Os Filmes Mais Aguardados de 2013 - Parte 2


Financeiramente, 2013 será certamente um ano difícil para todos os portugueses. Mas pelo menos o cinema continua a dar-nos inúmeras razões para sorrirmos e para encararmos o futuro com esperança. Não acredita em nós? Então consulte esta lista de filmes que mais irão dar que falar no novo ano e talvez mude de ideias.


Elysium
Tem potencial para se tornar o grande filme de ficção-científica de 2013. O realizador é o mesmo do surpreendente “District 9” e o elenco é encabeçado por Matt Damon e por Jodie Foster. Será, porventura, o grande rival de “Pacific Rim” na luta pelo box-office. Mas enquanto o filme de del Toro deve apostar na diversão, este deverá apostar essencialmente no negrume e na seriedade do enredo. A ver vamos quem vence essa batalha de gigantes.


The Lone Ranger
Tem Johnny Depp a fazer de side-kick meio aluado. E tem Armie Hammer a fazer de herói da fita com uma mascarilha a tapar-lhe o rosto. As meninas já estarão decerto convencidas. Os meninos deixar-se-ão convencer pela informação de que Gore Verbinski é o realizador de serviço e Jerry Bruckheimer o produtor. Pois é. A equipa é sensivelmente a mesma da trilogia “Pirates of the Caribbean”, pelo que só se pode esperar diversão para toda a família.


World War Z
Tem dado mais que falar pelas discussões constantes entre Brad Pitt e o realizador Marc Forster do que propriamente pela qualidade das imagens apresentadas. Os rumores de que os produtores não ficaram nada satisfeitos com o resultado final e obrigaram Forster a realizar novas filmagens também não ajudam a limpar a imagem de uma produção problemática. No entanto, “World War Z” continua a suscitar-nos curiosidade. Afinal de contas, é a batalha pela supremacia entre homens e zombies devoradores de carne humana. De modo que não podíamos mesmo deixar de aguardar com ansiedade a chegada desta película megalómana.


Stoker
É a estreia do realizador sul-coreano Chan-wook Park (autor de pérolas como “Oldboy” ou “Thirst”) no cinema falado em inglês. Park é um realizador de culto, pelo que não podíamos deixar esta sua incursão pelo cinema norte-americano de fora desta lista. Para além disso, o trailer aguçou-nos a curiosidade e o poster deixou-nos com água na boca.


Oz: The Great and Powerful
É o regresso de Sam Raimi após o controverso “Drag Me To Hell”, e logo com uma produção desta envergadura! Há muito que se falava na possibilidade de elaborar uma prequela do clássico e muito amado “The Wizard of Oz”. Pois bem, essa prequela chegou finalmente e, com um dos grandes mestres do fantástico aos comandos da operação, o resultado final augura-se magnífico. Mila Kunis, Rachel Weisz, James Franco e Michelle Williams são apenas alguns dos nomes que voltarão a dar vida a este mundo de fantasia. E é claro que Bruce Campbell também lá estará para dar uma mãozinha…


Monsters University
Filme da Pixar é sinónimo de filme mais aguardado do ano. A sério. Confirmámos isso no dicionário e tudo. É certo que a Pixar tem começado a vacilar um pouco nos últimos anos, pois filmes como “Cars 2” e “Brave” ficaram muito aquém das expectativas. No entanto, achamos que “Monsters University” tem tudo para voltar a encantar miúdos e graúdos.


Only God Forgives
Da última vez que Ryan Gosling e Nicolas Winding Refn se juntaram para fazer um filme, o resultado foi o soberbo e subvalorizado “Drive”. Dois anos mais tarde, o ator norte-americano e o realizador dinamarquês juntam-se novamente para nos trazerem outra história que promete sangue a rodos. Basta dar uma olhada ao poster para chegar à conclusão que “Only God Forgives” não será para meninos. Só é pena que a estreia em Portugal ainda esteja longe de se concretizar, pois tal não deverá suceder antes do verão.


The Master
Muitos dizem que é a obra-prima de Paul Thomas Anderson, superando até o intenso e muito aclamado “There Will Be Blood”. Definir esta obra como uma história sobre as origens da cientologia é tremendamente redutor, pois ela promete ser muito mais do que isso. Joaquin Phoenix parecer ter voltado à realidade em grande forma, num filme que decerto levantará inúmeras questões e colocará a audiência a pensar.


The Hunger Games: Catching Fire
Passar de “The Master” para a sequela de “The Hunger Games” é como mudar da água para o vinho. Todavia, “Catching Fire” ganhou o direito de estar aqui presente pela forma como o filme original adaptado dos livros de Suzanne Collins surpreendeu meio mundo. Esperava-se uma espécie de “Twilight 2”, mas “The Hunger Games” mostrou estar muito acima dos duelos entre vampiros e lobisomens adolescentes. O cliff hanger com que encerra o primeiro filme desperta ainda mais o apetite pela continuação da história, que deverá chegar às salas de cinema nacionais lá mais para o final do ano.


Zero Dark Thirty
É o tão aguardado filme sobre a violenta morte de Osama bin Laden. E é o filme certo para Kathryn Bigelow dar continuidade à sua carreira de cineasta, já que é uma película em tudo semelhante àquela que lhe deu o Óscar de Melhor Realizador. De certa forma, “Zero Dark Thirty” quase parece uma sequela de “The Hurt Locker”, já que o contexto histórico é o mesmo e até a equipa de produção é muito similar. Mas será Bigelow capaz de repetir a façanha e transformar a morte do líder da al-Qaeda num dos melhores filmes de 2013? Cá estaremos para ver isso.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Não há nenhum sem ser com produção "americana"?

    ResponderEliminar
  2. Percebemos onde quer chegar, caro anónimo, mas esta é uma lista dos filmes que mais irão dar que falar, os filmes que o grande público mais aguarda com impaciência. E, quer queiramos, quer não, os filmes de língua inglesa são sempre os mais apetecíveis, ou pelo menos aqueles que suscitam maior furor (salvo raras exceções).

    ResponderEliminar

//]]>