Crítica - The Eagle (2011)

Realizado por Kevin MacDonald
Com Channing Tatum, Mark Strong, Jamie Bell

Os fantásticos “The Last King of Scotland” (2006) e “State of Play” (2009) transformaram Kevin MacDonald num realizador a ter em conta em Hollywood, mas até os cineastas mais promissores realizam filmes medíocres como este “The Eagle”, um sofrível épico romano que nos oferece uma narrativa sem substancia que é baseada no livro “The Eagle of the Ninth”, de Rosemary Sutcliff, e que é ambientada na Bretanha (Reino Unido) do Século II, onde encontramos Marcus Flavius Aquila (Channing Tatum), um ex-centurião romano que embarca numa honrosa demanda para reaver a Águia de Ouro da Nona Legião Romana, um simbólico artefacto militar que foi roubado ao seu pai por uma das tribos mais bárbaras da Bretanha Livre. O seu escravo, Esca (Jamie Bell), vai assisti-lo nesta sua delicada demanda, mas o seu sombrio passado e o seu ódio extremo pelos romanos fazem dele um aliado incerto.


O início de “The Eagle” até é promissor, porque nos oferece uma intensa batalha entre Romanos e Bárbaros que nos leva a crer que este filme vai ser emocionante até ao fim mas, infelizmente, isso não acontece e acabamos mesmo por ser confrontados com uma narrativa monótona e enfadonha, que é dominada pela honrosa demanda familiar/militar de Marcus e pela amizade que se vai estabelecendo entre ele e o seu escravo, dois temas centrais que não foram habilmente abordado por Kevin MacDonald ou por Jeremy Brock (Guionista). A verdade é que após um inicio promissor, “The Eagle” só volta a ser minimamente interessante durante a sua conclusão, onde somos novamente brindados com uma emotiva mas caótica batalha entre os Romanos Desertores e a Tribo das Focas.


A nível visual, “The Eagle” não é muito apelativo mas conta, mesmo assim, com uns cenários naturais/rurais muito cativantes que fazem um reminiscência realista ao Século II e que se assumem claramente como o melhor elemento visual do trabalho técnico de Kevin MacDonald, um cineasta talentoso que ficou muito aquém das expectativas com este seu novo trabalho. O seu elenco também não nos oferece uma performance colectiva minimamente satisfatória. Channing Tatum e Jamie Bell não assumem com qualquer carisma ou realismo os seus respectivos papéis, e o veterano Donald Sutherland pouco acrescenta ao filme com a sua performance secundária. Em suma, “The Eagle”, de Kevin MacDonald, poderia ter sido um filme razoável, mas a falta de substancia da sua narrativa e a falta de talento de Channing Tatum e Jamie Bell acabaram por o transformar num enorme fracasso.

Classificação – 1,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

//]]>