Espaço Bandas-Sonoras: Especial Harry Potter - 2ª Parte


Com a entrada de Nicholas Hooper para o comando das operações musicais, há quem diga que a banda-sonora da saga ficou mais pobre e perdeu espectacularidade. Que Hooper está longe do génio criativo de John Williams, já todos sabemos. Mas é justo dizer que, ainda assim, as melodias do quinto e sexto filme (aquelas que tiveram a assinatura de Hooper) não deixaram de emocionar a audiência, cumprindo os seus propósitos por inteiro. Para o díptico “Harry Potter and the Deathly Hallows”, o aclamado Alexandre Desplat foi contratado. E se as melodias perderam aparato, pelo menos ganharam uma boa dose de classe pura, mergulhando o mundo de Potter num negrume tão realista quanto emocionante. Aqui estão três trechos dos três primeiros filmes realizados por David Yates, mais uma compilação em formato de amostra daquilo que o último filme tem para nos oferecer em termos musicais.

Fireworks


Dumbledore's Farewell


Snape to Malfoy Manor


Lily's Theme

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. O John Williams é de facto incomparável, sobretudo a escrever temas principais (veja-se Indiana Jones, Star Wars, Super-Homem, identificáveis às primeiras notas) mas devo confessar que, no geral, acho a música dos últimos filmes mais fiel e mais adequada, do que das dos primeiros. Principalmente do Alexander Desplat, que associava sempre a piano, e que nos últimos dois filmes faz um trabalho excepcional, muito rico, e acima de tudo muito sombrio.

    ResponderEliminar
  2. Sim, Ana, mas se o John Williams fosse contratado para estes últimos filmes, certamente não comporia bandas-sonoras tão leves como as dos primeiros filmes. Basta lembrarmo-nos do que Williams fez com a banda-sonora de "Star Wars Episode III" para concluirmos que ele consegue fazer de tudo com nota máxima de genialidade. Mas sim, de facto, principalmente neste último filme, Alexandre Desplat não se saiu nada mal.

    ResponderEliminar

//]]>