Fest 2013 - Entrevista Com a Organização - 2ª Parte - Os Destaques do Festival

 
O Fest 2013 – Festival Internacional de Cinema Jovem começa já no dia 24 de Junho de 2013, em Espinho. O Portal Cinema esteve à conversa com a Organização do Fest 2013, que teve a amabilidade de nos falar sobre os principais destaques deste festival cuja programação é, segundo pude apurar, uma das melhores dos últimos anos. 
É importante começar por referir que o Fest deste ano está subordinado ao tema “Mulheres Atrás das Câmaras”. É por isso que, no meio da extensa lista de filmes que vão ser exibidos durante este festival, encontramos várias produções realizadas por mulheres. Na Competição de Longas-Metragens de Ficção, um dos grandes destaques é, precisamente, uma dessas produções, o drama peruano “The Bad Intentions”, de Rosario Garcia (25 de Junho às 23:15, no Centro Multimeios). Esta jovem realizadora peruana tem-se destacado no panorama internacional e, segundo parece, está num bom caminho para obter um nível de sucesso semelhante ao da sua conterrânea Claudia Llosa, a realizadora do aclamado drama “La Teta Asustada”, que venceu em 2009 o Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim. O seu novo projeto, “Bad Intentions”, promete ser uma das melhores longas-metragens de ficção deste festival, com a sua história sobre uma jovem rapariga com uma certa personalidade obscura e destorcida. A Competição de Longas-Metragens de Ficção terá ainda outros pontos de interesse, como o drama filipino “Breakway”, de Ian Loreños (26 de Junho às 22:30, no Casino de Espinho). Esta obra foi-nos muito bem recomendada, sobretudo por causa da criativa direção de Loreños, que é um dos realizadores asiáticos mais promissores da atualidade, mas também por causa da sua história, que lança um olhar diferente, crítico e dramático sobre o tráfico infantil. Eu também tenho que destacar o filme nacional “Um Fim do Mundo”, de Pedro Pinho, que se destaca por ser a única longa-metragem portuguesa em competição. Já no campo da Competição de Longas-Metragens Documentais existem duas produções que se destacam das restantes, o brasileiro “Elena”, de Petra Costa (25 de Junho às 22:00, no Centro Multimeios) e o lituano “How We Played The Revolution”, de Giedre Zickyte (30 de Junho às 16:00, no Centro Multimeios). O primeiro foi muito bem recebido pela crítica brasileira, que o considerou um dos filmes indies brasileiros mais interessantes dos últimos anos. Já o segundo é, nas palavras da organização, um dos grandes documentários europeus dos últimos anos. 
A Competição de Curtas-Metragens também promete ser muito interessante. Na Competição de Filmes de Ficção, por exemplo, saltam à vista os títulos: “Os Vivos Também Choram”, de Basil da Cunha; “The Giant”, de David Raboy e “Afro”, de Nina Thyberg. É claro que, tanto na Competição de Ficção, como na Competição de Animação e Documentário, existem muitos pequenos filmes de valor que merecem ser descobertos. Para além das secções competitivas, o Fest também apresentará algumas sessões especiais, como o Fest Sound, o Flavours of The World e o Be Kind Rewind. O Fest Sound apresenta um programa diferente, onde cinema e música entram em contacto para oferecer um grande espetáculo, visual e sonoro, a todos os espetadores que apreciem, de igual modo, o cinema e a música. O Flavours of The World permite ao público ficar a conhecer, um pouco melhor, o específico nível cinematográfico de alguns países. Este ano vão poder ser vistas várias curtas-metragens originárias de Itália (Parceria com o Lago Film Festival), Porto Rico e Reino Unido. O Be Kind Rewind é, como o título indica, uma espécie de retrospetiva onde serão exibidos alguns filmes menos atuais. Este ano, o Be Kind Rewind é inteiramente dedicado às mulheres. Para além de um Be Kind Rewind dedicado, única e exclusivamente, à atriz Melissa Leo, o Fest 2013 também terá duas sessões especiais dedicadas às Mulheres no Cinema, que terão apenas curtas-metragens realizadas por mulheres. 
Tal como disse na Primeira Parte da Entrevista, o Fest 2013 também terá uma forte vertente educativa através do Fest Training Groud. Este programa educativo apresenta uma série de masterclasses, workshops e debates com um grupo de ilustres convidados, nacionais e internacionais, que estão dispostos a partilhar as suas experiências e conhecimentos com o público inscrito. Entre os convidados destacam-se Melissa Leo (Atriz, Vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária), Peter Webber (Realizador), Tariq Anwar (Editor, Nomeado a Três Óscares de Edição), Tim Corrie (Diretor dos BAFTA) e Cristian Berger (Diretor de Fotografia). É precisamente sobre este último convidado que recaem as grandes esperanças da organização, que espera que Berger lecione uma das masterclasses mais emblemáticas e memoráveis da história deste festival. É claro que Melissa Leo (Relação de Atores Com Realizadores) e Peter Webber (Direção) também se destacam, como é óbvio, como dois dos principais oradores da edição deste ano. As suas masterclasses parecem ser muito interessantes e serão, quase de certeza, as mais concorridas desta edição que, ao todo, contará com seis dias de masterclasses e workshops que serão lecionados por cerca de trinta oradores. É de aproveitar. O Fest 2013 começa já no dia 24 de Junho, com a exibição, em antestreia nacional, do filme "Emperor", de Peter Webber.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>