Espaço Memória – The African Queen (1951)

Realizado por John Huston
Com Humphrey Bogart, Katharine Hepburn, Robert Morley, Peter Bull

Nos confins da selva africana entre negros em estado selvagem (imagem hoje possivelmente considerada politicamente incorrecta), assistimos a um fabuloso exercício de representação de dois gigantes do cinema americano, Katharine Hepburn e Humphrey Bogart. Surpreendida pela I Guerra Mundial, Rose Sayer (Katharine Hepburn) vê-se obrigada a fugir do inimigo alemão no barco a vapor de um muito másculo marinheiro agarrado ao gin, Charlie Allnut (Humphrey Bogart), empreendendo uma viagem alucinada pelo perigoso rio Congo já dominado pelos alemães. Entre paisagens exóticas, onde abundam crocodilos e hipopótamos, elefantes e macacos e soldados armados, a relação entre os dois fugitivos vai evoluindo num gradual aprofundamento da complexidade das personagens até se tornar num romance consumado. Só a grandiosidade dos protagonistas e a mestria de Huston permitiria a um inegavelmente ingénuo argumento resultar numa obra tão divertida quanto original.


Durante a fuga, Rosie arquitecta um plano para bombardear com armas artesanais um navio alemão numa clara afirmação do poderio americano, estabelecendo-se um paralelo óbvio com a posição dos EUA no mundo do pós-guerra. Iguais a si mesmos, complexos nas suas interpretações, transmitindo uma química contagiante, Bogart e Hepburn, já numa fase madura, da sua carreira provam mais uma vez o seu enorme talento. Contribuindo para a evolução das personagens que ambos constroem, encontramos uma guarda-roupa consistente que se vai degradando em todas as loucas provas por que passam e um barco muito resistente. Humphrey Bogart recebeu finalmente um Óscar pela sua interpretação, tendo o filme sido nomeado também para os Óscares de Melhor Realizador (John Huston), Melhor Actriz Principal (Katharine Hepburn) e Melhor Argumento (James Agee e John Huston) adaptado da obra de 1935 de C. S. Forester.

Enviar um comentário

17 Comentários

  1. Este site e muito monotono. Nao ha nenhum espaço pa discutir ou pa falar. Nada. So noticias e coisas destas... Deviam contratar alguem diferente pro blog ou criar um chat. Qualquer coisa pa chamar as pessoas. E que tal revelares os vencedores dos premios do portal cinema e mudares a sondagem ? E que ja toda a gente votou e 2010 ja la vai a 9 dias. Sobre este filme concretamente: a senhora diz que os filmes sao dum passado mais ou menos recente e vai buscar um com 60 anos ? E a cronica e isto ? Dizer que o filme e giro e descrever umas cenas. Podia dizer que o filme esta preservado na Biblioteca Nacional Americana ou que Katharine Hepburn so bebeu agua por forma de protesto do alcoolismo de Huston e Bogart e que isso lhe causou uma disenteria. Na verdade toda a equipa do filme ficou doente menos esse dois por causa da quantidade de Scotch que bebiam. E que este é o primeiro filme a cores de Katharine Hepburn. Isto sim seriam coisas interessantes de dizer. Assim esta cronica é inofensiva e irrelevante.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,
    antes de mais este espaço não é um espaço de crítica, como diz no subtítulo destina-se a "evocar", ou seja lembrar, filmes mais ou menos esquecidos. Por outro lado, 1951 em relação a 2011 é, penso que claro para qualquer pessoa, passado. Se rever alguns destes textos, verificará que são revistos filmes desde os primórdios do cinema. se na tag aparece a palavra crítica isso tem como único objectivo que, quando o post for arquivado o filme fique na lista dos restantes filmes aqui tratados. Não tenho qualquer pretensão de criticar obras desta envergadura. Quando à discussão se prestar mais atenção à nossa barra lateral verá que temos um espaço aberto no Facebook onde qualquer leitor pod expor as suas opiniões tal como o pode fazer nso comentários. por fim, as curiosidades da realização podem ser dados pariféricos interessantes mas não estão nos meus objectivos ao escrever neste tipo de espaço. Por fim, aqui quando criticamos assinamos o que escrevemos, gostaria que tivesse feito o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. "assistimos a um fabuloso exercício de representação de dois gigantes do cinema americano, Katharine Hepburn e Humphrey Bogart "/"Só a grandiosidade dos protagonistas e a mestria de Huston permitiria a um inegavelmente ingénuo argumento resultar numa obra tão divertida quanto original"
    Se isto nao e critica entao nao sei o que e. Nem e essa a minha critica. A critica e que diz que fala de filmes recentes e vai buscar um com 60 anos. Para alem disso na barra lateral e dado um mail. Nao existe nenhum sitio pa escrevermos. Entao nao conhece o site para onde escreve ? E mais, aquilo que eu disse foi que a sua cronica se limita a dizer que o filme e bom. Ja toda a gente sabe que o filme e bom. Agora podia era informar os leitores sobre o que faz do filme unico. E as curiosidades que referi fazem do filme unico e nao apenas bom como outras dezenas de filmes. Se nao percebe a diferença entao tens claras limitaçoes. Faço lhe uma pergunta ? O que ha de unico na sua cronica ? Existe alguma coisa que tenha dito que eu nao possa encontrar em todas as outras cronicas que foram feitas sobre este filme ? A resposta e nao. Isto tem a ver com profissionalismo e com auto satisfaçao. Para algumas pessoas basta fazer qualquer coisa. Para outras tudo o que fazem tem que ser bom senao nao vale a pena.

    ResponderEliminar
  4. 1ºRelembro que não se trata de uma crítica, trata-se de um espaço onde são divulgados filmes que muitos não conhecem e é esse o objectivo.Lembrá-los, Dá-los a conhecer e despertar a curiosidade para os ver ou rever.
    2ºLembro que eu não falo de filmes recentes, esses estão noutros textos.
    3ºDeve compreender a natureza deste blog e o público a que se destina antes de tecer as suas críticas tão pouco construtivas. Há outros lugares para divagações. Aqui divulgo filmes.
    4ºVolto a lembrar que na barra lateral tem acesso à nossa página do Facebook onde os nossos leitores têm a oportunidade diária de comentarem os posts e tecerem as suas opiniões.
    5º Continua a não assinar o que escreve e portanto tem a credibilidade que tem.
    6ºQuanto ao nível de exigência que imponho o ao meu trabalho e atendendo a que manifestamente não só no o conhece como não me conhece a mim, prefiro ignorar o comentário.

    ResponderEliminar
  5. Ok ja percebi que nao responde a uma unica coisa do que digo e mantenho tudo aquilo que disse. Quanto ao facebook sugiro que a visite e verifique que ninguem comenta la nada. Tal como os posts. A maioria nao tem nenhum comentario. E pena que veja o cinema como entretenimento. Eu vejo como arte. E ninguem estuda Picasso ou Saramago sem saber as circunstancias em que os seus trabalhos foram feitos. E pena que nao veja da mesma forma. Se gostasse de divulgar filmes divulgava alguns que fossem pouco conhecidos e que tivesse gostado. Mas nao, opta pelo trabalho facil de dizer que os classicos sao bons. Se viesse criticar algum e que era obra. Quer queira quer nao isto que fez aqui e irrelevante. Volto a perguntar lhe mesmo sabendo que nao vai responder: acha que alterou alguma opiniao com esta cronica ? Sobre a minha anonimidade. Alguns dos maiores criticos sao pessoas anonimas. Mas claro nao sabe do que estou a falar. Isso e um pretexto pra nao avaliar o seu proprio trabalho. A minha credibilidade nao se avalia pelo meu nome. Avalia se pelos meus argumentos. E comparados com os seus sao excepcionais.

    ResponderEliminar
  6. Agradeço então que fique com a sua sabedoria e anonimato e a comentar o faça de forma a contribuir para o enriquecimento dos leitores. Quanto aos meus conhecimentos, recordo que não só não me conhece como não eu não o conheço a si. E fiquemos por aqui.

    ResponderEliminar
  7. Entao pronto ficamos por aqui. So queria que percebesse que o tal publico que gosta tanto do seu trabalho e nada de curiosidades nao apareceu aqui a defende la. Se gostam assim tanto ja deviam ter vindo ca nao ? Reflicta se quiser.

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo, o nosso público responde-nos pelo número de visitas diárias e pelo feed-back que mais de uma vez já deu neste mesmo espaço. De qualquer forma não preciso de defensores. Estou bem segura das minhas posições. Quanto aos seus comentários, como ficou evidente, são uma manifestação de maledicência e tentativa de denegrir o trabalho sério de outras pessoas sem sequer ter a honestidade de dar a cara. Parece-me que não adianta continuar. Da minha parte, não tenho qualquer interesse em fazê-lo.

    ResponderEliminar
  9. Mas qual dar a cara. Que diferença faz dizer que me chamo rui e que vivo em lisboa. Isto e dar a cara ? Nao me faça rir. E qual maldicencia ? A unica coisa que fiz foi fazer perguntas directas as quais voce nao respondeu. Se estivesse tao segura estaria agora a argumentar e nao a insultar. Que e o que eu tenho feito.

    ResponderEliminar
  10. Caros Anónimo

    Acho que a Ana Campos disse tudo. As votações vão ser encerradas em breve e os vencedores dos Prémios Portal Cinema serão anunciados a 15 de Janeiro como estava previsto. Quando as votações sairem da barra lateral irei adicionar alguns elementos que certamente vão tornar este blog menos "monótono".

    ResponderEliminar
  11. Sou leitor assíduo do blog. Aliás, é a minha principal fonte de informação acerca de cinema actualmente.
    E não tenho nada a ver com o assunto... mas irrita-me ver pessoas a criticar outras por um trabalho que não fariam melhor (onde está o blog de cinema do sr. anónimo?). Se não gosta do trabalho neste blog, ninguém o obriga a ler. Agora criticar só por criticar, isso é que não me parece correcto.
    Concretamente acerca deste artigo: não conhecia o filme, mas fiquei com vontade de o ver (logo o objectivo do post foi conseguido). Continuem o bom trabalho que cá estarei para o ler diariamente.

    ResponderEliminar
  12. Ah temos um corajoso. Isto sim e dar a cara. Chama se Daniel Andrade. Um dos 10 mil que vive em Portugal. Bom agora a serio. Crtitiquei com o intuito de evoluir e de melhorar. E felizmente o blog nao e so cronicas como esta senao e que nao vinha ca de certeza. E como ja viu as criticas vao ter um efeito como ja disse o JT. Se nao conhecia o filme entao deve viver em Marte e se ficou com vontade de ver so por causa desta cronica deve estar a brincar comigo. Eu gosto muito de discutir mas com pessoas serias. Se e por amizades e falsidades nao vale a pena. Depois eu e que me escondo. Vamos la ser serios.

    ResponderEliminar
  13. Realmente ele tem alguma razao. Nao e que nao se devam relembrar os classicos. Mas em relaçao a votaçao ela ja dura a muito tempo. E a cronica nao e propriamente original. Nao e preciso e ofender ninguem. E dados curiosos os que ele apresentou. Nao podemos achar que somos perfeitos. Va la continuem o bom trabalho

    ResponderEliminar
  14. Já o anónimo é um dos 11 milhões... Não vivo em Marte não, mas como só tenho 24 anos não posso conhecer todos os filmes feitos nos anos 50s. Se o anónimo conhecer todos os filmes feitos 40 anos antes de ter nascido tiro-lhe o chapéu! Se não, não critique os outros que também não conhecem. Para além disso, não conheço nenhum dos bloggers nem tenciono fazer amizade com eles, portanto não teça considerações sobre situações que desconhece.
    E com isto me retiro, já dei demasiada confiança a uma pessoa que nem sequer tem coragem de se identificar.

    ResponderEliminar
  15. quero desde ja dizer que gosto bastante deste espaço mas que contudo nao pode ficar isento de criticas. achei interessante a discuçao em causa para dizer que alguem esta a confundir uma critica com uma demonstraçao de factos. as criticas existem, pois ate da nossa opiniao podemos divergir, e que este filme nao merece nenhuma critica pois ja tem muitas e é um classico do cinema. para os mais distraidos acho que aqui se faz um trabalho serio ou pelo menos tenta se fazer pois a criaçao esta ao alcançe de muitos mas poucos o conseguem.deixo um apelo á boa vontade das pessoas que trabalham e lembrar a quem de cinema entende que o espetaculo o sensacionalismo e alienaçao das coisas foi sempre o maior homicida da arte que é o cinema.

    ResponderEliminar
  16. como nao poderia deixar de ser idetifico me apesar de deste grande big brother que é as redes sociais. ze_manation@hotmail.com

    ResponderEliminar

//]]>