Festival de Cannes 2011 - Vencedores

O Festival de Cannes de 2011 terminou este fim-de-semana com a vitória de “The Tree of Life” na Secção Competitiva. O filme de Terrence Malick sobre a vida de uma família norte-americana venceu a Palma de Ouro sem muita surpresa até porque era um dos favoritos da crítica e das apostas. O Grande Prémio foi atribuído a “Once Upon a Time in Anatolia” de Nuri Bilge Ceylan e “The Kid With a Bike” de Jean-Pierre e Lu Dardenne, dois filmes que foram muito aplaudidos pelo público e pela crítica presente em Cannes. A Câmara de Ouro de Melhor Realizador foi conquistada por Nicolas Winding Refn por “Drive”. O Prémio de Melhor Actriz foi para Kirsten Dunst por “Melancholia” e o de Melhor Actor foi para Jean Dujardin por “The Artist”. A vitória no Grande Prémio do Júri coube a “Polisse” de Maiwenn. “Cross” de Maryna Vroda venceu a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem.

Palma de Ouro de Melhor Filme
“The Tree of Life” de Terrence Malick

Grande Prémio
“Once Upon a Time in Anatolia” de Nuri Bilge Ceylan & “The Kid With a Bike” de Jean-Pierre e Lu Dardenne

Melhor Realizador
Nicolas Winding Refn por “Drive”.

Melhor Argumento
Joseph Cedar por “Footnote”

Melhor Actriz
Kirsten Dunst por “Melancholia”

Melhor Actor
Jean Dujardin por “The Artist”

Prémio do Júri
“Polisse” de Maïwenn

Vulcain Prize (Efeitos Visuais)
“La Piel Que Habito”

Menção Honrosa
“We Need To Talk About Kevin”

Palma de Ouro – Curtas-Metragens
“Cross” de Maryna Vroda

Prémio do Júri – Curtas-Metragens
“Swimsuit 46” de Wannes Destoop

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. Espanta-me "The Tree Of Life" ter ganho a palma de ouro, porque como li aqui num post referente ao dia em que foi exibido, muitos críticos conceituados não ficaram nada impressionados com esta obra. Agora estou um pouco baralhado...De qualquer maneira, é um filme que muito antecipo, e que por certo me levará ao cinema no dia da sua estreia.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. E realmente não era o favorito da crítica mas não é esta que escolhe o vencedor da Palma de Ouro mas sim um Juri composto por um pequeno grupo de personalidades ligadas à sétima arte.

    ResponderEliminar
  3. Esclarecido JT. Apenas fiquei baralhado porque neste post, refere-se ao filme como "...um dos favoritos da crítica"

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Eu também compreendo que possa parecer um paradigma mas a verdade é que mesmo sem o apreciar, muitos críticos disseram basicamente isto - "Não é um bom filme mas provavelmente vai ganhar a Palma de Ouro", daí a expressão utilizada :)

    ResponderEliminar

//]]>