Crítica - Transformers: Dark of the Moon (2011)

Realizado por Michael Bay
Com Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, Josh Duhamel, Patrick Dempsey, Frances McDormand, John Turturro

Michael Bay tinha prometido que esta terceira incursão pelo mundo dos Transformers nada teria a ver com a anterior. O megalómano realizador californiano garantiu a toda a gente que tinha aprendido com os erros do filme anterior e que, como tal, este “Transformers: Dark of the Moon” ia regressar às origens e surpreender meio mundo. Não me fiei muito na sua palavra, mas decidi dar o benefício da dúvida a um cineasta que, convenhamos, também não é o pior realizador do mundo. Mas enfim, conforme se esperava, o terceiro tomo desta saga (consecutivamente) apocalíptica pouco se diferencia do segundo capítulo, voltando a presentear o espectador com duas horas e meia de bombas e explosões sem qualquer sumo narrativo.
Sam Witwicky (Shia LaBeouf demasiadamente acelerado) entrou numa nova fase da sua vida. Os tempos de estudante fazem parte do passado. De tal forma que até a sua namorada do liceu (a Mikaela de Megan Fox) desapareceu do mapa por completo. Agora, Sam vive com Carly (Rosie Huntington-Whiteley a cumprir o seu papel de sex-bomb da película) e procura desesperadamente entrar no mercado de trabalho. Mas tal tarefa não se afigura fácil, até porque Sam não consegue esquecer o passado glorioso ao lado dos Autobots, vivendo num constante estado de angústia por não o deixarem integrar a equipa militar que combate os Decepticons um pouco por todo o mundo. E é quando Sam já se convenceu que terá de passar a vida a aturar as excentricidades de um empresário tresloucado (interpretado por John Malkovich) que os confrontos alienígenas dos Transformers voltam a cair-lhe em cima da cabeça. Pois os Autobots descobrem uma nave espacial perdida na face escura da lua. Uma nave espacial que poderá conter a arma mais devastadora de todos os tempos. E só com Sam a seu lado é que os Autobots poderão impedir que os Decepticons deitem mãos a essa arma…


Uma vez mais, a narrativa deixa muito a desejar, o que comprova que Bay não aprendeu assim tanto com os erros previamente cometidos. Para além de repetitiva (os pontos de contacto com os filmes anteriores são mais que muitos, dando a sensação de já estarmos a assistir aos mesmos eventos desde 2007, ano de estreia do filme original), a narrativa esbarra no habitual conjunto de lugares-comuns e banalidades infantis, não senso propriamente muito convincente. Era aqui que Bay mais deveria ter trabalhado, pois o principal handicap desta saga sempre esteve no argumento. Por muito espectaculares que os efeitos especiais sejam (e são, de facto, absolutamente extraordinários), sem uma boa base narrativa que nos faça acreditar nas personagens e nos eventos relatados, dificilmente poderemos sair agradados da sala de cinema. Para além de óbvio, isto é básico e fácil de compreender. E quanto mais depressa Bay entender isto, mais depressa se transformará num realizador digno de respeito. Pois ele poderia bem ser um James Cameron, ou um Steven Spielberg. Mas a sua falta de sensibilidade para o lado mais intimista e minimalista da Sétima Arte torna-o um realizador banal, incapaz de integrar o espectáculo de pirotecnia numa narrativa sólida e equilibrada.
Ninguém duvida que “Transformers: Dark of the Moon” seja uma obra de puro entretenimento. Estamos aqui perante o protótipo do blockbuster de Hollywood. Aquele filme que desperta paixões e emoções, inserindo o espectador num vórtice de acção frenética que não lhe permite desviar o olhar. Tecnicamente, este terceiro capítulo da saga roça a perfeição. Os efeitos especiais são dignos de um Óscar e a escala dos sets de rodagem é de deixar qualquer um boquiaberto. Mas infelizmente, os efeitos especiais isolados não fazem um filme. Um filme na verdadeira acepção da palavra é composto por inúmeras camadas, mais complexas e intricadas que as de uma cebola. E excluindo os aspectos mais técnicos, “Transformers: Dark of the Moon” é de uma vulgaridade e inconsequência verdadeiramente dolorosas.


“Transformers: Revenge of the Fallen” apresentava-nos robôs que mais pareciam rappers a imitar uma mistura entre Eminem e Puff Diddy, e também robôs de saias que nos levavam a pensar se estaríamos a ver um desenho-animado para maiores de 4 anos. Ora bem, “Transformers: Dark of the Moon” cortou (e bem) com essas personagens. Mas por outro lado, brinda-nos com robôs trolhas, robôs italianos e robôs anões saídos de uma qualquer fábula dos montes irlandeses. O que, mais uma vez, põe a nu o facto de que Bay não aprendeu mesmo nada com os erros anteriores. A humanização (e consequente infantilização) de alguns Transformers foi precisamente aquilo que arruinou o segundo filme. E neste terceiro capítulo, Bay continua a brincar com aquilo que devia ter sido erradicado por completo do argumento. Lá por termos robôs a construir alguma coisa, não quer dizer que eles tenham de falar como emigrantes irlandeses que mandam piropos às mulheres mais jeitosas da rua. Lá por termos um Ferrari, não temos de pô-lo a falar como um mafioso saído da série “The Sopranos”. Podem parecer pormenores sem interesse nenhum, mas isto apenas contribui para a infantilização da película e para o desinteresse de um público mais maduro e pouco dado a gags de gargalhada fácil.
O elenco em geral também não apresenta aqui o melhor trabalho dos seus currículos, isso é certo. Se mesmo em “Transformers: Revenge of the Fallen”, Shia LaBeouf e o seu Sam Witwicky permaneciam genuínos e interessantes, neste terceiro capítulo deixaram de o ser. Shia LaBeouf oferece-nos uma interpretação que parece ter sido consumada sob o efeito de ecstasy ou cocaína. É certo que a sua personagem vive um momento conturbado da sua vida, mas o actor optou por um caminho de overacting que nem parece dele. Rosie Huntington-Whiteley (apesar de se ir desembaraçando relativamente bem) também parece ter integrado o elenco apenas para servir o propósito do lema “carne para canhão”. Não há praticamente uma cena em que ela não apareça com vestidos todos sexy e saltos-altos do tamanho de uma montanha (aliás, a cena de introdução da personagem começa com um close-up da sua roupa interior, pelo que Bay nem teve o cuidado de ser discreto). E estrelas de créditos firmados como John Turturro e Frances McDormand também não estão propriamente deslumbrantes, sendo melhor pensarem duas vezes antes de assinarem contrato para um quarto capítulo…


A linguagem demasiado techno chega também a irritar. Qualquer dia somos obrigados a tirar um curso de informática só para percebermos o que raio as personagens estão a dizer. Mas este é um filme feito a pensar nos jovens, pelo que ainda se compreende esta abordagem puramente cibernética. O que não se compreende é a falta de ritmo da película. Sim, isso mesmo: falta de ritmo. Pode parecer um paradoxo, mas por entre tanto tiro e explosão (só a batalha final demora cerca de 50 minutos…), o espectador mais exigente quase adormece de tanto olhar para o relógio. Apesar de serem os momentos mais espectaculares da película, as cenas da batalha final são também as mais dolorosas. Pois os tiros e as explosões sucedem-se, mas as personagens parecem estar sempre no mesmo sítio. Isto denota a falta de pulso narrativo do realizador, que deveria ter visto que uns bons trinta minutos a menos só fariam bem à película.
Em suma, “Transformers: Dark of the Moon” é um filme feito a pensar na juventude. Tem guerra, acção a rodos, carros cheios de estilo, gajas boas e muita tecnologia. Consegue ser melhor que o capítulo anterior. Mas como esse capítulo foi um autêntico desastre, também não se pode dizer que se esteja perante uma grande proeza. É entretenimento puro e duro, sem dúvida. Razão pela qual deve agradar a uma boa parte do público mais jovem, interessado apenas em passar um bom bocado com os amigos numa sala de cinema. Mas como filme na verdadeira acepção da palavra, continua a deixar muito a desejar. Razão pela qual muitos serão aqueles que depressa o apelidarão de lixo cinematográfico.


Classificação – 2 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

11 Comentários

  1. 2* em 5*?
    se calhar não devemos ter visto o mesmo filme!
    no mínimo 3.5, digo eu!

    ResponderEliminar
  2. Boas, eu fui ver o dito e estou praticamente de acordo. Quando ouvi que iam fazer o/os filme/s dos Transformers achei estranho, porque, como tenho 38 anos lembro-me dos desenhos animados, e não achei muito interessante nem possível, mas quando ouvi o nome do Michael Bay mudei de opinião, e só pensava no filme Dragon Ball (sim também segui um pouco), e na fantochada do mesmo, portanto quando vi o primeiro Transformer achei extraordinário os efeitos espectaculares e até (para o género), o argumento, no segundo já tinha passado o efeito surpresa, mas gosto como divertimento, já este achei o argumento inicial porreiro, o blockout da viagem lunar foi original, mas depois... mais do mesmo grandes efeitos, por isso acho que também lhe dava 2.

    ResponderEliminar
  3. Assisti aos dois filmes anteriores e embora o segundo tomo da saga não me tenha deslumbrado no que à narrativa se refere,optei mesmo assim por assistir a esta terceira parte.Confesso que o 3D foi o que mais me motivou...
    Concordo a 100% com esta critica.De facto o filme torna-se bastante aborrecido nos 50 minutos finais em que somos prendados com tiros e explosões a rodos.Olhei por duas vezes para o relógio desejoso que a pelicula chegasse ao fim.Tecnicamente o filme é excelente mas em termos de história é apenas mais do mesmo e não deslumbra!Espero sinceramente que não venha a existir uma quarta parte da saga!

    ResponderEliminar
  4. ou seja 2 em 5 é mau.
    1 péssimo
    2 mau
    3 razoável
    4 bom
    5 magnífico.

    dar 2 é dizer que este filme é mau.
    para mim não é mau, no mínimo razoável...
    mas pronto!

    ResponderEliminar
  5. Espero sinceramente que não venha a existir uma quarta parte da saga! mas estamos aonde? eu sinceramente espero que venha uma 4 parte da saga. e muitos outros filmes para entreter, concordo com o que dizem do 2 filme da saga, mas deste ultimo nem pensar, filme muito bom tecnicamente e enredo mais que normal para o filme que é... este vale um 3 redondo, agora deixem se de criticas sem sentido contra este realizador que diz e muito bem, que vocês críticos devem ter algo contra este tipo de filmes.. simplesmente não vejam. o filme bate recordes de bilheteira e não é bom?

    ResponderEliminar
  6. "mas estamos aonde?"

    Estamos em Portugal,país de mentalidades tacanhas,onde os gostos musicais de uma boa parte do povinho se reduzem a pimbalhada,tony's carreiras e afins,e as preferências cinematográficas vão para os filmes puramente comerciais e de preferência que não puxem muito pelos neurónios dos espectadores(os neurónios são necessários para que o ser humano espectador de filmes sem narrrativa,consiga desempenhar funções básicas como comer pipocas na sala de cinema e fazer barulho ao chupar na palhinha para beber o refrigerante,já para não mencionar o telemóvel ligado durante a exibição da pelicula...).Se houver dúvidas basta consultar o box office nacional para constatar quais são as preferências dos portugueses.
    Tive o prazer de assistir recentemente ao filme Moon,em português "O outro lado da lua",e diga-se de passagem que está ali um belo exemplo de como é possivel fazer um filme sem grandes meios,custos de produção ou efeitos especiais estrondosos,e ainda assim conseguir manter o interesse do espectador do principio ao fim.A história é muito boa!
    Já a narrativa de transformers 3 fica muito aquém do desejado.Sou apreciador deste género de filmes,mas sou apreciador acima de tudo de bom cinema,e transformers 3 decididamente não o é!
    Segundo noticias recentes está em vista a contratação de Jason Statham para desempenhar o papel principal de uma eventual quarta parte da saga.Se isto é sinónimo de qualidade...
    O facto de bater recordes de bilheteira não faz dele um bom filme.Tenho assistido a muitos filmes que não são recordes de bilheteira e no entanto são muito superiores!

    ResponderEliminar
  7. Critiquem o quanto quizerem mas não mudarei minha opinião,não veêm o esforço de todos que se responsabilizaram em mudar a história dos filmes relacionados à robôs,tecnologia avançada entre outros fatores.Pelo menos Bay de dar o primeiro passo para mudar a visão dessas pessoas que acham filmes de robôs é um saco,pode até ser que no futuro não muito distante outros venham a produzir filmes relacionados a esse tema melhores que transformers mas nunca vão ter a coragem que Maichael Bay teve de se expor a esse comentários absurdos para dar a largada a esse projeto tão complexo que outros diretores achavam que esse tema abordaodo pelo filme não atraiam mais a atênção dos espectadores da época em que nós vivemos.Respeito a opinião de vocês mas não concordo tem falhas tem mais quem não erra um filme que despertou a atênção de Spilberg não pode ser tão lixo assim como vi em outros sites.não posso entender muito de cinema como vocês mas entendo bem de visão no futuro e Bay têm.Espero que um dia possa impressionar voçês criticos intelectuais.

    ResponderEliminar
  8. Realmente, os criticos de hoje preferem cenas básicas como foi referido: musicas classicas, calmas, ou pimpalhada nada de heavy metal porque dizem que é só gritos e barulho, mas se percebem-se ingles e não criticazam aquilo que não sabem, já agradecia-mos; gostam de filmes básicos como os portugeses que são uma treta sem acçao, sem efeitos especiais, é tudo muito simples e podre, etc. E em relaçao aos Transformers 3, concordo com certas coisasm as o que mais irritou-me no filme foi o Shockwave não ter sido o vilão principal como foi referido e ter aparecido com 1 robot simples, é a maior critica que tenho contra o Bay porque o Shockwave é o meu preferido deste dos anos 80 e não respeitou a personagem. Mas Este filme está brutal e recomendo a assistirem

    ResponderEliminar
  9. Plenamente de acordo com as 2 estrelas! O filme mostra um argumento quase escrito em cima do joelho , embora com efeitos especiais deslumbrantes , deixa muito a desejar , é quase como certas sobremesas , muito apelativas mas... enjoativas.

    ResponderEliminar
  10. Realmente, os criticos de hoje preferem cenas básicas como foi referido: musicas clássicas, calmas, ou pimpalhada nada de heavy metal porque dizem que é só gritos e barulho, mas se percebem-se a lingua deles e não criticazem o que não sabem já agradecia-mos; gostam de filmes básicos como os portugeses que são uma treta sem acção, sem efeitos especiais, é tudo muito simples e podre, etc. E em relação aos Transformers 3, concordo com certas coisas mas o que mais irritou-me no filme foi o Shockwave não ter sido o vilão principal como foi referido e ter aparecido como 1 robot simples, é a maior critica que tenho contra o Bay porque o Shockwave é o meu preferido deste dos anos 80 e ele não respeitou a personagem. Mas este filme está brutal e recomendo a assistirem
    PS: Voltei a escrever este comment porque tinha alguns erros

    ResponderEliminar
  11. Eu particularmento não sou nenhum crítico de cinema, mas sei de uma coisa de que quem assistiu o desenho dos transformes ficou pouco parecido com o filme os críticos de hoje certamente estão querendo filmes como tubarão1,2,3 e 4 com efeitos especiais bem grotescos ,toscocs e sem realidade.
    Amaior parte dos filmes hoje são com muita tecnologia e a mais veracidade possivel e quando o meu sobrinho de 8 anos viu o tubarão3 as imagens na hora em que explodem o tubarâocom as palavras que usou "Filme mais porco não sabem nem fazer as cenas direito da pra ver que é de computador pelo menos podiam usar tinta na água".
    as cianças de hoje buscam ação e diversão num filme, e não um drama algo para dormir, que assistiu os transformers do ano de 1986 lembra que o Bumblebee era um fusca, mas são poucas as crianças que gostam de um fusca o do new beetle então eu concordo de usar o camaro pois é mais esportivo tem que modernizar atualizar.
    Em questão de ação, concordo que o filme tem ação do começo ao fim mas até os dramas,romances e suspenses existem um mínimo de ação ou algo do gênero então para finalizar minha opinião é de que os transformers foi um filme bom para quem gosta de ação,tecnologia, robotica e "um leve traço de futurismo" pois é o que jovens e crianças estão buscando nos filmes de hoje em dia pois a cada dia que passa o mundo se torna mais robótico ,cibernético e atualizado com o futuro.

    ResponderEliminar

//]]>