Previsões Para Os Óscares 2012 - 2ª Parte

Os vencedores dos Óscares 2012 vão ser revelados esta noite/ madrugada durante uma emocionante cerimónia que vai ser conduzida por Billy Crystal, mas nós no Portal Cinema decidimos adiantarmo-nos à Academia e elaboramos uma pequena lista que contém os prováveis vencedores destas famosas estatuetas douradas A 2ª Parte desta Lista de Previsões versa sobre as principais categorias dos Óscares, excluindo é claro a de Melhor Filme que terá um texto só para ela.

Melhor Realizador
Quem Vai Ganhar - Michael Hazanavicius (The Artist)
Quem Merece Ganhar - Michael Hazanavicius (The Artist)

Ao vencer o BAFTA e o DGA de Melhor Realizador, Michael Hazanavicius tornou-se no virtual vencedor do Óscar de Melhor Realizador. O seu trabalho de excelência em “The Artist” merece ser reconhecido, mas Alexander Payne (The Descendents) e Martin Scorsese (Hugo) também realizaram filmes excelentes e também mereciam esta honra.

Melhor Actor Principal
Quem Vai Ganhar - Jean Dujardin (The Artist)
Quem Merece Ganhar - Jean Dujardin (The Artist)

O trabalho de George Clooney em "The Descendants" é um dos melhores da sua ilustre carreira mas não lhe deverá valer o Óscar de Melhor Actor Principal que este ano está destinado a Jean Dujardin, um actor relativamente desconhecido que maravilhou o mundo com a sua carismática e convincente performance em “The Artist”. As suas vitórias nos Globos de Ouro, Screen Actors Guild e BAFTA’s só aumentam o seu favoritismo.

Melhor Actriz Principal
Quem Vai Ganhar – Viola Davis (The Help)
Quem Merece Ganhar – Meryl Streep (The Iron Lady)

A mediocridade de “The Iron Lady” deverá custar o Óscar de Melhor Actriz Principal a Meryl Streep, uma veterana da sétima arte que é a alma e força de um filme cheio de falhas. O trabalho de Viola Davis em "The Help" não é melhor nem inferior ao de Meryl Streep em “The Iron Lady” mas está inserido num filme melhor e com uma temática mais atractiva para os norte-americanos, duas vantagens que serão determinantes nesta “luta” entre duas actrizes fenomenais.

Melhor Actor Secundário
Quem Vai Ganhar - Christopher Plummer (Beginners)
Quem Merece Ganhar - Christopher Plummer (Beginners)

É difícil de conceber um cenário onde Christopher Plummer não vença o Óscar de Melhor Actor Secundário. Só um erro catastrófico ou uma irrealista cabala evitarão Plummer de arrecadar um prémio que merece pelo seu trabalho em “Beginners” e pela sua ilustre carreira.

Melhor Actriz Secundária
Quem Vai Ganhar – Octavia Spencer (The Help)
Quem Merece Ganhar – Octavia Spencer (The Help)

As valorosas performances de Bérénice Bejo (The Artist) e Melissa McCarthy (Bridesmaids) seriam suficientemente fortes para as tornar nas claras favoritas à vitória final em outros anos, mas infelizmente para elas existe nesta edição uma fantástica Octavia Spencer que deixou todos de boca aberta com o seu magnífico desempenho em "The Help".

Melhor Argumento Original
Quem Vai Ganhar – The Artist (Michel Hazanavicius)
Quem Merece Ganhar - The Artist (Michel Hazanavicius)

O argumento de “A Separation” (Asghar Farhadi) é muito bom mas eu não acredito que “The Artist” não vença este Óscar. Os cinco nomeados merecem todos estar na corrida, mas “The Artist” é o único que tem o heat crítico do seu lado e várias vitórias relevantes no seu currículo.

Melhor Argumento Adaptado
Quem Vai Ganhar - The Descendants (Alexander Payne, Nat Faxon & Jim Rash)
Quem Merece Ganhar - The Descendants (Alexander Payne, Nat Faxon & Jim Rash)

A feroz batalha entre “Hugo” e “The Descendants” deverá culminar com a vitória deste último. Os dois têm narrativas fenomenais mas “The Descendants” tem, no meu entender, uma ligeira vantagem sobre um ilustre rival que também me agradou muitíssimo. A vitória de qualquer um dos dois será justa e merecida.

Melhor Longa-Metragem de Animação
Quem Vai Ganhar – Rango
Quem Merece Ganhar – Rango

A Pixar não está na luta e a DreamWorks Animation não tem nenhum filme brilhante entre os nomeados, logo o favoritismo está todo do lado de “Rango” que, mesmo assim, terá que estar atento a “A Cat in Paris” e “Chico & Rita”, dois filmes indies muito interessantes.

Melhor Banda Sonora Original
Quem Vai Ganhar - The Artist (Ludovic Bource)
Quem Merece Ganhar - The Artist (Ludovic Bource)

Eu gostei muito da banda sonora que John Williams criou para “War Horse” mas tudo indica que este Óscar será entregue a “The Artist” (Ludovic Bource), um filme onde a banda sonora assume uma relevância extraordinária e que não seria tão atractivo ou cativante se não tivesse sonoridades tão bonitas e melódicas.

Melhor Fotografia
Quem Vai Ganhar – The Artist (Guillaume Schiffman)
Quem Merece Ganhar – The Tree of Life (Emmanuel Lubezki)

Eu não adorei “The Tree of Life” mas confesso que daria sem hesitar o Óscar de Melhor Fotografia a Emmanuel Lubezki pelo seu belíssimo trabalho nesta obra de Terrence Malick. A vitória de “The Tree of Life” seria justíssima mas tenho um pressentimento que a Academia vai atribuir esta estatueta dourada a “The Artist” (Guillaume Schiffman), um filme que também tem uma fotografia interessante mas não tão mágica ou penetrante como a de “The Three of Life”.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Para melhor actriz a Rooney Mara teve de longe melhor que a Meryl Streep e do que a Viola Davis. O papel do Clooney nos Descendentes não é nada de especial (e muito menos dos melhores da sua carreira) tal como o filme que e pereitamente banal.
    Midnight in Paris merece ganhar um oscar, melhor argumento original talvez.

    ResponderEliminar

//]]>