Crítica – Great Expectations (1998)


Realizado por Alfonso Cuarón
Com Ethan Hawke, Gwyneth Paltrow, Robert De Niro

Great Expectations, adaptação cinematográfica livre da obra homónima de Charles Dickens, é um filme que vive da muito interessante construção psicológica dos protagonistas e de alguns revezes surpreendentes na narrativa. Finnegan Bell (Ethan Hawke) e Estella (Gwyneth Paltrow) vivem desde a infância um amor infeliz devido ao facto de a jovem ter sido educada pela excêntrica tia, Mrs. Dinsmoor (Anne Bancroft), que, amargurada por ter sido deixada no altar pelo noivo, ensinou a sobrinha a despertar o amor nos homens e a endoidecê-los usando o poder que esse amor lhe dá sobre eles. Finn vive numa vila costeira da Florida, é pobre e é criado pelo cunhado pescador, depois de a irmã ter fugido com outro homem. Um acto seu em criança vai determinar uma mudança radical em toda a sua vida, sem que ele se aperceba da causa dessa mudança e surpreendendo o público que não conhece a obra original.


Para além da complexidade das personagens, o filme ganha bastante com a beleza dos espaços recriados, o invejável e sofisticado estúdio em Nova Iorque, a extraordinariamente feminina, bela e onírica mansão de Mrs. Dinsmoor, o mar do golfo, a galeria de arte, os restaurantes, transportando o espectador para lugares simbólicos do nosso imaginário colectivo que associamos ao sucesso artístico na Big Apple.
O ténue enigma que se vai delineando à medida que Finn é catapultado para o sucesso é desvendado num dos momentos mais surpreendentes do filme. A s grandes expectativas das personagens são, em maior ou menor escala, satisfeitas no final, ainda que o caminho para a sua realização não seja sempre o inicialmente previsto. Há poesia em alguns momentos, conseguida através de uma extraordinária subtileza aliada a um fino sentido estético, contudo a fórmula muito bem trabalhada, começa ainda assim a cansar o espectador que se deleita com a glosa mas que sabe desde o início que a obra de Dickens será encaixada na maneira hollywoodesca de contar histórias.


Classificação - 3,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>