Biografia J. K. Rowling

J. K. Rowling nasceu a 31 de Julho de 1965, tendo sido baptizada Joanne Rowling. Posteriormente acrescentou a inicial K ao seu nome, abreviando o nome da sua avó, Kathleen por o seu editor recear que os seus livros tivessem menos sucesso se o jovem público estivesse consciente de que haviam sido escritos por uma mulher. Contudo nada disto impediu a autora de se transformar num verdadeiro sucesso de vendas e na primeira pessoa a se tornar milionária através da escrita. Hoje J.K Rowling está entre as mulheres mais ricas do mundo.


O sucesso que atingiu com a venda dos livros sobre o famosíssimo feiticeiro Harry Potter, foi o corolário de uma vida difícil e de muito esforço. Muitos pormenores desta obra, baseiam-se em factos reais da vida de Rowling. Por exemplo, a estação King’s Cross, que imortalizou com a sua plataforma 9 e ¾, foi o local onde os seus pais iniciaram a viagem de comboio até à Escócia onde se viriam a conhecer. Ambos eram muito novos e não abundavam em dinheiro, casaram-se em Março de 1965 e Joanne nasceu alguns meses depois. Em Julho de 1967, nasceria em casa a sua irmã Dianne, acontecimento que segundo a autora é a sua mais antiga memória. O nome dos seus dois avós, Stanley e Ernie, baptizaram duas das personagens da obra. Curiosamente, os seus vizinhos em Winterbourne, para onde a família se mudou, tinham o apelido Potter, cuja sonoridade agradou à autora, embora continue a afirmar que não exista qualquer semelhança entre a personagem e os elementos dessa família.
Joanne frequentou várias escolas muito conservadoras, tanto em Winterbourne como Tutshill, para onde se mudaram mais tarde que de algo modo terão influenciado a concepção de Hogwarts. Em 1971, ainda em criança, a autora escreveu o seu primeiro livro, Rabbit. Na escola, foi sempre uma boa aluna dadas as suas enormes capacidades. Mais tarde, durante o ensino secundário em Sedbury, Rowling foi aluna do químico John Nettleship, fonte de inspiração do Professor Snape. Foi neste período que a sua mãe adoeceu com esclorose múltipla, razão pela qual a autora é hoje uma forte apoiante da luta contra esta doença.
Em Exter, frequentou o curso superior de Francês e Línguas Clássicas, embora a sua aptidão fosse para a Língua Inglesa. Durante este período, ainda leccionou Inglês em França e mais tarde ingressou na Amnistia Internacional. Foi depois de uma breve permanência em Manchester onde vivia com o seu namorado, que, ao regressar a Londres num comboio que avariou, concebeu a personagem de Harry Potter, em Junho de 1990. Nessa altura, morreu a sua mãe e a relação com o namorado deteriorou-se, tendo-se hospedado num pequeno hotel onde imaginou o Quidditch.


Dada a situação em que se encontrava, mudou o seu rumo em direcção a Portugal, mais concretamente ao Porto, onde ensinou Inglês numa escola de línguas. Apaixonou-se por um português, de quem engravidou embora a criança não sobrevivesse. A relação entre os dois foi muito problemática o que não impediu ainda assim que tivessem outra filha em 1993. Depois de violentas discussões, o casal separou-se e Joanne regressou ao Reino Unido, a Edimburgo. Peste período foi extremamente difícil para autora que viva grandes dificuldades financeiras e se encontrava sozinha com uma filha, chegando mesmo a entrar num sério processo depressivo. Por outro lado, foi durante essa época que num café por debaixo da sua casa, enquanto a sua filha dormia no carrinho, escreveu a maioria das suas anotações para a obra que a celebrizou e que passava depois à máquina em casa já que não tinha computador.
Foi por mero acaso que o primeiro livro da saga foi publicado, depois de ter sido recusado por outro agente, e isso deveu-se ao faro certeiro de Briony Evens que insistiu na sua publicação quando o livro estava quase a ser devolvido. Foi contudo Barry Cunningham, da Editora Bloomsbury, o grande responsável pelo sucesso comercial ao aceitar publicá-lo depois de inúmeras recusas por parte de outras editoras. Rowling começou a ensinar Francês, mas o sucesso do seu livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, publicado em Junho de 1997, rapidamente lhe facultou uma vida mais folgada e a possibilidade de desenvolver a história em outras obras, perfazendo hoje um total de sete, que terminaram com Harry Potter e as Relíquias da Morte para grande desgosto dos admiradores da obra. Ela foi também da autora de The Tales of Beedle, the Bard livro que surge na obra. Hoje, senhora de uma vasta fortuna, Joanne dedica-se a várias obras de solidariedade. Voltou a casar, e teve mais dois filhos.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>