Crítica - Burlesque (2010)

Realizado por Steve Antin
Com Christina Aguilera, Cher, Eric Dane, Kristen Bell, Stanley Tucci

Os ilustres musicais “Moulin Rouge!” (2001), “Chicago” (2002) e “Nine” (2009) são raros exemplos de recentes musicais norte-americanos que realmente convenceram a crítica com a sua qualidade narrativa e musical. A verdade é que a maioria dos musicais dos últimos anos ficaram muito aquém das expectativas do público e este “Burlesque” não é uma excepção à regra, porque apesar de nos oferecer algumas sequências musicais interessantes, acaba por nos apresentar uma narrativa medíocre que é interpretada por um elenco de luxo que infelizmente também ficou aquém das expectativas. A história de “Burlesque” é protagonizada por Ali (Christina Aguilera), uma mulher de uma cidade do interior dos Estados Unidos da América que se muda para Los Angeles para tentar concretizar o seu sonho de se tornar uma cantora profissional, no entanto, ela rapidamente se apercebe que a sua maravilhosa voz não é suficiente para vencer nesta cidade. Na sua demanda por dinheiro, ela acaba por descobrir o "The Burlesque Lounge”, um cabaré em decadência que é administrado por Tess (Cher), uma verdadeira diva que dedicou toda a sua vida ao mundo do espectáculo. Ali fica imediatamente apaixonada pelo "The Burlesque Lounge” e acaba por ficar lá a trabalhar, uma oportunidade que ela aproveita para concretizar o seu sonho de actuar e de cantar perante um vasto público.


A sua história não é composta por nenhum elemento verdadeiramente emocionante ou interessante, muito pelo contrário, tanto a história individual de Ali como a de Tess é pautada por uma incrível falta de criatividade e de conteúdo que também parece afectar as histórias secundárias dos restantes funcionários do "The Burlesque Lounge”. As várias sequências musicais de “Burlesque” são visualmente atractivas e incutem uma certa vivacidade a este musical. Christina Aguilera e Cher interpretam com arte e carisma algumas músicas relativamente conhecidas como “Something's Got a Hold on Me" e “Tough Lover”, ou músicas inéditas como “You Haven't Seen the Last of Me" e “Show Me How You Burlesque", assim sendo, estas sequências musicais acabam por se assumir como o melhor elemento deste filme. A estreia de Christina Aguilera como actriz foi muito mais positiva que a estreia de outras cantoras como Mariah Carey ou Britney Spears, no entanto, esta sua performance em “Burlesque” não é excelente mas sim meramente razoável. O trabalho de Cher também não é extraordinário, mas é mais atractivo e carismático do que o dos vários actores de renome que compõem o elenco secundário desta medíocre obra musical.

Classificação – 2,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

10 Comentários

  1. Só para rectificar que "Nine" não convenceu crítica nenhuma!Pelo menos qualquer uma que eu tenha lido.

    ResponderEliminar
  2. Sim, de facto Nine não se aproximou minimamente do sucesso crítico dos outros dois - não obstt considero que o 1.º tinha bons numeros musicais - longe no entanto da qualidade global dos outros [que adorei e ambos nomeados para os óscares - chegando inclusivamente Chicago a vencer na categoria de melhor filme]

    ResponderEliminar
  3. "Burlesque" tem um argumento praticamente vazio, um Tucci igualzinho ao de "O diabo veste prada", uma Bell totalmente desaproveitada numa personagem muito mal explorada...

    No entanto, foram 2 horas de excelente entretenimento... Cher, sem se esforçar muito, tem um desempenho convincente enquanto que Aguilera se safa bem para 1ª experiência no cinema... Mas o melhor é, sem dúvida, o ritmo enérgico e colorido das sequências musicais potenciadas pelas excelentes vozes de Aguilera e Cher. O espectador consegue ser levado pelo espírito do filme e entrar no mundo do Burlesque. E era esse o objectivo do filme. Não pretende ser um grande filme mas que depois se sai furado, pretende apenas ser um bom entretenimento. E, para quem gosta de musicais, ele cumpre.

    E agora vou ter que discordar: este Burlesque é bem melhor que o Nine. Nine tinha um elenco de luxo, um elenco de outro Mundo. Tem, de facto, excelentes sequências musicais com actores diferentes (o de Cottilard é o meu favorito) mas o argumento, que tinha pretensões de ser muito bom, é uma autêntica trapalhada. Fora a sequência musical de Cottilard e um ou outro momento, é emocionalmente vazio e a história perde-se a meio caminho. Isto acaba por resultar numa obra imensamente desapontante porque tinha potencial, em termos de argumento e elenco, para muito mas muito melhor!

    E é por isso que Burlesque é bem melhor que Nine: não fica a sensação que podia ser muito melhor, fica a sensação de bom entretenimento durante 2 horas...

    ResponderEliminar
  4. E não estou a dizer que "Burlesque" é um grande filme ou que chegue sequer aos pés de "Moulin Rouge" ou "Chicago"! Aliás, acho que a nota é relativamente justa. No máximo daria mais 0,5 estrela. Agora "Nine" talvez tenha sido a maior semi-desilusão (semi porque musicalmente é muito bom mas argumentalmente uma nódoa) do ano de 2009.

    ResponderEliminar
  5. Fui ver Burlesque e sinceramente, desde da banda sonora, á caracterizaçao e tendo presente que é o primeiro filme em que a christina aguilera, excelente voz, participa e portagoniza, é um bom filme. discordo da nota que é atribuida ao filme... é um musical e prende com os momentos musicais...é esse o objectivo do filme. A banda sonora é optima, musicas extremamente bonitas e com melodias bem feitas.

    ResponderEliminar
  6. Eu sai do filme "Burlesque" com vontade de cantar e dançar como todas as belas e talentosas dançarinas que apaeceram no filme.
    Acho que a Christina Aguilera entrou muito bem na pele de Ali, e eu gostei imenso de todos os números músicais.
    Acho que sim, a história de vida das personagens principais podia ser mais interessante, mas acho que o filme merece mais do que 2,5 valores em 5!

    ResponderEliminar
  7. Vi a cerimonia dos globos de ouro e acho que este filme deveria ter ganho todas as categorias para as quais tava nomeado. Eu tenho a banda sonora deste filme e por favor, está perfeita. Desde as letras á construçao melodica de cada musica. Acho injusto a possivel desvalorizaçao que este filme esteja a sofrer, porque é um bom filme. Ja vi Filmes com pouca categoria a arrecadarem premios de uma forma impressionante..mas enfim...Bom gosto nao é igual para todos... parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  8. Para musical dos dias de hoje esá muito bom o filme, não concordo com a nomeação de Cher para pior actriz secundária sinceramente.
    se quiserem falar de Nine (meu deus) que nodoa de filme. só as músicas prestam mas não fazem sentido nenhum. algumas estrelas só apareceram mesmo pra cantar como a Kate Hudson e a Nicole Kidman. ah e a Fergie claro! que horror, fiquei mesmo desiludida. outro foi o Fame de 2009, também não gostei do filme no seu todo, e por isso é que defendo o Burlesque como um musical já há muito querido pelo público que gosta de musicais. não criei expectativa e saí da sala a querer dançar e cantar as músicas. não desviei a atenção um segundo do filme. tambem acho que merece mais que 2,5 valores.

    ResponderEliminar
  9. Olha, eu não entendo de crítica de cinema ou de musical, posso ter mau gosto, podem até achar que sou um pobre e medíocre. Eu gosto de assistir filmes e musicais que mexem comigo e que tocam na minha alma.

    No sábado, 12/02, assisti Burlesque e adorei, eu assistiria outra vez com muito prazer.

    ResponderEliminar
  10. Medíocre obra musical? O filme é fantástico. 4*

    ResponderEliminar

//]]>