Espaço Portugal - Alice (2005)

Realizado por Marco Martins
Com Nuno Lopes, Beatriz Batarda, Miguel Guilherme

A chocante morte de Bernardo Sassetti deixou-nos a todos consternados e com o saber amargo de uma perda irreparável. Neste momento não podíamos deixar de lembrar a famosa banda sonora que compôs para Alice de Marco Martins.
O filme narra a história de um casal cuja filha desapareceu há alguns meses. como forma de encontrar um sentido para a sua dor e de alguma forma manter viva a presença da criança, o pai (Nuno Lopes) recorre a uma rotina quase obsessiva. Durante todo o dia, recorrendo a meios pouco convencionais, procura a filha desesperado pela cidade de Lisboa. à noite, transfigura-se no teatro para, findo o espectáculo, voltar à sua demanda. A mãe (Beatriz Batarda) deixa-se esmagar pela tragédia que caiu sobre a sua família.


A adesão ao filme não pode deixar de ser problemática. A questão do rapto de crianças é observada do ponto de vista da impossibilidade de algum dia virem a ser recuperadas pelos pais. No caso de crianças muito pequenas e quando a recuperação não ocorre nos dias imediatamente consequentes ao rapto, o tempo não joga a favor, e a própria reintegração no seio familiar levanta um sem número de questões. A violência da perda  que os pais sofrem em casos destes torna-se tão dura como a própria morte de um filho.
A visão da cidade e das massas anónimas que nos é dada pelo olhar do protagonista é muito diferente daquela a que o cinema nacional nos tem habituado e muito próxima da nossa própria percepção. Não há  postais ilustrados, é-nos apresentada toda a indiferença do ritmo brutal do dia a dia. Este é um dos pontos fundamentais da obra. Outro dos aspectos que merecem destaque são a notável interpretação de Nuno Lopes que nos transmite a angústia e revolta contidas daquele pai sem praticamente articular uma palavra. Por fim, e como não podia deixar de ser, realçamos a soberba banda sonora de Sassetti, que pode recordar aqui, e que enquadra o estranho mas tão compreensível percurso de vida daquele homem.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>