Crítica - Photo (2012)

 
Realizado por Carlos Saboga
Com Anna Mouglalis, Johan Leysen, Rui Morrison, Ana Padrão

Admiradora que sou da obra de Carlos Saboga enquanto argumentista ("As Linhas de Wellington", "Amor de Perdição", "O Lugar do Morto") foi com expectativa que aguardei por esta obra.
O argumento, de facto, parte da ideia promissora de explorar a personagem de Elisa (Anna Mouglalis) na sua viagem dentro de si mesma depois de encontrar fotos muito antigas que lançam pistas sobre a identidade do seu pai, viagem essa que a trará de França a Portugal em busca de três homens. No entanto, apesar de o argumento ser promissor, o espectador depara-se com a exploração interior de uma personagem carente de profundidade, visível por exemplo no seu envolvimento pouco compreensível com David (Simão Cayatte), resultando numa repetição de clichés que dão a todo o filme a sensação de o já termos visto. Essa sensação perpassa o guarda-roupa de uma simplicidade sofisticada e os ambientes que seguem a mesma linha estética. As interpretações ainda que consistentes, sobretudo no caso de Johan Leysen, Rui Morrison, Didier Sandre e José Neto, embalam-nos numa entoação monocórdica permanente que em nada beneficia a obra. Menção especial para a fotografia de Mário Barroso que condiz com toda a plástica muito agradável do filme mas destoante daquilo em que a ideia original podia ter resultado.



Por mais politicamente incorrecta que a minha opinião possa ser, não me aprece que o cinema português ganhe em repetir as fórmulas gastas de um certo tipo de cinema europeu sem lhes conseguir dar nada de novo. As personagens, neste filme, são planas, o argumento diluiu-se na beleza das imagens e o espectador perde-se na linha demasiado ténue de todo o filme que fica em qualquer lugar entre uma aguarela e uma ficção.

Classificação - 3 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>