Crítica - Gnomeo & Juliet (2011)


Realizado por Kelly Asbury
Com Jason Statham, Emily Blunt, James McAvoy

O clássico "Romeu & Juliet", de William Shakespeare, foi novamente adaptado aos cinemas mas desta vez não estamos perante um romance live-action, mas sim perante um filme animado claramente inferior às produções da Disney/Pixar, DreamWorks ou Illumination Entertainment. “Gnomeo & Juliet” é protagonizado por Gnomeu (James McAvoy) e Juliet (Emily Blunt), dois gnomos decorativos que pertencem a famílias rivais mas que acabam por se apaixonar um pelo outro, criando assim um conflito entre as suas famílias que não aceitam este seu amor proibido e que vão fazer de tudo para os impedir de viverem felizes para sempre.


A história de “Gnomeo & Juliet” não é inteiramente fiel à da clássica e romântica história de William Shakespeare e ainda bem que não o é, porque estamos perante uma obra animada direccionada a um público muito inocente que não iria compreender a beleza e o dramatismo de "Romeu & Juliet". “Gnomeo & Juliet” é portanto uma versão mais cómica, feliz e infantil do icónico clássico literário, uma versão que se centra no romance proibido entre Gnomeo e Juliet e no confronto entre as suas famílias (Azuis e Vermelhos), mas que também aposta em vários momentos cómicos que envolvem intervenientes secundários como Nanette (Ashley Jensen), Benny (Matt Lucas), Fawn (Ozzy Osbourne), Featherstone (Jim Cummings ) e o Gnomo da Pesca (James Daniel Wilson). A sua conclusão é a mais indicada, porque fornece a Gnomeo e a Juliet um final feliz e nada catastrófico, alias não existe nenhum momento sombrio em todo o filme porque nem mesmo o malévolo Tybalt (Jason Statham) tem um final mortal.


O maior trunfo de “Gnomeo & Juliet” está na sua banda sonora que é composta por vários êxitos musicais da autoria de Elton John (Produtor), êxitos esses que se inserem muitíssimo bem na essência romântica e cómica desta obra que tecnicamente está a milhas dos sucessos animados da Pixar/Disney ou da DreamWorks. O seu elenco vocal norte-americano é composto por actores conhecidos como Emily Blunt ou James McAvoy, mas também por nomes mediáticos de outros sectores de entretenimento como Ozzy Osbourne ou Hulk Hogan, nomes poderosos que aparentemente fizeram um trabalho razoável. Quanto ao elenco vocal nacional, acho também que teve uma performance minimamente aceitável. Em suma, “Gnomeo & Juliet” não é um excelente filme de animação mas é uma obra razoável que nos oferece uma versão mais leve e inocente de “Romeo & Juliet”, versão essa que deverá entreter facilmente os espectadores mais novos.

Classificação – 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Onde viste a VO, JT? Cá em Portugal não há...

    Gonçalo Silva

    ResponderEliminar
  2. Eu vi a Versão Nacional foi por isso que quanto ao elenco norte-americano usei o "aparentemente" porque só tenho os trailers para avaliar.

    ResponderEliminar
  3. My God... Deve ter sido horrivel... A do Manzarra nem tanto, mas a da Vieira com aquela voz de anúncio publicitário...

    Gonçalo Silva

    ResponderEliminar

//]]>