Crítica – Hereafter (2010)

Realizado por Clint Eastwood
Com Matt Damon, Cécile de France, George McLaren e Frankie McLaren

Hereafter concilia uma trama narrativa habilmente urdida com um tema altamente polémico e sensível, a vida para além da morte. Três pessoas, um operário americano, George (Matt Damon), uma jornalista francesa, Marie Lelay (Cécile de France), e Marcus (George McLaren e Frankie McLaren), um miúdo inglês, têm experiências além da morte que vão unir o seu destino. George tem poderes mediúnicos, dos quais fez uso no passado mas que encara como uma maldição, os quais lhe permitem transmitir mensagens de pessoas já falecidas. Marie sobrevive a uma catástrofe natural que por pouco lhe ceifou a vida e Marcus perdeu o irmão gémeo de forma brutal. Todos os três aceitam a existência de uma vida para além desta, um lugar de paz absoluta com o qual é possível, em circunstâncias muito particulares, comunicar. Todos os três buscam, de alguma forma, uma resposta para este facto. O argumento vai mais longe denunciando os charlatães e insinuando a existência de uma conspiração colectiva para calar as pessoas que viveram experiências além da vida.


O tema é altamente problemático e pode desagradar a inúmeros espectadores devido às crenças religiosas ou outras de cada um, ainda assim estamos perante mais uma obra de mestre de Eastwood. Cada personagem evolui de forma consistente e complexa ao longo da narrativa, transformando-se de forma muito plausível independentemente de aderirmos ou não ao tema. A vida pessoal de cada uma delas e o modo como se vão cruzar é absolutamente verosímil, já o não são os aspectos sobrenaturais que justificam pormenores que contribuem para a defesa da tese, como as sessões de George, ou a perda do boné de Marcus.
A produção do filme é impressionante em efeitos especiais como o tsunami ou a explosão no metro londrino. As narrativas periféricas, como a da mãe de Marcus ou a do sócio de George, são elas próprias propostas embrionárias para outros desenvolvimentos narrativos. As interpretações de Damon e das duas crianças convencem, ficando Cecíle de France um pouco aquém dos restantes pela sobriedade exagerada do seu desempenho. Clint Eastwood surpreendeu mais uma vez com um filme muito diferente de qualquer dos anteriores e bastante provocador das consciências individuais.


Classificação - 4,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

12 Comentários

  1. Acabei de ver o trailer na tv e achei bastante interessante... agora com o teu texto ainda me parece mais "apetitoso" :P

    ResponderEliminar
  2. é um filme a ver sim, mas aceito que muita gente o ache ridículo.

    ResponderEliminar
  3. acabei de ver o filme... e é uma perda de tempo =\
    achei o trailer surpreendente mas o filme nao vale nada.

    ResponderEliminar
  4. Existe gente muito triste neste país. Acabei tambem de ver o filme e é fantastico, mais uma vez clint Eastwood com um grande filme. Aconselhavel a qualquer pessoa que goste de bons filmes. 5/5.

    ResponderEliminar
  5. Vi o filme este fim de semana e fiquei muito desiludida. É um tema que me desperta muita atenção e ia com grande expectativa. Porém, na minha opinião, o filme deixa muito a desejar. Muito "parado", parece não ter princípio, meio e fim, e do tema em si, pouco se abordou. Na minha opinião, não vale o valor do bilhete.

    ResponderEliminar
  6. Os aclamados "novos cineastas" aka apreciadores de cinema andam um pouco virados para os 3D e os Special Efects Movies (desculpem o estrangeirismo), pois não conseguem apreciar uma obra de arte sem olhar da forma mais crítica possível!
    Este filme vai-lhe acontecer o que aconteceu a Gran Torino deste fabuloso realizador, vai passar despercebido nas cerimónias dos Óscares, vai passar ao lado da crítica em geral enquanto se focam em filmes de realizadores eremitas que aparecem de vez em quando aos quais lhes fazem logo um Busto como congratulação!
    Comentários a considerar este filme parado? Se calhar é o que o realizador quer, um filme calmo, para despertar o sentido da vida em cada um de nós, e dizermos o quanto amamos a quem nos rodeia antes que seja tarde de mais!
    Pois só damos valor às coisas quando as perdemos!

    Podemos parar o relógio, mas não podemos parar o tempo!!

    ResponderEliminar
  7. Depois de ver este filme, saí da sala de cinema a sorrir e só conseguia pensar como Clint Eastwood tem ficado cada vez mais moldável à ternura humana. Esta é uma história de afectos cortados pela morte, tentativas de os encontrar em vida e possibilidades de existências paralelas reconfortantes. Nos pequenos gestos, vemos um Clint Eastwood extremamente humanizado, capaz de nos deixar cúmplices de qualquer causa.

    ResponderEliminar
  8. Acabei de ver o filme e sinceramente também na minha opinião ficou aquem das expectativas..

    Não envolve o espectador...

    Não prende o olhar e o coração do espectador uma vez que o drama é mt pouco acentuado... Não é um filme destes que faz despertar o sentido da vida... Seria preciso mt mais...

    Contudo, saliento o desempenho do Matt Damon que penso que está acima da qualidade do filme.

    ResponderEliminar
  9. Acredito que a opinião dos espectadores sobre este filme está directamente vinculada à sensibilidade de cada um em relação ao tema. Na minha opinião o filme é fantástico pois cumpre na perfeição e com muita sensibilidade com o seu propósito. Penso que nunca foi propósito do realizador despertar o sentido da vida ou apresentar um filme de acção. Creio que o objectivo deste filme foi apenas (se considerarmos que isso é pouco) abrir as nossas mentes para novas possibilidades. Para aqueles que estão abertos a conhecer algo mais acredito que este filme tem, definitivamente, algo a dizer. Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  10. Clint Eastwood brilha mais uma vez. Para quem não gostou ou ficou aquem das espectativas aconselho a verem 2012 ou algo do genero, pois era exactamente um filme assim que estavam á espera e acredito que com um trailer assim não serão poucos. O filme está óptimo em toda a linha, história contada a passo de caracol para se sentir o vazio das três personagens principais... Tudo o resto não vale a pena dizer... Os filmes não são para se ver, mas sim para se sentir.

    ResponderEliminar
  11. Não gostei não, um tema que tinha tudo pra dar uma excelente produçãoo se transformou em 120 minutos de pura dramatização exagerada, e completamente genérica, esse papo de que Clint Eastwood tá no projeto o negócio vai brilhar , não é bem assim não , eu particularmente achei uma perda de tempo.

    ResponderEliminar

//]]>