O Melhor, o Pior e o Mediano de Nicholas Sparks No Cinema

A estreia de "Um Refúgio Para a Vida"/ "Safe Haven" está a aproximar-se, por isso acho que vale a pena recordar três filmes que representam o melhor, o pior e o mediano das adaptações cinematográficas de um best-seller de Nicholas Sparks, o famoso escritor norte-americano cujos romances já venderam, aproximadamente, mais de oitenta milhões de cópias em todo o mundo. É importante lembrar que, para além de "Safe Haven", já foram adaptados ao cinema os romances "Message in a Bottle", "A Walk to Remember", "The Notebook", "Nights in Rodanthe", "Dear John", "The Last Song" e "The Lucky One". Será que "Um Refúgio Para a Vida" vai ser um sucesso?

   
O Melhor - "The Notebook" (2004), de Nick Cassavetes
Com Rachel McAdams, Ryan Gosling e Tim Ivey 
Crítica - AQUI 

Tal como o livro, "The Notebook" ou "O Diário da Nossa Paixão" foi um sucesso comercial em todo o mundo. Este romance realizado por Nick Cassavetes consegue transmitir na perfeição a mensagem e o espírito do homónimo livro de Nicholas Sparks, que é também ele um grande sucesso comercial. A sua emotiva história aliada ao belo trabalho do seu elenco e do seu diretor conseguem assim, no meu entender, dar a este produto romântico o título de melhor adaptação cinematográfica de um livro de Nicholas Sparks.


O Mediano - "Dear John" (2010), de Lasse Hallström 
Com Amanda Seyfried, Richard Jenkins, Channing Tatum 
Crítica - AQUI 

É verdade que "Dear John" é uma adaptação bastante medíocre do romance de Nicholas Sparks mas, para ser franco, a base literária também não é nenhuma obra-prima. É por isso que valorizo os esforços de Lasse Hallström que, com uma trama de base bastante mediana, conseguiu criar um bom romance para as massas onde Channing Tatum e Amanda Seyfried apresentam ambos uma química bastante interessante em cena.


O Pior - "The Last Song", de Julie Anne Robinson 
Com Miley Cyrus, Liam Hemsworth e Greg Kinnear 
Crítica - AQUI 

Para mim, não há dúvidas. "The Last Song" é claramente a pior adaptação cinematográfica de um best-seller de Nicholas Sparks, mas é também um dos piores romances da história recente do cinema. A direção de Julie Anne Robinson é desastrada, mas nada supera o nível melodramático do seu tenebroso argumento ou a igualmente tenebrosa performance de Miley Cyrus, que destruiu qualquer tipo de credibilidade que ainda poderia ter em Hollywood com este falso produto dramático.

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Concordo que The Notebook é a melhor adaptação, mas Message in a Bottle é um forte segundo lugar!

    ResponderEliminar
  2. Eu não concordo, gosto muito mais do Juntos ao Luar do que O Diário da Nossa Paixão, o segundo é extremamente previsível, muito pouco realista e muito lamechas.

    ResponderEliminar

//]]>