Espaço Memória – Crouching Tiger Hidden Dragon [Wo Hu Cang Long] (2000)

Realizado por Ang Lee
Com Chow Yun-Fat, Michelle Yeoh, Zhang Ziyi, Chen Chang

Ang Lee ("Hulk", "Brokeback Mountain", "Taking Woodstock") conseguiu com esta película realizar o mais impressionante filme de artes marciais de sempre. Em muitos momentos nos parece que estamos a assistir a um western asiático, tantas são as evocações de caravanas no deserto, cenas de taberna, mortes em rixas mas a cultura chinesa está lá também e no seu melhor.
O filme é rodado em mandarim e apresenta extraordinárias lutas coreografadas pelo genial Lee Wu-Ping, que eleva as personagens a inacreditáveis lutas sobre as árvores, voos pelos telhados, paredes escaladas, o que dá uma graciosidade e uma elegância irresistível ao filme. A beleza oriental dos protagonistas, que lutam por uma espada roubada e nessa luta envolvem os seus amores pessoais e a honra imposta pela tradição aos guerreiros, e as suas notáveis interpretações levam o filme além das artes marciais para o campo da psicologia e da reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade chinesa da época. De facto as duas principais guerreiras são mulheres, irmãs pelo coração, que por motivos diferentes lutam até ao fim por aquilo que acreditam, tentando a todo o custo encontrar um escape para as leis chinesas do casamento.


A fotografia belíssima de Peter Pau e o guarda-roupa de Timmy Yip, bem como a banda sonora de Jorge Calandrelli, Young King e Tan Dun, complementam-se perfeitamente e contribuem de sobremaneira para a perfeição artística de "Crouching Tiger Hidden Dragon". O filme foi nomeado para dez estatuetas, tendo recebido justamente os Óscares de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direcção Artística, Melhor Fotografia e Melhor Banda Sonora. Um filme obrigatório portanto.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Não sou fã de filmes de artes marciais mas este conquistou-me por tudo o que de mais acrescenta: cinematografia, argumento, as actuações...lindo

    ResponderEliminar

//]]>