Crítica - The Thing (2011)

Realizado por Matthijs van Heijningen Jr.
Com Mary Elizabeth Winstead, Joel Edgerton, Ulrich Thomsen

O slasher “Halloween” (1978) é, indiscutivelmente, o filme mais aclamado e laureado da ilustre carreira de John Carpenter, mas este icónico cineasta criou outras obras de luxo como “The Fog” (1980) ou “The Thing” (1981), um verdadeiro clássico de terror sci-fi, onde um grupo de cientistas é confrontado com um extraterrestre assassino que assume a aparência das suas vítimas. O estatuto de culto de “The Thing” levou a Strike Entertainment e a Morgan Creek Productions a desenvolverem um filme medíocre e sem muito sentido que nos relata os acontecimentos que antecederam os eventos desse clássico da sétima arte, cuja história não precisava de um prólogo tão extenso e tão ridículo com este. A narrativa desta nova obra leva-nos então até a Antártica, um continente extraordinariamente frio e isolado, onde um grupo de cientistas internacionais descobre e desenterra uma misteriosa criatura extraterrestre que acorda do seu sono e decide matar todos os humanos à sua volta, utilizando para esse efeito as suas fantásticas habilidades de camuflagem.


O enredo deste “The Thing” é muito semelhante ao do homónimo trabalho de John Carpenter, no entanto, este último incutiu à luta pela sobrevivência dos cientistas uma maior incerteza e dinamismo. As cenas de terror também são muito mais abundantes e eficazes no “The Thing” de 1981,uma obra muito mais refinada que este enfadonho trabalho de Matthijs van Heijningen Jr., onde os momentos de intensidade e horror são extremamente raros. O seu único elemento de valor é a sua fantástica conclusão, no entanto, um final assustador e uma transição astuta não são suficientes para o salvar da mediocridade. O estreante Matthijs van Heijningen Jr. bem tentou criar uma obra interessante, mas acabou por evidenciar uma clara falta de “know-how” que vem ao de cima em muitos momentos do filme, nomeadamente nas cenas onde existem mortes ou revelações arrebatadoras. O seu elenco também não nos maravilha e nem as suas maiores estrelas - Mary Elizabeth Winstead, Joel Edgerton e Eric Christian Olsen – conseguem convencer-nos com as suas performances. Em suma, “The Thing (2011) é um desinteressante e insultuoso anexo a um clássico certificado da sétima arte que não merecia esta desfeita.

Classificação – 1,5 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

13 Comentários

  1. O filme ainda não chegou por aqui, mas não espero muita coisa.

    O clássico de Carpenter é um filme definitivo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente filme!
    Digno em todos os aspectos. Efeitos especiais espetaculares (CGI estonteante porém usado com parcimônia e inteligência e maquiagem e efeitos pirotécnicos e mecânicos - tais como se eram feitos antes da era digital - perfeitos).
    Uma origem para o filme de 1982 (versão de John Carpenter) impressionantemente original, bem feita e com um frescor que chega a dar saudades no coração.
    Tanto para os que assistiram ao original de 1951 (que nem tem tanto a ver com a estória de 1982) quanto à "refilmagem" de 1982 quanto para os que nunca viram ou leram nada a respeito é, na minha opinião, um forte candidato a virar um clássico.
    O isolamento no gêlo antártico, a superficial (ou quem sabe até profunda mesmo) análise do comportamento humano no que toca à desconfiança e ao mêdo; o design impressionante das criaturas (que me remete às últimas gerações de games de terror e ficção como por exemplo: Dead Space, Half Life e Doom 3); o final (após os créditos finais) encaixando perfeitamente com o que acontece no The Thing de 82; tudo me agradou muito nessa produção. Mesmo conhecendo os filmes anteriores e sabendo do que se trata, esse filme logrou prender minha atenção durante toda a sua exibição com uma ótima atmosfera de supense e ficção científica e prova - pelo menos para mim - que ainda há esperanças para os cineastas deste gênero do cinema. O mestre John Carpenter deve ter ficado feliz. Desconsidere qualquer crítica negativa feita ao filme vista por aí. Para mim é nota 9,5. Assistam!

    ResponderEliminar
  3. Eu temia isso: Eu assisti o filme pensando que era uma refilmagem. Só descobri que era um prólogo no final e imaginei: algum crítico estúpido vai revelar isso. Putz. Na primeira crítica já aconteceu isso. Não é um filme ruim. O de 1982 é melhor, mas se eu fosse Jon Carpenter também teria ficado feliz com o que foi feito.

    ResponderEliminar
  4. O filme é muito bom, aconselho quem for ver esse, esperar os créditos, e depois ver o The Thing original! Vão ver o brilhante trabalho que foi feito nesse filme aqui.

    ResponderEliminar
  5. O Diretor acabou com o filme. não vi parcimônia e faltou ainda inteligência os efeitos especiais exageraram e não cumpriram o que deveriam, (assustar de verdade).
    1º o filme repete tudo inclusive o ambiente do original (coisa de quem não tem criatividade) pra criar.
    2º A atriz principal é sem expressão, ela não convence nem que esta fazendo um filme de terror, quando dois homens começão a discutir e brigar na frente dela ...a coitada não tem voz ativa pra apartar (como pode ser uma líder sem demostrar liderança).
    Quem assistiu ao original, vai odiar essa versão...Pra mim faltou Diretor e atores convincentes.

    ResponderEliminar
  6. Como grande fã que sempre fui do filme The Thing original, essa continuação me deixou realmente ansioso para poder ve-la, porem eu tinha eu quase certeza de que a decepção seria total e completa, afinal é só a gente olhar os remakes de filmes antigos nos dias de hoje para termos certeza de que eles jamais deveriam fazer remakes ou continuações de nossos queridos clássicos.

    Hoje com o pé lá atras lá fui eu assistir o novo filme The Thing que é nesse caso um "origins" contando aquilo que aconteceu antes do primeiro filme. E por DEUS !! Como foi delicioso eu perceber que eu estava 100% errado em relação as minhas espectativas a esse filme. O filme é simplesmente FANTASTICO, não deve nada em relação ao primeiro filme, e digo ainda que em minha opinião de grande fã, esse filme consegue o incrivel de em certos momentos SUPERAR o primeiro !!

    Ta tudo lá, a criatura mais assustadora da história dos cinemas, com suas transformações bizarras que fariam um cenobite correr de medo pro colo da mamãe. Aquela tensão incrivel de ficar imaginando quem a criatura copiou dessa vez e obvio aquele ambiente gelado e fechado do primeiro filme. Os atores fizeram muito bem seu papel de Coadjuvantes que são em filmes desse tipo, afinal estamos ali para ver "A Coisa" e não uma Maria qualquer recitar Shakespeare. A atuação deles esta longe de ser uma má atuação no estilo do pessoal que faz os filmes de Jason por exemplo.

    O filme é incrivelmente bom, e como mega fã de filmes de terror ou Ficção digo sem medo de errar que esse é o melhor filme baseado em filmes antigos o qual já assisti, e sem sombra de dúvidas o melhor de 2011.

    Para aqueles que assistiram o primeiro, é otimo ter nossa memoria refrescada por belos closes da 3ª transformação da criatura.

    Mas como nem tudo é só alegria, é obvio que o filme tem seus pontos fracos:
    1ª A primeira forma da criatura o efeito especial ficou devendo, essa mania triste de hoje em dia tudo ser feito no computador enfraquece bastante os filmes de hoje em dia, porem nas outras transformações ele se recupera.
    2ª The Thing é a criatura mais poderosa já feita, cada pedaço dela se transforma em outro, e não bastando isso ela ainda copia qualquer ser vivo. Além disso deram a ela uma inteligencia muito acima da nossa (olha a nave que ela tem ou a que estava construindo no primeiro filme). Isso seria mais que suficiente para ela brincar de matar qualquer zé candongo com lança chamas em mãos, mas fazer o que, não vendo forma de enfrentar aquilo, os autores simplesmente resolvem fazer a criatura ter seus momentos retardados para que só então possa ser morta. Eu poderia citar inumeros aqui, mas acho desnecessário, veja o filme.

    Enfim, se vc quer ver um alienigena que seria capaz de exterminar Aliens e Predadores juntos(se não tiver seus momentos retardados), assista o filme.

    Nota 9 sem dúvidas

    Um abraço a todos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem certeza que você assistiu A Coisa de 2011? Esse filme não merece 0,5. É uma afronta ao clássico de 1980.

      Eliminar
  7. Amigos tenho uma pergunta o filme foi adiade de novo?!!! me passaram esse site disendo que retiraram a data de dia 27 de janeiro!!

    Site: http://www.acoisaofilme.com.br/

    E agora?

    abraço!
    beto

    ResponderEliminar
  8. Não entendo a pergunta Anónimo. Estamos a falar de que filme?

    ResponderEliminar
  9. O filme a coisa não era pra estrear nos cinemas ontem, dia 27 de janeiro? nem vi nada sobre isso na tv ate agora.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo - "The Thing" estreou em Portugal em Novembro no Brasil em Dezembro de 2011.

    ResponderEliminar
  11. Achei um filme mediano, não tão ruim quanto o crítico postou, mas longe de se equiparar ao de 82, e pra mim o erro maior nesse filme, foi "inventarem" uma espaçonave pra o monstro, achei totalmente desnecessária, e tira um pouco o terror animalesco da coisa...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo says:
    2 de Julho de 2012 05:21

    Achei um filme mediano, não tão ruim quanto o crítico postou, mas longe de se equiparar ao de 82, e pra mim o erro maior nesse filme, foi "inventarem" uma espaçonave pra o monstro, achei totalmente desnecessária, e tira um pouco o terror animalesco da coisa...

    -----

    TEM CERTEZA QUE ASSITIU o filme de 82?... Quando eles CHEGAM na base Norueguesa JÁ DESTRUÍDA (Algo que passa com MAESTRIA neste filme de 2011), o Kurt Russel se depara COM ESTA MESMA ESPAÇONAVE GIGANTE PARA O MONSTRO que você julga "desnecessária"...

    Sinceramente...

    Fizeram um enorme foco no PROMETHEUS (que é seria o início da saga Alien), e no final o filme Prometheus SÓ PRESTA O TRAILER, porque o filme em si é UM LIXO! FRAQUÍSSIMO SEM MEDO NENHUM E FERRAM COM TODO CLIMA SOMBRIO dos Aliens tentando contar "como foi"...

    Neste The Thing de 2011 é um preludio SOBERBO que faz TOTAL JUSTIÇA ao clássico feito em 82!

    ResponderEliminar

//]]>