Crítica - I Am Number Four (2011)

Realizado por D.J. Caruso
Com Alex Pettyfer, Timothy Olyphant, Dianna Agron

A carreira de D.J. Caruso tem vindo a ser marcada por filmes comercialmente atractivos, mas que acabaram por ficar aquém das expectativas da crítica. “I Am Number Four” é um desses filmes, uma obra claramente direccionada aos adolescentes que até é baseada num livro razoável, mas que infelizmente não foi transformado num filme minimamente interessante ou cativante. A história de “I Am Number Four” centra-se em John Smith (Alex Pettyfer), um adolescente que, à primeira vista, parece ser um rapaz normal mas que na realidade é um ser extraterrestre proveniente de Lorien, um planeta distante que foi destruído pelos temíveis Mogadorianos, uma espécie mortífera e cruel que está determinada em exterminar todos os lorienos e que não vai descansar enquanto não matar John e os outros sobreviventes lorienos que se esconderam na Terra e que vão fazer de tudo para sobreviver ao seu extermínio.


O enredo de “I Am Number Four” é baseado na homónima obra literária da autoria de Pittacus Lore (James Frey e Jobie Hughes), um livro razoável que poderia ter sido transformado num filme interessante e satisfatório que se afastasse de obras como “The Sorcerer's Apprentice” ou “Sky High”, no entanto, “I Am Number Four” acabou mesmo por ser transformado num filme medíocre e cheio de clichés que é pautado por uma essência estudantil/ liceal que pouco abona a seu favor e que vem à tona nas várias cenas em que John confraterniza com Sam Goode (Callan McAuliffe) e Sarah Hart (Dianna Agron), ou quando anda às turras com os rapazes populares do liceu local. A par dos momentos românticos e fraternais entre John e outros intervenientes secundários, “I Am Number Four” também é composto por exuberantes cenas de acção que são abrilhantadas por atractivos efeitos visuais, que transformam estas cenas no elemento que mais salta à vista neste filme e aquele que verdadeiramente entretém o público, não estando no entanto isento de falhas e lacunas.


O seu elenco é liderado por Alex Pettyfer, um actor pouco conhecido que entrou em filmes medíocres como “Stormbreaker” ou “Wild Child” e que teve com este “I Am Number Four” o seu papel mais importante e comercial até à data, um papel que infelizmente não assumiu com carisma e excelência. A nível secundário também somos presenteados com performances fracas de actores mais conhecidos como Timothy Olyphant ou Dianna Agron. “I Am Number Four” é uma boa aposta para quem aprecie filmes como “The Sorcerer's Apprentice” ou “Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief”, obras juvenis que são visualmente atractivas e que nos oferecem uma boa dose de cenas de acção mas que não têm um conteúdo cativante ou inovador.

Classificação - 2,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

20 Comentários

  1. óptima critica. mas detestei o filme. perda de tempo.

    ResponderEliminar
  2. Bem para começar queria referir que apenas concordei com a avaliação aos actores secundários, porque a avaliação que foi feita ao actor principal (Alex Pettyfer) não foi correcta, primeiro porque ele não tem a culpa que os filmes em que participou sejam "medíocres", e depois porque ele quanto á sua representação no filme "I am number four" fez um excelente trabalho. Quanto ao filme eu achei bastante interessante e por isso não acho correcto o comentário "anónimo", porque na minha opnião perda de tempo só se for para si, pois esse filme conseguiu-me cativar a ir vê-lo duas vezes, bem por agora é só.

    ResponderEliminar
  3. É pena que existam criticos que apenas gostem dos chamados filmes da piça!!! este e um filme para quem gosta de cor, acção, efeitos, talvez numa versão mais teen, mas os filmes têm que ser direccionados. Penso que teremos aqui uma saga e peras.

    ResponderEliminar
  4. Eu também não desgostei do filme e penso que o Alex Pettyfer fez um bom trabalho!

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Filme terrível!!!!Total perda de tempo...realmente o pior filme que já vi.

    ResponderEliminar
  6. gostei imenso do filme e espero que a saga continue! agora estes criticos deixam muito a desejar pk para mim isto È mais uma saga igual ao crepusculo que vai levar muita gente aos cinemas..

    ResponderEliminar
  7. Não entendo porque esse povo escreve ACTOR, ACTORES, CORRECTO, CORRECTA.. Está certo isso???

    ResponderEliminar
  8. Em Portugal ainda é correcto escrever assim. O novo acordo ortográfico ainda não foi oficialmente implementado em Portugal ou no Portal Cinema.

    ResponderEliminar
  9. acorda eu gostei do filme foi demaissss sai do cineme feliz da vida amo os atores e espero que continue esse obra que eu tanto gostei,afinal falar e facil dificio,quero ver a seguencia pois fui uma das primeiras a ver EU SOU O NUMERO 4 e não vai ser diferente,
    que idiotice e essa teen não viu a classificação do filme hoje em dia sabe tudo crianças sao adolecentes,e adolecentes sao adultos!!!!!!!!!!!!!!PAGUEI PRA VER O FILME IAI VAI FAZER O QUE?kkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  10. achei o filme muito bom! os efietos especiais que fizeram ficaram muito fixes! na minha opiniao, como disse um dos anonimos, se isto der em saga, vai ser como o crepusculo, vai ter muita gente para assistir! gostei muito do actor, é lindo, e acho q tem talento para dar e vender! gostei especialmente do titulo, quando o ouvi nos meus ouvidos, deu me a curiosidade, de querer ver o filme pois afinal nao sabia do que se tratava, quando o vi adorei simplesmente adorei nao tenho mais nada a dizer e fico por aqui!
    ass: Catarina nº5 =D

    ResponderEliminar
  11. sinceramente o filme não trás inovação nenhuma, em efeitos especiais podiam ter sido melhor, realmente em termos dos actores tem tido azar com os filmes em que participam, pois este filme é mais um bom exemplo que os realizadores estão desesperados e já não sabem o que fazer então fazem estes filmes de classe Z para dizer que fizeram alguma coisa... na escala de 0 a 10 dou lhe 2 o filme é uma tristeza... resumindo pura perca de tempo...

    ResponderEliminar
  12. muito bom o filme .. otimo.. sem muitos comentarios...
    tem aquleles q gostam do Divã, do Tropa de Elite...um filme bom que mostrou ao mundo inteiro a merda de governo e policia do brasil.. e muitos gostaram... esse já é uma ficção muito bem feita e espero que continue sim... e para os que não gostaram... paciaencia... vai assistir Rio outro filme engraçado que fala do trafico de animais no BRASIL..e muitos riem.

    ResponderEliminar
  13. amei este filme mesmo espero que continue essa a saga vlw

    ResponderEliminar
  14. para começar o filme é um espectáculo, gostos são gostos e nao se descutem, mas quem nao gostou neste filme, é porque nao tem imaginação, criatividade e que não gosta de adrenalina, e essas pessoas k nao gostaram sao puras.... (voces sabem a resposta). Ps: o Alex(o principal) é lindo!

    ResponderEliminar
  15. Ora bem,
    estava eu no meu quarto a ver uns assuntos sobre este filme( que por sinal gostei) e deparo-me com esta pseudo-guerra de o filme presta/não presta.
    Pois bem, a minha resposta já está evidenciada: eu gostei. Sim é um filme mais direccionado para os mais novos, porque é um filme que trata de um JOVEM, ou seja, vai cativar os mais novos, mas a história pode bem cativar qualquer um. Eu quando vi o filme pensei em super-homem. É semelhante. E todos gostam e ninguém chama o filme de teen. Aliás, foi uma pessoa de 34 anos que me aconselhou este filme, portanto têm aí a vossa resposta. Tempo nunca é perdido quando se vê um filme porque é arte, quer se goste ou não. Mas os efeitos especiais neste filme são mesmo demais ;)
    Mas, concluindo, vale a pena ver este filme porque tem um enredo seguro, uma história atractiva e bastante imaginação, portanto vejam quando puderem. E já agora, não avaliem actores pelo aspecto físico, isso irrita!!!

    Albino Leite, não gosto de anonimatos

    ResponderEliminar
  16. gostei muito do filme um dos melhores q eu ja assisti,espero q continue a saga

    ResponderEliminar
  17. Espero ver a continuação. Adorei!!

    ResponderEliminar
  18. COMO ASSIM NÃO GOSTOU DO FILME!! A HIST NÃO É CATIVANTE!! AHHH PELO MOR DA MÃE!! é uns dos melhores filmes da dreamworks (a qual me pagará com sangue por não fazer a sequência do filme ((o poder dos seis ))!! agora vou ter que ler o livro.....

    ResponderEliminar
  19. Antes de mais queria dizer que sou um grande fã da saga os legados de lorien, já li todos os livros até ao momento é espero pelo próximo da saga, ainda temos os arquivos perdidos também da saga que completam a obra o que é incrível pois muitas obras não o fazem.
    A nível cinematográfico o filme de 0 a 10 eu dou-lhe um 7,5, mas essa é a minha opinião!, quero apenas dizer que gostei do filme é adoraria que continuassem com a saga pois sou um grande fã.
    A nível dos personagens sendo os atores famosos ou conhecidos isso não tem muita relevância, pois é assim que bons atores são descobertos, e eu achei que esses atores estiveram bem para um primeiro filme.
    Já nos efeitos especiais concordo que há marido para melhora, mas é mesmo assim, a tendência é para melhorar de um filme para o outro, vejam o Harry Potter ou o crepúsculo por exemplo.
    Claro que existem sempre diferenças Matias em livro para o filme mas vi duas realmente más mas que se pode viver com isso... Como a cor do cabelo da número seis que é preto no livro e loiro no filme, ou o legado de ser imune ao fogo e as calor da número seis que na verdade é um legado do John Smith ou número quatro.
    A tendência é para melhorar de um filme para o outro e espero que tenha o segundo é por aí diante.
    Obrigado por lerem.

    ResponderEliminar

//]]>