Festival de Cannes 2012 - Selecção da Secção Competitiva e Un Certain Regard

A Organização da 65ª Edição do Festival de Cannes revelou, esta manhã, a lista dos filmes que foram selecionados para competir na Secção Competitiva e na Secção Un Certain Regard. Entre os vinte e um filmes que vão competir pela prestigiada Palma de Ouro não estão os novos filmes de Terrence Malick, Ben Affleck ou Woody Allen, mas estão os novos trabalhos de David Cronenberg (Cosmopolis), Michael Haneke (Amour), Lee Daniels (The Paperboy), Léos Carax (Holly Motors), Walter Salles (On The Road), Wes Anderson (Moonrise Kingdom), Jacques Audiard (Rust and Bone), Ken Loach (The Angels' Share), John Hillcoat (Lawless) e Jeff Nichols (Mud). Após ter vencido a Palma de Ouro em 2009 com “The White Ribbon”, Michael Haneke regressa ao Festival de Cannes com “Amour”, um belo filme dramático que conta com Isabelle Huppert e Rita Blanco no seu elenco. O novo filme do veterano Alain Resnais, “Vous n'avez Encore Rien Vu”, também é tido como uma das obras a ter em conta na Secção Competitiva que a nível mediático será dominado por três filmes - “Cosmopolis”, de David Cronenberg; “On The Road”, de Walter Selles e “Moonrise Kingdom”, de Wes Anderson. Produzido por Paulo Branco, “Cosmopolis” é uma eletrizante adaptação cinematográfica do homónimo trabalho literário de Don DeLillo e um dos filmes mais aguardados do ano, sendo também um dos principais candidatos à vitória na Secção Competitiva, cujo júri oficial será presidido por Nanni Moretti. O filme de abertura deste certame, “Moonrise Kingdom”, um drama sobre duas crianças apaixonadas que deixam a sua aldeia em alvoroço quando decidem fugir de casa sem avisar ninguém, também é um dos grandes destaques deste festival, bem como o drama “On The Road”, uma entusiasmante adaptação cinematográfica do homónimo livro de Jack Kerouac que tem despertado alguma curiosidade junto da crítica internacional. O norte-americano Lee Daniels vai trazer a Cannes o seu mais recente drama, “The Paperboy”, um filme protagonizado por Zac Efron e Matthew McConaughey sobre dois irmãos que decidem investigar um caso que envolve um presidiário que está no corredor da morte. McConaughey também é um dos principais actores de “Mud”, um drama do realizador de “Take Shelter”, Jeff Nichols, sobre dois jovens que vão tentar ajudar um fugitivo a sair de uma ilha isolada. Três anos depois de ter maravilhado Cannes e o Mundo com “Un Prophète” (2009), Jacques Audiard regressa às luzes da ribalta com “De Rouille et D'os”, um romance com Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts no elenco que também tem vindo a criar muita expectativa junto do público e crítica europeia. Tenho também que destacar “Holy Motors”, “Like Someone in Love” e “Rust and Bone”, três filmes maravilhosos dos ilustres e mundialmente conhecidos Leos Carax, Abbas Kiarostami e Jacques Audiard.
A Secção Un Certain Regard não tem tantos nomes de peso como a Secção Competitiva, mas entre os dezassete filmes selecionados também encontramos vários projectos intrigantes como “Antiviral”, de Brandon Cronenberg (Filho de David Cronenberg) ou “Laurence Anyways”, de Xavier Dolan, no entanto, o grande destaque mediático é mesmo o drama colectivo “7 Days in Havana”, que foi realizado por uma série de realizadores/ actores de renome como Benicio del Toro ou Gaspar Noe. Fora da Competição teremos as exibições de vários filmes de relevo como “Me and You”, de Bernardo Bertolucci; “Hemingway & Gellhorn”, de Philip Kaufman; “Dracula 3D”, de Dario Argento e “Thérèse Desqueyroux” (Filme de Encerramento), o último trabalho de Claude Miller. É de recordar que o Festival de Cannes vai-se realizar entre 16 e 27 de Maio de 2012.

Secção Competitiva 

"Moonrise Kingdom", de Wes Anderson
“Amour”, de Michael Haneke 
“The Angels' Share”, de Ken Loach 
“Baad el Mawkeaa”, de Yousry Nasrallah 
“Beyond the Hills”, de Cristian Mungiu 
“Cosmopolis”, de David Cronenberg 
“Holy Motors”, de Leos Carax 
“The Hunt”, de Thomas Vinterberg 
“Killing Them Softly”, de Andrew Dominik 
“In Another Country”, de Hong Sang-soo 
“In the Fog”, de Sergei Loznitsa 
“Lawless”, de John Hillcoat 
“Like Someone in Love”, de Abbas Kiarostami 
“Mud”, de Jeff Nichols 
“On the Road”, de Walter Salles 
“The Paperboy”, de Lee Daniels 
“Paradies: Liebe”, de Ulrich Seidl 
“Post tenebras lux”, de Carlos Reygadas 
“Reality”, de Matteo Garrone 
“Rust and Bone”, de Jacques Audiard 
“Taste of Money”, de Im Sang-soo 
“You Haven't Seen Anything Yet”, de Alain Resnais 

Un Certain Regard 

“11.25 The Day He Chose His Own Fate”, de Koji Wakamatsu 
“Antiviral”, de Brandon Cronenberg 
“Beasts of the Southern Wild”, de Benh Zeitlin 
“Confession of a Child of the Century”, de Sylvie Verheyde 
“Despues de Lúcia”, de Michel Franco 
“La Pirogue”, de Moussa Toure 
“La Playa”, de Juan Andres Arango 
“Laurence Anyways”, de Xavier Dolan 
“Le Grand Soir”, de Benoit Delepine e Gustave Kervern 
“Les Chevaux de Dieu”, de Nabil Ayouch 
“Loving Without Reason”, de Joachim Lafosse 
“Miss Lovely”, de Ashim Ahluwalia 
“Mystery”, de Lou Ye “Student”, de Darezhan Omirbayev 
“Trois Mondes”, de Catherine Corsini 
“White Elephant”, de Pablo Trapero 
“7 Days in Havana”, de Benicio del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabio, Gaspar Noe, Laurent Cantet 

Exibições Especiais 

"Thérèse Desqueyroux”, de Claude Miller (Filme de Encerramento) 
“A Música Segundo Tom Jobim”, de Nelson Pereira Dos Santos 
“The Central Park Five”, de Ken Burns, Sarah Burns, David McMahon 
“Der Mull im Garten Eden”, de Fatih Akin
“Journal de France”, de Claudine Nougaret e Raymond Depardon 
“Les Invisibles”, de Sebastien Lifshitz 
“Mekong Hotel”, de Apichatpong Weerasethakul 
“Roman Polanski: A Film Memoir”, de Laurent Bouzereau 
“Villegas”, de Gonzalo Tobal 
“Me and You”, de Bernardo Bertolucci 
“Hemingway & Gellhorn”, de Philip Kaufman 
"Dracula 3D", de Dario Argento 
“Madagascar 3: Europe's Most Wanted”, de Eric Darnell e Tom McGrath

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. "Mekong Hotel": 1*

    "Mekong Hotel" é um dos piores filmes que vi ultimamente, é bastante confuso e muitíssimo aborrecido.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar

//]]>