Pérolas Indie - Rabbit Hole (2010)

Realizado por John Cameron Mitchell
Com Aaron Eckhart, Nicole Kidman, Tammy Blanchard
Género - Drama

Sinopse - Becca e Howie Corbett (Nicole Kidman e Aaron Eckhart) estão a tentar retomar o dia-a-dia após o choque sofrido pela repentina perda do filho. Oito meses atrás, os Corbertt eram uma família feliz que tinham tudo o que queriam. Agora, encontram-se presos num labirinto de emoções, memória, desejo, culpa, recriminação, sarcasmo e raiva, do qual não conseguem sair. Enquanto Becca apenas sente sofrimento nas coisas familiares que estão ao seu redor, Howie encontra nelas algum conforto. Mas as mudanças surgem de repente e em momentos inesperados. Hesitantemente, Becca abre-se com a sua opinativa e amorosa mãe, ao mesmo tempo que, em segredo, procura o contato com o adolescente envolvido no acidente que mudou tudo. Pelo seu lado, Howie imagina um possível consolo com outra mulher. Apesar de cada vez mais afastados, os dois continuam a tentar encontrar um caminho para uma vida em conjunto que lhes garanta algum potencial de beleza, o riso e felicidade. 

Crítica - Pode ter chegado com três anos de atraso ao nosso país, mas “Rabbit Hole” não deixa por isso de ser um maravilhoso melodrama familiar que nos emociona com a sua forte e tocante intriga melodramática sobre a perda, a depressão e a superação. É difícil ficar indiferente ao poderoso retrato familiar que é feito por este drama, que nos apresenta a dois pais emocionalmente destroçados que foram completamente trucidados por uma devastadora tragédia familiar e que agora tentam seguir em frente, mas o problema é que estes dois progenitores destroçados perderam todo o à-vontade que tinham um com o outro e agora, entre participações fortuitas em grupos de apoio e impetuosas discussões sobre o passado, tentam livrar-se do persistente sentimento de culpa que sentem, ao mesmo tempo que reaprendem a enfrentar a vida que tão mal os tem tratado. Becca e Howie também têm que reaprender a conviver um com o outro, porque a tragédia que inicialmente enfrentaram em conjunto começa agora a separá-los, já que ambos decidiram lidar com a sua perda e depressão de formas diferentes. Howie prefere recordar o passado feliz, mas Becca prefere viver na ignorância e na depressão, algo que a leva a procurar respostas e algum conforto improvável junto do rapaz que provocou a enorme tragédia que assolou a sua vida. Esta divergência de estratégias acaba por criar um grande fosso emocional entre estes dois protagonistas, que agora chegam a uma encruzilhada que tanto pode culminar na sua união como no seu divórcio. O argumento de “Rabbit Hole” acompanha, de uma forma quase perfeita, os múltiplos desenvolvimentos que pautam o árduo e tocante caminho que ambos decidiram seguir, aproveitando pelo meio para retratar o progressivo afastamento matrimonial que ameaça a pouca felicidade que ainda têm nas suas vidas. Os vários desafios à sua união são introduzidos e contextualizados com muita calma e cuidado, tal como as muitas dúvidas que assolam as suas mentes e que, em certas ocasiões, levam estes protagonistas a tomar certas atitudes sem nexo que são claramente movidas pela enxurrada de sentimentos contraditórios que vão sentindo ao longo do filme, e que vão desde o ódio intenso ao amor incondicional. O drama e a emoção são uma constante durante esta cuidada e valorosa obra, que conta ainda com duas excelentes performances de Nicole Kidman e Aaron Eckhart. Estes dois grandes atores transmitem muito drama e dor às suas respetivas personagens, que por sua vez ajudam a credibilizar o espirito humano e emotivo desta comovente longa-metragem que nasce de uma magistral junção entre um argumento íntegro e tragicamente virtuoso, uma direção completa e um elenco irrepreensível.

Classificação - 4 Estrelas em 5

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Vi este filme há tanto tempo que nem me lembro de tudo :P Mas sei que foi uma lufada de ar fresco. É interessante isso que referes, o facto do luto em comum acabar em última instância por os afastar, por estes reagiram em "silêncio" e à sua pópria maneira. Um grande argumento acompanhado por um leque de actores mais do que competente. Boa crítica.

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar

//]]>