sua história é protagonizada por Tim (Paul Rudd), um ambicioso executivo financeiro que, após conseguir oferecer à sua empresa um importante negócio, recebe do seu patrão, Lance Fender (Bruce Greenwood), o seu primeiro convite para o “Jantar dos Vencedores”, um evento mensal onde os maiores executivos gozam com os maiores idiotas e onde o executivo que levar consigo o Rei dos Idiotas recebe várias regalias empresariais, assim sendo, este evento é mais um “Jantar de Idiotas” do que um “Jantar dos Vencedores”. A sua noiva, Julie (Stephanie Szostak), fica horrorizada com esta ideia e aconselha Tim a não aceitar o convite, um conselho que ele acaba por não seguir porque encontra Barry (Steve Carell), um funcionário das finanças extremamente controvertido que tem um estranho fascínio por dioramas que são “animados” por ratinhos embalsamados e que é visto por Tim como a sua melhor hipótese de ganhar o “Jantar de Idiotas”, no entanto, este seu plano acaba por não correr exactamente como o previsto porque Barry acaba por mudar radicalmente a sua vida que parecia tão organizada e tão bem encaminhada.


O sucesso cómico de “Dinner for Schmucks“ reside nas várias sequências humorísticas que são protagonizadas pelas personagens de Steve Carell e Paul Rudd, sequências essas que, sem serem perfeitas ou inovadoras, conseguem arrancar algumas gargalhadas ao espectador, porque são tão embaraçosas e tão ridículas que é simplesmente impossível não lhes achar alguma piada. Barry (Steve Carrel) é uma personagem absolutamente fantástica, porque mesmo sendo constituída por vários estereótipos e clichés cómicos, consegue cativar qualquer pessoa com a sua enorme idiotice que é dissimulada por uma inocência exacerbada que lhe permite estabelecer uma forte ligação com Tim (Paul Rudd), uma personagem que necessita de Barry para brilhar. “Dinner for Schmucks“ não é só constituído por momentos cómicos, assim sendo, também nos apresenta uma interessante crítica social à superioridade artificial e à hipocrisia das classes sociais mais privilegiadas e uma vertente romântica (Tim e Julie), que não é perfeita mas que acaba por ser relativamente satisfatória tendo em conta as características deste filme. O seu elenco é composto por vários actores que brilham ao mais alto nível. O grande destaque vai para Steve Carell, um génio cómico que mostra aqui todo o seu talento e estranheza. O ator secundário Jemaine Clement está também absolutamente fantástico como o extravagante Kieran Vollard. Paull Rudd, Bruce Greenwood e Zach Galifianakis também não nos desiludem com as suas respectivas performances. “Dinner for Schmucks” é uma boa comédia que, sem ser espectacularmente engraçada e imaginativa, consegue fornecer aos espectadores uma boa dose de entretenimento.

Classificação – 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Não conhecia o filme, mas é o tipo de comédia que não deve agradar a todos.

    Até mais

    ResponderEliminar
  2. Este comédia está muito bem realizada.
    Steve Carell está um comediante fabuloso e o filme é prova viva disso.
    O filme tem um argumento interessante, mas chegando à parte do 'jantar de idiotas' começa a verdadeira comédia.
    Um filme muito bem conseguido e para rever em família é uma das comédias mais bem conseguidas de 2010, senão a melhor!
    3 em 5 é a minha opinião também, só não 'dou' mais porque não nos transmite nada de novo nas comédias, é um bom filme para passar um bom bocado de tarde e soltar umas gargalhadas, visto que com a crise rir é mesmo o melhor remédio!!!

    ResponderEliminar

//]]>