Festival de Cannes 2012 - Destaques da Secção Competitiva

O Festival de Cannes 2012 começa amanhã. Esta sexagésima quinta edição de um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo vai contar com uma Secção Competitiva verdadeiramente excitante e emocionante, onde se destacam os novos filmes de Michael Haneke (Amour), David Cronenberg (Cosmopolis), Leos Carax (Holly Motors), John Hillcoat (Lawless), Abbas Kiarostami (Like Someone in Love), Wes Anderson (Moonsrise Kingdom), Jeff Nichols (Mud), Walter Salles (On The Road), Ken Loach (The Angel’s Share), Jacques Audiard (De Rouille et D’os) e Lee Daniels (The Paperboy). É difícil de dizer se a Palma de Ouro vai parar às mãos de um destes famosos realizadores ou se vai ser atribuída a um dos outros dez filmes igualmente valorosos e interessantes que compõem a lista final de candidatos a este icónico prémio, mas acho que é seguro afirmar que o Júri Oficial desta Secção Competitiva vai ter uma tarefa muito difícil pela frente. É claro que para além desta emocionante Secção Competitiva, esta edição do Festival de Cannes vai ter outros eventos de destaque como uma forte Secção Un Certain Regard, uma fascinante Quinzena de Realizadores e uma série de estreias mundiais de obras de enorme qualidade como “Therese Desqueyroux”, de Claude Miller ou “Io e Te”, de Bernardo Bertolucci, no entanto, o grande prato forte deste certame é mesmo a sua Secção Competitiva e aqui ficam alguns dos grandes destaques da Seleção de 2012.

Cosmopolis
Realizado por David Cronenberg
Com Robert Pattinson, Paul Giamatti, Samantha Morton
Género – Thriller/ Drama
País de Origem – França/ EUA

"Cosmopolis" é um dos grandes destaques deste festival e um dos grandes favoritos à vitória final, mas os seus pouco informativos materiais promocionais e a sua complexa narrativa levam a crítica mundial a acolher com cautela esta curiosa obra que terá que provar o seu real valor neste festival.

Sinopse - Numa Nova-Iorque em ebulição, a Era do Capitalismo chega ao fim. Eric Packer (Robert Pattinson), golden boy dos grandes mercados financeiros, entra apressado na sua limousine branca. Enquanto a visita do Presidente dos Estados Unidos paralisa Manhattan, Eric Packer só tem uma ideia em mente: cortar o cabelo no seu cabeleiro no outro lado da cidade. À medida que vai decorrendo o dia, o caos instala-se, e Eric assista, impotente, à queda do seu império financeiro. Também tem a certeza de que vai ser assassinado. Quando? Onde? Ele prepara-se para viver as 24 horas mais importantes da sua vida. 

Killing Them Softly
Realizado por Andrew Dominik
Com Brad Pitt, Ray Liota,  Richard Jenkins
Género - Thiller
País de Origem - EUA

É um dos grandes filmes do ano e promete estar entre os favoritos à vitória final. "Killing Them Softly" é uma violenta produção norte-americana que ameaça tomar o Festival de Cannes de assalto com as suas cenas explicitas e a sua narrativa política. O realizador de “The Assassination Of Jesse James By the Coward Robert Ford”, Andrew Dominik, volta a nos oferecer um filme de grande calibre com um elenco de luxo e uma história muito interessante que deverá impressionar a crítica  e o grande público.

Sinopse - Quando um jogo de póquer ilegal é desmantelado, todo o mundo do crime fica ameaçado. Os grandes nomes da Mafia recorrem a Jackie Cogan para encontrar os culpados. Mas entre comanditários indecisos, burlões destemidos e assassinos cansados, Cogan vai ter problemas em manter o controlo de uma situação que ameaça degenerar rapidamente.

Moonrise Kingdom
Realizado por Wes Anderson
Com Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray
Género – Drama/ Comédia
País de Origem – EUA

O Filme de Abertura da 65ª Edição do Festival de Cannes é também uma das maiores estrelas da Secção Competitiva. Os últimos dois filmes de Wes Anderson – “Fantastic Mr. Fox” e “The Darjeeling Limited” – foram muito bem recebidos pela crítica mundial e este “Moonrise Kingdom” parece seguir o mesmo caminho. É ainda cedo para o apontar como um candidato aos Óscares, mas se “Moonrise Kingdom” sair de Cannes com um bom hype crítico, não será nada insensato coloca-lo desde já entre os favoritos às nomeações aos grandes prémios cinematográficos deste ano.

Sinopse – Verão de 1965 - Numa pequena ilha ao largo da costa da Nova-Inglaterra, duas crianças de doze anos apaixonam-se, fazem um pacto secreto e fogem juntas. Enquanto toda a cidade se mobiliza para as encontrar, uma violenta tempestade aproxima-se da costa e vai transtornar e transtornar ainda mais a vida da comunidade.

Lawless
 Realizado por John Hillcoat
Com Shia LaBeouf, Tom Hardy, Jessica Chastain
Género – Drama/ Ação
País de Origem – EUA

É um dos filmes mais comerciais da Secção Competitiva, mas é também um dos mais aguardados pelo grande público que parece rendido ao seu elenco de luxo e ao seu cativante e acolhedor estilo hollywoodesco. É difícil de o considerar um sério candidato à Palma de Ouro, mas as suas sessões estarão certamente entre as mais concorridas do festival.

Sinopse – Virgínia, 1931. Os três Irmãos Bondurant são um grupo familiar de traficantes de álcool durante a Lei Seca: Jack (Shia LaBeouf), o mais novo, ambicioso e impulsivo, quer transformar o pequeno negócio familiar numa operação de tráfico de grande envergadura. Ele sonha com roupas bonitas, com armas e espera com isso impressionar a sublime Bertha (Mia Wasikowska). Howard (Jason Clarke), o irmão do meio, é o membro mais violento e leal da família. O seu bom senso dissolve-se regularmente no álcool que não consegue recusar. Forrest (Tom Hardy), o mais velho, é o chefe do grupo e continua determinado em proteger a sua família das novas regras impostas por um novo mundo económico. Quando a fugitiva Maggie (Jessica Chastain) chega a Chicago, ele toma-a sob a sua proteção. Sozinhos contra uma polícia corrupta, uma justiça arbitrária e gangsters rivais, os três irmãos escrevem a respetiva lenda: uma luta para permanecerem no seu próprio caminho, durante a primeira grande corrida ao ouro do crime. 

On the Road
Realizado por Walter Salles
Com Garrett Hedlund, Sam Riley, Amy Adams
Género – Drama/ Road Movie
País de Origem – EUA

A pós-produção de “On The Road” foi muito atribulada e esteve na base dos sucessivos adiamentos que afetaram a sua data de estreia mundial, no entanto, estes atrasos aumentaram ainda mais a nossa expetativa em relação a esta adaptação cinematográfica do homónimo best-seller de Jack Kerouac que tem tudo para ser um dos grandes filmes do Festival de Cannes 2012.

Sinopse – Após a morte do seu pai, Sal Paradise (Sam Riley), aprendiz escritor nova-iorquino, encontra Dean Moriarty (Garrett Hedlund), jovem presidiário com charme devastador, casado com a muito libre e sedutora Marylou (Kristen Stewart). Entre Sal e Dean, o entendimento é imediato e fusional. Decididos em não ficarem prisoneiros de uma vida demasiada mesquinha, os dois amigos rompem com as suas ligações e partem com Marylou. Com sede de liberdade, os três jovens vão ao encontro do mundo, dos outros e deles próprios.

The Paperboy
Realizado por Lee Daniels
Com Zac Efron, Nicole Kidman, Matthew McConaughey
Género – Thriller/ Drama
País de Origem – EUA

Lee Daniels, um dos realizadores afro-americanos mais influentes da atualidade, vai apresentar no Festival de Cannes 2012 esta intensa adaptação cinematográfica do homónimo trabalho literário de Peter Dexter, que promete ser uma das agradáveis surpresas cinematográficas do ano. Este curioso thriller dramático assenta num enredo interessante e conta com um elenco cheio de atores que procuram redimir-se dos seus últimos trabalhos medíocres, no entanto, será difícil a “The Paperboy” conseguir algo mais do que uma série de boas críticas.

Sinopse - 1969, Florida. Ward James (Matthew McConaughey), repórter no Miami Times, volta à sua cidade natal, acompanhado pelo seu parceiro de escrita Yardley Acheman (Scott Glenn). Os dois vieram à procura de Charlotte (Nicole Kidman), mulher enigmática que mantém uma correspondência com detidos no corredor da morte, e vão investigar o caso Hillary Van Wetter (John Cusack), um caçador de crocodilos que se arrisca a ser executado sem provas conclusivas. Persuadidos em fazer o artigo que irá relançar as suas carreiras, Ward e Yardley percorrem a região conduzidos por Jack Jansen (Zac eEfron), o irmão mais novo de Ward, que entrega o jornal local nos tempos livres. Fascinado pela perturbadora Charlotte, Jack leva-os da prisão de Moat County até aos pântanos, onde os segredos se tornam cada vez mais pesados. O inquérito avança no coração desta Florida húmida e esmagadora e revela que, por vezes, a procura da verdade pode ser fonte de muitos males.

Mud
Realizado por Jeff Nichols
Com Matthew McConaughey, Reese Whiterspoon, Michael Shannon
Género – Drama
País de Origem – EUA

O talentoso realizador do perturbador “Take Shelter”, Jeff Nichols, regressa ao Festival de Cannes para mostrar ao mundo o seu mais recente filme - “Mud”. É difícil de prever o que sairá desta nova obra de Nichols, mas o seu brilhante trabalho em “Take Shelter” deixa antever um bom filme que poderá voltar a surpreender e deslumbrar o exigente público deste festival.

Sinopse - Ellis e Neckbone são dois rapazes de catorze anos que descobrem, numa das suas escapadelas diárias, um homem refugiado numa ilha no meio do Mississipi. Esse homem é Mud (Matthew McConaughey) e tem um dente a menos, uma serpente tatuada no braço, uma arma e uma camisa da sorte. Mud é também um homem que acredita no amor, uma crença a que Ellis precisa desesperadamente de se agarrar para tentar esquecer as tensões diárias entre os pais. Mud faz rapidamente com que os dois adolescentes contribuam na reparação de um barco que lhe permitirá sair da ilha. No entanto, é difícil para os rapazes saber o que Mud diz de verdade ou mentira nas suas palavras. Será que realmente matou um homem, que é perseguido pela justiça, por caçadores de prémios? E quem é a rapariga misteriosa que desembarca na pequena cidade do Arkansas?

Amour
Realizado por Michael Haneke
Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert
Género – Drama
País de Origem – França/ Alemanha/ Áustria

Michael Haneke venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2009 com “The White Ribbon”, mas nesta edição deverá ficar-se pelos aplausos do público que aguarda com impaciência este seu novo trabalho que, apesar da sua aparente qualidade, não é visto como um dos favoritos à Palma de Ouro. Em suma, “Amour” é um belo drama romântico que mexerá com os corações de muitas pessoas, mas que não deverá conquistar muitos prémios de relevo.

Sinopse - Georges e Anne são octogenários. Os dois são pessoas cultas, professores de música reformados e com muito amor para dar. A sua filha, igualmente música, vive no estrangeiro com a família. Um dia, Anne é vítima de um acidente. O amor que une este casal vai ser posto à prova com esta inesperada tragédia.

Holly Motors
Realizado por Leos Carax
Com Denis Lavant, Eva Mendes, Kylie Minogue
Género – Thriller/ Drama

Não é difícil de acreditar que a grande maioria da imprensa acha que “Holly Motors” é um dos filmes mais alternativos e sombrio da Secção Competitiva, afinal de contas é um trabalho de Leos Carax, um dos cineastas mais estranhos do velho continente. As expectativas são altas, mas será que “Holly Mottors” vai ser uma das grandes surpresas do Festival de Cannes ou um dos maiores flops?

Sinopse - Da madrugada até à noite, algumas horas na existência do Senhor Oscar, um ser que viaja de vida em vida. É alternadamente industrial, assassino, pedinte, criatura monstruosa, pai de família. O Senhor Oscar parece desempenhar papéis, interiorizando cada um de forma completa, mas onde estão as câmaras? Está sozinho, acompanhado apenas por Céline, uma senhora loira alta aos comandos da imensa máquina que o transporta em Paris e arredores. É como um assassino consciencioso movendo-se de assassinato em assassinato. Persegue a beleza do gesto, do motor da ação, das mulheres e dos fantasmas da sua vida. Mas onde é a sua casa, onde está a sua família, o seu descanso?

Dupa Dealuri
Realizado por Cristian Mungiu
Com Cristina Flutur, Dana Tapalaga, Cosmina Stratan
Género – Drama
País de Origem – Roménia

Cristian Mungiu, um dos realizadores romenos mais conhecidos do mundo, regressa ao Festival de Cannes para tentar ganhar mais uma Palma de Ouro, após ter levado para casa este famoso troféu com o brilhante “4 Months, 3 Weeks & 2 Days”. Será difícil a "Dupa Dealuri" superar a qualidade do grande sucesso cinematográfico de Mungiu, mas a crítica deposita grandes esperanças neste filme que poderá dar ao cinema romeno mais uma grande alegria.

Sinopse - Alina e Voichita são amigas desde a infância e dos tempos do orfanato. E são também amantes desde que se tornaram sexualmente adultas. Mas apesar das suas juras de fidelidade, Alina não consegue suportar mais a pobreza em que vive e emigra para a Alemanha, onde se torna empregada num bar. Mas como sente dificuldades em viver separada de Voichita, decide regressar à Moldávia com objetivo de a levar consigo para a Alemanha. O único problema é que, entretanto Voichita traiu-a e devotou o seu amor a... Deus! Voichita vive num convento onde pretende fazer os votos. Relutantemente, o padre do convento aceita receber Alina antes da partida de ambas, mas acaba por descobrir nela não só uma jovem materialista como também hostil e problemática.

Post Tenebras Lux
Realizado por Carlos Reygadas
Com Adolfo Jimenez Castro, Nathalia Acevedo, Willebaldo Torres
Género – Drama
País de Origem – México/ França

Uma breve pesquisa pelos fóruns de cinema é suficiente para verificar que “Post Tenebras Lux” é um dos grandes favoritos dos internautas para conquistar a Palma de Ouro e sair do Festival de Cannes com muito boa imagem. Será que as apostas vão-se revelar acertadas e este drama mexicano de Carlos Reygadas vai mesmo superar os grandes tubarões deste certame?

Sinopse – Juan e a sua família vivem na costa mexicana, onde apreciam o que de melhor e pior a sociedade mexicana tem para oferecer. Será que esta dualidade entre o bom e o mau é necessária para manter o equilíbrio da vida, ou será que é possível eliminar a parte má e ficar apenas com a boa.

Rust & Bone
Realizado por Jacques Audiard
Com Marion Cotillard, Céline Sallette, Armand Verdure
Género – Drama
País de Origem – França

O brilhante “A Prophet” deslumbrou mas não venceu a Palma de Ouro, agora Jacques Audiard tenta ganhar este famoso troféu com “Rust & Bone”, um dos melhores filmes franceses do ano que deverá fazer uma boa figura durante este certame, até porque nos conta uma história bastante interessante que é interpretada por uma série de atores franceses de renome.

Sinopse - Começa no Norte. Ali encontra-se com Sam, cinco anos, nos braços. É filho dele, mal o conhece. Sem domicílio, sem dinheiro e sem amigos, Ali encontra refúgio em casa da irmã em Antibes. Ali, fica logo tudo melhor, ela aloja-os na garagem do seu pavilhão, trata do pequeno e está bom tempo. Após uma luta numa discoteca, o seu destino cruza o de Stéphanie. Ela leva-o para casa e deixa-lhe o número de telefone. Ele é pobre; ela é bonita e muito segura. É uma princesa. Tudo os opõe. Stéphanie é treinadora de orcas no Marineland. Será necessário que o espectáculo se transforme num drama para que um telefonema nocturno os volte a reunir. Quando Ali a encontra, a princesa está numa cadeira de rodas: perdeu as pernas e muitas ilusões. Ele vai simplesmente ajudá-la, sem compaixão, sem piedade. Ela vai voltar a viver.

Vous N’avez Encore Rien Vu 
Realizado por Alain Resnais
Com Mathieu Amalric, Sabine Azéma
Género – Drama
País de Origem – França

O Festival de Cannes terá com “Vous N’avez Encore Rien Vu”, uma das últimas oportunidade para presentear o veterano e icónico Alain Resnais com a Palma de Ouro. Esta obra tem, aparentemente, um claro valor artístico e dramático, mas não nos transmite uma vibe de filme merecedor de uma honra tão grande como a vitória na Secção Competitiva. Será que a justiça de uma homenagem à muito devida vai pesar na escolha deste ano?

Sinopse - Antoine d'Anthac, célebre autor dramático, convoca, além-túmulo, todos os amigos que interpretaram a sua peça de teatro "Eurydice". Estes actores têm por missão ver uma gravação desta obra por parte de uma companhia jovem, a Compagnie de la Colombe. Será que o amor, a vida, a morte, o amor depois da morte ainda têm lugar num palco de teatro? São eles que devem decidir. E as surpresas mal começaram.

Like Someone In Love
Realizado por Abbas Kiarostami
Com Tadashi Okuno, Ryo Kase
Género – Drama/ Romance
País de Origem – Japão/ França

O novo filme do mestre iraniano Abbas Kiarostami é tido como um curioso olhar sobre o amor e a sexualidade. O valor deste seu trabalho é indiscutível, mas será suficiente para maravilhar o Júri da Secção Competitiva?

Sinopse - Um velho e uma jovem encontram-se em Tóquio. Ela não sabe nada dele, ele pensa conhecê-la. Ele abre-lhe a casa, ela propõe-lhe o seu corpo. Mas nada o que se tece entre eles no espaço de vinte e quatro horas tem a ver com as circunstâncias deste encontro.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>