Saiba Como Verdadeiramente Acaba Inception

As pessoas que não tiveram a oportunidade de ver ou não querem saber como acaba “Inception” não devem continuar a ler esta notícia, porque contém vários spoilers sobre a história do filme. O actor Michael Caine revelou recentemente como verdadeiramente acaba “Inception”, um filme protagonizado por Leonardo DiCaprio e realizado por Christopher Nolan. Nas últimas cenas do filme, Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) voltou à realidade e acorda num avião onde descobre que todos os seus companheiros se encontram bem. Cobb volta a se reunir com os seus filhos, mas para confirmar se isto é mesmo a realidade, Cobb decide utilizar o seu mecanismo que confirma a existência de realidade, assim sendo, se o pião parar significa que ele está a viver a realidade, mas se continuar a girar significa que ele ainda está dentro do sonho de alguém. O filme acaba sem podermos ver concretamente o que acontece ao pião, mas Michael Caine confirmou recentemente durante uma entrevista à BBC que o pião caiu, assim sendo, Cobb regressou efectivamente à realidade. Caine explicou que "O pião cai no fim, é aí que eu volto. Se eu estou em cena é porque é real, porque nunca estou no sonho. Eu sou o homem que inventou o sonho."

Enviar um comentário

10 Comentários

  1. Eu percebi o final, só não percebo porquê que causou tanta confusão..

    ResponderEliminar
  2. Nem eu Miguel, quiseram fazer do final alguma cisa pseudo-filosófica.

    ResponderEliminar
  3. Devo dizer que eu também interpretei o final do filme desta maneira (parece-me a mais óbvia). De qualquer forma, como não se chega a ver o pião a tombar, compreendo que muita gente possa ter ficado na dúvida, tirando as suas próprias conclusões acerca do filme.

    ResponderEliminar
  4. Podem chamar-me ignorante, mas na minha opinião, o pião nunca cairia. Por muito que eu admire o Michael Caine, posso ver que isto, possivelmente, não é mais que uma esfarrapada forma de publicitar o filme, de forma a que nas suas poucas semanas que ainda lhe restam nos cinemas mundiais, atraia algum publico inocente que ainda nem sabia que este filme existia. Se realmente este final for o verdadeiro, só acreditarei quando o Christopher Nolan se pronunciar de forma que não seja publicitaria, ou seja, no DVD ou BLuray. Se tal não acontecer, manterei sempre a minha humilde opiniao.

    Gonçalo Silva

    ResponderEliminar
  5. Mesmo que o próprio Christopher Nolan venha pronunciar algo sobre o filme, isso só será uma parte da visão dele. A não ser que faça um Inception 2, este filme e a sua interpretação já não lhe pertence, é do público e varia conforme a objectiva de cada um. Com um Inception 2, aí sim, temos de aceitar o desenvolvimento que ele vai dar e dizer, o primeiro filme é dele, mas enquanto isso... ele é como qualquer um de nós, qualquer opinião dele é apenas uma opinião, tal como essa de Michael Caine.

    ResponderEliminar
  6. Eu penso que o final de Inception foi uma forma de colocar uma pergunta ao espectador, ou colocar uma duvida, não sobre a realidade do filme em si mas a nossa realidade. No momento em que vemos o retorno do Leo (não me lembro do nome da personagem)aos filhos assumimos aquilo como a realidade, tal como assumimos a nossa realidade como real. O facto de a câmara focar o pião para mim foi como uma forma de colocar uma pergunta ao espectador: se temos a certeza que a nossa realidade é assim tão real.
    É como um senhor uma vez disse:
    "Life is only a dream and we are the imagination of ourselves."

    ResponderEliminar
  7. Acho que o pião nunca chegaria a cair, pois ficou muito lá tempo e nunca ninguem tinha ido tão fundo mas tanbem ele e a esposa ja la tinham ido e voltaram ao mundo, por isso não sei o que realmente acreditar, penso que o final depende do que as pessoas acharem

    ResponderEliminar
  8. Eh pah, que confusão e ninguém percebeu o final porque só reparas nisso se vires segunda vez o filme. A cena é: ele está no mundo do sonho quando tem a aliança e no mundo real quando não a tem. No final, ele não tem a aliança, por isso não está a sonhar. Capisce?

    ResponderEliminar
  9. O que é estranho é que o pião nao lhe pertencia, pertencia à sua mulher. Não me lembro muito do filme, mas não havia uma regra que cada objecto só funcionava com o seu dono? Por isso é que existe a teoria do anel, na realidade ele usava um anel, no sonho estava sem anel (ou vice-versa, já nao me lembro).

    ResponderEliminar
  10. no fim não vemos o pião a cair para eles terem a oportunidade de fazer um segundo filme, caso se justifique.($$)

    claro que podemos sempre fechar os olhos e imaginar outras razões mais "bonitas". =)

    ResponderEliminar

//]]>