Super-Heróis e Adaptações Ao Cinema

Os filmes baseados em super-heróis de BD têm-se revelado uma autêntica mina de ouro para a indústria cinematográfica norte-americana e mundial, com lucros astronómicos repartidos entre bilheteira e produtos associados. Outrora olhado como género menor do cinema fantástico, cujo objectivo se cingia ao entretenimento, a qualidade inesperada de algumas películas da última década, nomeadamente o Homem-Aranha de Sam Raimi, o Batman de Christopher Nolan e os X-Men de Bryan Singer, veio conferir uma densidade psicológica e emotiva até então inédita nestas personagens maiores que a vida. O entusiasmo foi tal que desde então tudo foi trazido ao grande ecrã, não necessariamente por realizadores com a mestria e a sensibilidade dos cineastas mencionados: Fantastic Four, Ghost Rider, Daredevil, entre outros, fortes em efeitos visuais mas notáveis em futilidade. Mas mesmo quando um filme ou uma saga corre mal, encontrou-se solução para se poder continuar a facturar com a imagem de marca: reboot, que é como quem diz, começar de novo como se não tivesse acontecido. As possibilidades são, portanto, ilimitadas. Aqui fica uma lista dos filmes em preparação ou agendados, por ordem de estreia prevista, que já se desenrola até 2013.

The Green Hornet

O primeiro da lista a estrear é o pouco conhecido "The Green Hornet" (Besouro Verde), baseado não numa BD mas num programa de rádio norte-americano dos anos 30 e posterior série televisiva dos anos 60. A personagem principal é Britt Reid, um editor de jornal que de noite combate o crime ao lado do seu motorista Kato, num carro equipado com tecnologia avançada chamado "Black Beauty". Os actores envolvidos no filme realizado por Michel Gondry ("Eternal Sunshine of the Spotless Mind", "The Science of Sleep") são Seth Rogen ("Knocked Up", "The 40-Year-Old Virgin"), Christoph Waltz ("Inglorious Basterds") e Cameron Diaz. As bandas de apresentação já estão disponíveis (aqui e aqui), e a estreia marcada para 14 de Janeiro de 2011.

Thor

Segue-se o deus trovão da Marvel pelas mãos do britânico Kenneth Branagh (cuja carreira de realizador está concentrada em adaptações cinematográficas de peças de Shakespeare), com Chris Hemsworth ("Star Trek"), Natalie Portman, Anthony Hopkins e Kat Dennings num argumento escrito por uma das responsáveis pelas séries televisivas "Terminator: The Sarah Connor Chronicles" e "Fringe". Antevisões de "Thor" podem ser vistas aqui: trailer, primeiras imagens e bastidores. A data de estreia é 6 de Maio de 2011.

X-Men: First Class

As duas primeiras entregas do universo X-Men pelas mãos de Bryan Singer tiveram bastante sucesso, tanto em termos de qualidade quanto de receitas, mas a troca por Brett Ratner na terceira e o spin-off de Wolverine não agradou ao público nem à crítica. A solução foi criar uma prequela/reboot dos mutantes e assim surgiu este "X-Men: First Class", com produção de Singer e realização de Matthew Vaughn, a revelação de "Kick-Ass". A história irá focar a juventude de alguns dos mais emblemáticos e antigos mutantes, como Charles Xavier (Professor X) e Eric Lensherr (Magneto), antes de se tornarem inimigos. A lista de actores envolvidos vai crescendo; até ao momento estão confirmados James McAvoy, Michael Fassbender, Nicholas Hoult, Jennifer Lawrence, Kevin Bacon, January Jones, Rose Byrne, entre muitos outros. A estreia está marcada para 11 de Junho de 2011.

Green Lantern

"Green Lantern" refere-se a uma identidade adoptada por muitas personagens da DC Comics ao longo dos tempos, sob uma mesma mitologia. Neste filme realizado por Martin Campbell ("Casino Royale", "Edge of Darkness"), o protagonista será Hal Jordan, o Lanterna Verde terráqueo a integrar uma força interplanetária de protecção de toda a vida no Universo. Os protagonistas são Ryan Reynolds ("The Proposal", "X-Men Origins: Wolverine"), Blake Lively (série televisiva "Gossip Girl", Peter Sarsgaard ("Knight and Day", "An Education") e Mark Strong ("Sherlock Holmes", "Robin Hood"). Antevisões de "Green Lantern" podem ser vistas aqui: sinopse, primeiras imagens e cartazes. A data de estreia é 17 de Junho de 2011.

Captain America: The First Avenger

Como o título indica, a adaptação do Capitão América introduz o investimento milionário da adaptação de "The Avengers", a reunião de uma série de super-heróis da Marvel que se resultar bem nas bilheteiras poderá transformar-se numa saga infindável de filmes. A personagem, criada em plena Segunda Guerra Mundial, é o verdadeiro símbolo do patriotismo norte-americano e da luta dos Aliados contra os Nazis, e esta nova adaptação deverá manter a história original. O protagonista será Chris Evans, o Tocha Humana de "Fantastic Four", Samuel L. Jackson como Nick Fury, personagem que já interpretou em "Iron Man 2" e presente também em "The Avengers", Hugo Weaving, Stanley Tucci e Tommy Lee Jones. A realização estará a cargo de Joe Johnston ("Jurassic Park III", "The Wolfman") e a estreia está marcada para 22 de Julho de 2011.

Conan

Originalmente criado para uma revista de contos fantásticos nos anos 30, a personagem de Conan, O Bárbaro foi adaptada para BD pela Marvel nos anos 70 e imortalizada por Arnold Schwarzenegger nos filmes de 1982 e 1984 "Conan The Barbarian" e "Conan The Destroyer". A nova versão consiste essencialmente num reboot cinematográfico da personagem, com vista a saga se tudo correr bem. Os actores envolvidos são Jason Momoa, Ron Perlman ("Hellboy") e Rose McGowan ("Planet Terror"). A realização estará a cargo de Marcus Nispel ("The Texas Chainsaw Massacre") e a estreia marcada para 2011.

Ghost Rider: Spirit of Vengeance

Apesar das críticas negativas a "Ghost Rider" de Mark Steven Johnson (responsável também pelo fracasso de "Daredevil"), surge uma sequela novamente com Nicolas Cage mas sem Eva Mendes. O elemento que poderá fazer a diferença é a contratação do argumentista David S. Goyer (envolvido em todos os Batmans de Christopher Nolan e no próximo Super-Homem). O elenco conta, para já, apenas com mais um actor interessante: Ciarán Hinds ("A Soma de Todos os Medos" e a série televisiva "Roma"). A estreia está apontada para 2011.

X-Men Origins: Wolverine 2

Apesar do resultado pouco aceitável do primeiro filme a solo de Wolverine, está planeada uma sequela, da qual se sabe apenas que será novamente protagonizada por Hugh Jackman. Há rumores pouco fundamentados de uma realização de Darren Aronofsky. A estreia está apontada para 2011.

The Avengers

Aí está a galinha dos ovos de ouro dos filmes de super-heróis. O elenco é composto maioritariamente pelos protagonistas de filmes "a solo" já existentes ou que virão a existir: Samuel L. Jackson como Nick Fury, Robert Downey Jr. como Tony Stark/Iron Man, Clark Gregg como o agente Coulson da S.H.I.E.L.D., Scarlett Johansson como Black Widow, Chris Hemsworth como Thor, Chris Evans como Captain America, Jeremy Renner como Hawkeye e Mark Ruffalo como Hulk (já se fala sobre uma possível terceira entrega deste super-herói, depois de duas tentativas questionáveis, a primeira de Ang Lee e a segunda de Louis Leterrier). A realização recai sobre Joss Whedon, um homem mais da televisão do que do cinema, e a estreia muito esperada é para 4 de Maio de 2012.

Spider-Man 4 (Ainda Sem Título)

A trilogia de Sam Raimi do Homem-Aranha constituiu verdadeiramente uma viragem no modo como se olha o género fantástico de aventura. Portanto, foi surpreendente saber que nem ele nem Tobey Maguire dariam continuidade à saga, e desse modo decidiu-se por um reboot e não uma sequela. Para já, o protagonista será Andrew Garfield ("The Imaginarium Of Doctor Parnassus"), Gwen Stacey será interpretada por Emma Stone ("Zombieland") e o realizador será Mark Webb ("500 Days of Summer"). A data de estreia está marcada para 3 de Julho de 2012.

Batman 3 (ainda sem título)

"The Dark Knight", a segunda entrega de Batman sob as rédeas de Christopher Nolan, é verdadeiramente um marco no género, e mesmo com a morte de um dos responsáveis pelo sucesso, Heath Ledger no papel de Joker, uma sequela era mais que obrigatória. Nolan continua na cadeira de realizador e as personagens manter-se-ão na pele dos mesmos actores: Christian Bale, Morgan Freeman, Gary Oldman e Michael Caine. O argumento será escrito novamente por Nolan e o irmão Jonathan e ainda por David S. Goyer. Do enredo sabe-se pouco, excepto que o Joker não voltará. Há rumores sobre a personagem de The Riddler. A estreia já está marcada: 20 de Julho de 2012.

Superman: Man of Steel

Depois de uma verdadeira saga de lutas de direitos de autor, potenciais realizadores e outras guerras de bastidores, Super-Homem vai voltar ao grande ecrã pelas mãos dos irmãos Nolan e mais uma vez David S. Goyer como produtores e argumentistas e Zack Snyder ("300", "Watchmen") na realização. Não se sabe ao certo em que consistirá a nova entrega, já que "Superman Returns" de Bryan Singer era já um reboot (apesar de ter resultado mais numa homenagem do que outra coisa). O filme tem de estrear até Dezembro de 2012.

Deadpool

Aquando da estreia de "X-Men Origins: Wolverine", falou-se imediatamente de um filme a solo de uma das personagens secundárias, "Deadpool". Mas visto que aquele não foi tão bem recebido como se esperava (apesar de já haver notícia de sequela) e com o envolvimento de Ryan Reynolds em "Green Lantern" (até porque já se fala num "Green Lantern 2"), "Deadpool" ficou em águas de bacalhau. O realizador indigitado, Robert Rodriguez, é também motivo de hesitação, já que o cineasta está envolvido de momento em demasiados projectos. A última notícia sobre mais este spin-off da saga X-Men apontava estreia para 2012.

Kick-Ass 2: Balls to the Wall

Depois do fenómeno de popularidade do surpreendente "Kick-Ass", a notícia de uma sequela não se fez esperar. Supõe-se que todo o elenco e o realizador revelação Matthew Vaughn (depois de "X-Men: First Class") regressarão. Conta-se com uma estreia para 2012.

Ant-man

O Homem-Formiga é um super-herói da Marvel e foi o alter-ego de várias personagens. Originalmente, foi criado pelo biofísico Hank Pym e conseguia encolher até ao tamanho de uma formiga, para além de conseguir controlá-las com o seu capacete. Juntamente com a namorada "The Wasp" (a Vespa), foi um dos fundadores dos Avengers. A adaptação ao grande ecrã está a cargo de Edgar Wright, realizador de "Scott Pilgrim vs. The World", outra adaptação da BD ainda sem estreia marcada em Portugal. A data avançada é 2012.

Iron Man 3

Sequela previsível do díptico de Jon Favreau. O realizador deverá regressar, assim como o protagonista Robert Downey Jr., para uma estreia apontada para 2013, depois da saída de "The Avengers", onde muitos dos actores e das personagens entram, bem como das novas potenciais geradoras de trilogias Marvel "Thor" e "Captain America".

Fantastic Four 3 (ainda sem título)

Tudo o que se sabe acerca desta nova entrega é que será um reboot do díptico de Tim Story. Há rumores de Adrien Brody e Jonathan Rhys Meyers estarem a ser considerados para o papel de Reed Richards. Com tantos super-heróis Marvel a estrearam até 2012, este filme fica adiado pelo menos até 2013.

The Flash

Este é do qual menos se sabe, tem apenas Greg Berlanti (das séries televisivas "Everwood" e "Eli Stone") como um dos argumentistas. É um filme do qual já se fala pelo menos desde 2007, assim como uma adaptação de "Justice League of America" (equivalente da DC Comics aos "Avengers" da Marvel), a dada altura a ser protagonizado por Adam Brody (série televisiva "O.C."). Berlanti é também responsável pelo argumento de "Green Lantern 2" e poderá vir a realizar "The Flash". Na BD, houve várias encarnações de "The Flash", que possui sempre velocidade e reflexos sobrehumanaos, bem como a capacidade de contornar certas leis da Física. A data para uma possível estreia é de 2013.

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. "Os filmes baseados em super-heróis de BD têm-se revelado uma autêntica mina de ouro para a indústria cinematográfica norte-americana"

    Mais do que a indústria cinematográfica, são as editoras dos comics originais (maioritariamente a Marvel e DC) que mais têm beneficiado desta onda de adaptações, representando um encaixe financeiro muito bem vindo num sector em crise, principalmente através de parcerias/fusões com gigantes multimedia. As vendas de comics já não são o que eram, e a tendência é para piorar. O sucesso comercial recente destes filmes motivou por exemplo a compra da Marvel pela Disney por uma "batelada" de dinheiro, e que permitirá à editora sobreviver durante os próximos tempos continuado a concorrer com a DC que era já propriedade da Warner. Se não fossem estas aquisições, as editoras por si só estavam em maus lençóis.

    Continuo céptico quanto a adaptações de comics. O panorama qualitativo melhorou significativamente, mas na minha opinião a maioria dos projectos continua a ser uma porcaria pegada, principalmente para quem leu ou lê os trabalhos originais.

    ResponderEliminar
  2. Só faltou aqui uma refreência aos filmes da Mulher Maravilha e do Doctor Strange que estão praticamente confirmados pelos respectivos estúdios. Dos filmes referidos, "Kick-Ass 2", "The Avengers", "X-Men First Class", "Captain America", "Spider-Man 4" e "Batman 3" são claramente os mais esperados e aqueles que mais vão render nas bilheteiras. "Deadpool" e "Fantastic Four 3" não deverão ser apostas muito felizes da Fox.

    ResponderEliminar
  3. Os 300 me pareceu,posso ate estar enganado,um filme de quem tem preferência em ver um monte de marmanjos vestidos de capa e "cueca de curo" ou fil u filme inteiro olhado um cara(não uma mulher,mas um cara) nú com as bijuterias de fora balançado.Eu siceramente achei esses filmes um lixo.

    ResponderEliminar
  4. ...Continuação
    os 300 e watchmen..... Se o superman seguir a mesma linha desses dois filmes o resultado não sei não!?....

    ResponderEliminar

//]]>