Previsões Para Os Óscares 2013 - 4ª Parte

Os Óscares 2013 vão ser entregues este Domingo (24 de Fevereiro de 2013) em Los Angeles, numa grandiosa cerimónia que vai ser apresentada por Seth MacFarlane, o inventivo criador das séries "American Dad" e "Family Guy". O Portal Cinema vai agora tentar prever as escolhas da Academia, assim sendo, vamos apresentando, durante os próximos dias, uma pequena lista que contém os prováveis vencedores destas famosas estatuetas douradas. Esta quarta e última parte versa sobre a categorias mais mediáticas destes prémios. Vamos agora dissecar essas categorias e tentar prever os vencedores, sendo que este ano é extremamente difícil de adivinhar quem é que a Academia vai premiar com o Óscar de Melhor Filme e Melhor Realizador, os dois grandes prémios da cerimónia.

Melhor Filme
Vencedor Provável – Argo
Escolha Pessoal - Amour

Há três claros favoritos – “Argo”, “Lincoln” e “Amour”. Tirando “Les Misérables", o Óscar de Melhor Filme pode ir para às “mãos” de qualquer um dos outros nomeados, mas o ímpeto promocional está todo do lado de “Argo” e “Amour”, com “Lincoln” a aparecer também entre os fortes candidatos graças às suas múltiplas nomeações e ao poder que Steven Spielberg tem em Hollywood. Eu aposto que a Academia vai fazer uma de duas coisas. O mais provável é que atribua o Óscar de Melhor Filme a “Argo”, para assim premiar um bom thriller e compensar ainda o fato de se ter “esquecido” de nomear Ben Affleck ao Óscar de Melhor Realizador. A Academia pode também atribuir o Óscar a “Amour”, premiando assim aquele que foi para mim o Melhor Filme de 2012. O único problema é que não estou a ver a Academia a premiar um filme europeu pelo terceiro ano consecutivo, já que “The King’s Speech” (Reino Unido) e “The Artist” (França) têm ambos influências económicas e artísticas do velho continente. Entre “Amour” e “Argo” não há grandes diferenças de qualidade, por isso qualquer um será um justo vencedor.

Melhor Realizador
Vencedor Provável – Steven Spielberg
Escolha Pessoal – Michael Haneke

Sem Ben Affleck entre os nomeados, Michael Haneke e Steven Spielberg vão disputar entre si o Óscar de Melhor Realizador. A lógica especulativa diz-nos que Steven Spielberg é o potencial favorito, porque a sua direção em “Lincoln” é soberba e este seu razoável drama histórico é o filme com mais nomeações desta edição, mas quero acreditar que a Academia vai optar por premiar Michael Haneke e a sua brilhante carreira. Eu gosto destes dois candidatos, mas estou a torcer por Haneke, porque ele criou um filme maravilhoso e nunca recebeu nenhum Óscar. 

Melhor Ator Principal
Vencedor Provável - Daniel Day-Lewis em "Lincoln"
Escolha Pessoal - Daniel Day-Lewis em "Lincoln"

As surpresas podem sempre acontecer, mas penso que só uma verdadeira calamidade pode impedir Daniel Day-Lewis de conquistar o seu terceiro Óscar de Melhor Ator Principal. A sua performance em “Lincoln” como Abraham Lincon é soberba, sendo mesmo um dos pontos altos do filme de Steven Spielberg. Joaquin Phoenix ("The Master"), Bradley Cooper ("Silver Linings Playbook") e Denzel Washington ("Flight") também seriam justos vencedores, mas este é outra vez o ano de Daniel Day-Lewis

Melhor Atriz Principal
Vencedor Provável – Jennifer Lawrence em “Silver Linings Playbook” 
Escolha Pessoal – Emmanuelle Riva em “Amour

Esta é difícil. Jessica Chastain, Jennifer Lawrence e Emmanuelle Riva são as candidatas e todas elas têm hipóteses idênticas de vencer este prémio. A minha aposta pessoal recai em Emmanuelle Riva, porque acredito que a Academia vai querer homenagear a carreira desta magnifica atriz octogenária, que teve em “Amour” mais um trabalho de luxo. Chastain e Lawrence também tiveram performances quase perfeitas nos seus respetivos filmes, mas acho que este Óscar pertence a Riva. Lawrence deverá, no entanto, obter uma vitória embalada pelos Globos de Ouro e os SAG Awards.

Melhor Ator Secundário
Vencedor Provável – Tommy Lee Jones em "Lincoln"
Escolha Pessoal - Tommy Lee Jones em "Lincoln"

É verdade que Christoph Waltz ("Django Unchained") venceu o Globo de Ouro e o BAFTA de Melhor Ator Secundário, mas deverá ser Tommy Lee Jones (“Lincoln”) a levar o Óscar para casa. Philip Seymour Hoffman também teve um brilhante trabalho em "The Master", mas Tommy Lee Jones conferiu a “Lincoln” uma dureza cómica sem semelhante, tendo assim ajudado a tornar este filme um pouco mais cativante. Este veterano ator também venceu o Prémio SAG de Melhor Ator Secundário.

Melhor Atriz Secundária
Vencedor Provável – Anne Hataway em “Les Misérables”
Escolha Pessoal – Sally Field em “Lincoln”

Sem a presença de Nicole Kidman (“The Paperboy") entre as nomeadas, esta categoria perdeu algum do seu interesse para mim, mas não tenho qualquer problema em considerar justa a nomeação das cinco candidatas. Anne Hathaway (“Les Misérables”) e Sally Field (“Lincoln”) são as grandes favoritas, mas é Hathaway que detém para já a liderança na bolsa de apostas. Eu preferia que a Academia desse o Óscar a Sally Field, mas Hathaway também será uma justa vencedora.  

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. as minhas escolhas :
    melhor filme




    Lincoln

    melhor realização



    Steven Spielberg (Lincoln)
    Melhor actor
    Joaquin Phoenix (O Mentor)
    melhor actriz


    nomeados:
    Jennifer Lawrence (Guia para um Final Feliz)

    melhor actor secundário
    Robert De Niro (Guia para um Final Feliz)
    melhor actriz secundária
    Sally Field (Lincoln)
    melhor filme estrangeir
    Amor
    melhor filme de animação
    Brave -
    melhor argumento original
    Mark Boal (00:30 Hora Negra)
    melhor argumento adaptado
    Chris Terrio (Argo
    Melhor fotografia
    A Vida de Pi
    melhor direcção artística
    Os Miseráveis
    melhor guarda-roupa
    Anna Karenina

    melhor som
    A Vida de Pi
    melhor montagem
    Lincoln
    Melhores efeitos visuais
    Prometheus

    melhores efeitos sonoros
    007 - Operação Skyfall
    melhor caracterização
    Os Miseráveies
    melhor documentário
    The Invisible War
    curta-metragem documental
    Mondays at Racine
    curta-metragem
    Henry
    curta-metragem de animação
    Paperman
    canção origin
    "Skyfall"
    Adele
    orquestração
    Lincoln

    ResponderEliminar

//]]>