O Trágico Fim dos Filmes de Domingo à Tarde Na SIC e TVI

É já este domingo que a SIC vai parar de exibir filmes durante a parte da tarde. Tal como a TVI, a SIC vai começar a exibir um programa dedicado aos arraiais populares e às festas regionais que, tal como o programa da sua grande rival, vai ter muitas performances de artistas populares e entrevistas com pessoas influentes da região. Será que Portugal precisa de mais um destes programas? A RTP1 já tem um programa semelhante aos sábados de tarde, e a TVI já tem o dela no ar há quase um ano. Eu compreendo que este formato não acarreta grandes custos para as televisões, mas será que fica mais barato do que a compra de direitos de exibição de algumas longas-metragens populares? É claro que ainda é cedo para falar sobre o futuro deste tipo de programas no panorama nacional, mas não consigo deixar de pensar que são uma ideia parva que, neste caso concreto, vem extinguir as tradicionais tardes de cinema nos dois principais canais de acesso público do nosso país. É uma perda relativa para os cinéfilos nacionais, mas é uma perda significativa para a nostalgia de quem, nos últimos anos, habituou-se a ver alguns filmes, de qualidade duvidosa, durante a programação vespertina dos principais canais portugueses durante o fim-de-semana. Felizmente, a RTP1 vai continuar a apostar, pelo menos para já, na exibição de longas-metragens durante as tardes de domingo, mas esta programação não é regular ou definitiva e, como se pode ver pelos exemplos das suas rivais, está sempre sujeita a mudanças. 
É claro que as pessoas que realmente querem ver filmes na televisão têm opções bem melhores que a SIC, TVI e RTP1 graças aos canais de televisão por cabo especializados nesta área, como os Canais TVCine, os Canais FOX, o Canal Hollywood ou os Canais AXN. Já as pessoas que não têm televisão por cabo, podem sempre optar pelos sempre fidedignos DVDs/ Blu-Rays ou pelas salas de cinema, que continuam a ser a escolha mais acertada para quem quiser ter a melhor experiência cinematográfica possível. O problema da extinção da programação cinematográfica da SIC e da TVI aos domingos de tarde não está portanto na falta de opções viáveis ou na grande perda cultural que isso representa para os cinéfilos nacionais, mas sim no preocupante desinteresse que os dois principais canais generalistas têm vindo a demonstrar pelo cinema, e na extinção (desejavelmente temporária) de uma longínqua tradição que uniu famílias e gerações inteiras à volta de uma televisão, aos domingos de tarde, para ver um filme básico mas divertido, como aquelas comédias familiares de fraca qualidade ou aqueles filmes de ação com pouco sentido. Se não estivermos perante uma época festiva especial, a SIC ou a TVI já só passam cerca de cinco ou seis filmes por semana, ao passo que, há uns anos atrás, chegavam a ter uma exibição regular de pelo menos dez filmes por semana, muitos dos quais a horas decentes. 
Eu temo que daqui a alguns anos, a SIC e a TVI vão deixar de passar filmes a horas aceitáveis, e temo também que a RTP (RTP1 e RTP2), na sua ânsia de cortar custos devido à crise, também aposte na mesma estratégia e extinga o “5 Noites, 5 Filmes” da RTP2, ou a exibição regular de filmes que a RTP1 ainda vai promovendo durante o fim-de-semana. Infelizmente, Portugal não é caso único, já que esta situação tem-se verificado um pouco por toda a Europa e América, mas será que a troca de filmes por fracos realitty shows e programas regionais sem grande valor é a atitude certa? Eu acho que não, mas as televisões parecem achar que sim. Estamos perante o fim da nostalgia e o início de uma nova geração, que vai parar de ver aqueles típicos filmes fraquinhos de sábado ou domingo à tarde nos canais generalistas. É uma tradição que se perde mas é, sobretudo, uma experiência familiar que desaparece do mapa. É uma pena, não pelo valor valor dos filmes que não serão exibidos, mas sim pela experiência social e familiar que se perde com o fim deste ciclo.

Enviar um comentário

8 Comentários

  1. Permita-me acrescentar que a substituição e filmes pela destes programas e, mais grave ainda, pela substituição de reality shows (leia-se big brothers e afins) não passa só pela redução de custos, mas acima de tudo pela constante estupidificação do povo!

    É inaceitável que os programas mais vistos sejam os big brothers e os splash - que se remetem sempre ao mesmo e, no fundo, só retratam a podridão de personalidades que encontramos no nosso país.

    Estes programas que têm custos mínimos para as cadeias televisivas em nada contribuem para a divulgação do país, já que, do que vi, pouco se focam em mostrar a localidade em si, em desenvolver os seus verdadeiros pontos fortes - chegando, muitas vezes, a ridicularizar esses mesmos pontos - e se focam precisamente naquilo que menos interessa: no "espectáculo" dado por "artistas" de qualidade dúbia!

    Para terminar: é de elogiar a ainda presenta capacidade da RTP que não só continua a passar filmes, como é a única cadeia televisiva que nos vai dando filmes que se afastam do estereótipo Adam Sandler e semelhantes. É com enorme prazer que ainda há uns dias reparei que passavam o Inception e, semanas antes, passaram os 007 a horas decentes - na SIC, normalmente, passavam-nos às 02h ou 03h

    ResponderEliminar
  2. E falando em estupidificação do povo,convém já agora não esquecer o número excessivo de telenovelas brasileiras exibidas neste caso concreto na SIC todos os dias.Lamentavelmente de 2ª a 6ª a seguir ao jornal da noite,levamos uma injecção de 3 novelas seguidas.Em que é que isto enriquece a cultura geral do povo?

    As poucas séries que ainda são exibidas,são-no nos horários mencionados no comentário anterior,a horas a que já poucos assistem porque no dia a seguir há que levantar cedo.E é um verdadeiro prodigio conseguir assistir a alguma coisa do principio ao fim no meio de tanta publicidade...

    Valha-nos a RTP por enquanto,pelo menos para quem ainda assiste à televisão pública.Recordo-me que na minha infância e até mesmo durante a adolescência,quando só existiam dois canais de televisão em Portugal,tinhamos uma maior variedade e qualidade na programação.Ele era concursos televisivos,séries,filmes,talk shows,documentários,etc etc.Depois veio a televisão privada e a partir daí foi o que se viu!

    É pena que acabem com os filmes na televisão mas quem gosta verdadeiramente de cinema há de encontrar sempre alternativas!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que esta decisão da SIC não me incomoda nada. Os filmes de fim-de-semana à tarde nos canais generalistas são, no geral, bastante fracos, e a tal "experiência familiar" que refere na sua opinião não é de forma alguma um hábito da actualidade (até porque, se fosse, as audiências seriam outras).

    Ficaria muito mais incomodado se cortassem o "5 Noites, 5 Filmes" na RTP2, ou, pior ainda, se acabassem com o Hollywood ou a FOX Movies. Aí sim, passam filmes para todos os gostos, e que vale a pena ver.

    Em relação às tardes da SIC e da TVI, sou da opinião que substituíram entretenimento barato por entretenimento barato. Mais do mesmo, portanto. Já o Big Brother não me parece que tenha alguma coisa a ver com esta história, até porque há muitos anos que a TVI e a SIC não exibem filmes nesse slot.

    ResponderEliminar
  4. Vamos ver por quanto tempo é que a SIC e a TVI, vão conseguir ter nas tardes de domingo estes fracos realitty shows; quando as audiências caírem a pique, mudam logo a programação. Por outro lado, será a oportunidade da RTP aumentar as audiências, se mantiver alguns filmes durante os fins de semana.

    ResponderEliminar
  5. Tem uma solução bastante simples para esse problema. Desligue a televisão, levante-se do sofá e vá dar um passeio com a sua família! Isso sim é tempo de qualidade e bem passado!!! Agora dizer que é uma "tradição" ver televisão com a família? Por favor...

    ResponderEliminar
  6. os canais convencionais estão uma verdadeira porcaria nos finais de semana só pensam em audiência e não no gosto dos espectadores estamos partindo para o fim do cinema na tv portanto só resta mesmo voltar a frequentar a telona fora de casa aquela que realmente foi feita para exibir o que há de melhor nos lançamentos inéditos.

    ResponderEliminar
  7. https://www.facebook.com/pages/De-volta-as-tardes-de-cinema-SIC-e-TVI-ao-domingo/442198582569240

    FAÇAM UM LIKE E PARTILHEM COM TODOS OS AMIGOS!!

    ResponderEliminar
  8. Verdade! Ver a SIC ou TVI ao domingo à tarde é para esquecer. Filmes decentes, só mesmo nos canais pagos. Mesmo antes raramente passavam filmes bons. É como disseram anteriormente, "...levantar do sofá e ir dar um passeio." :) Para quem tiver os canais pagos, sempre podem recorrer às gravações automáticas e escolher um que ainda não tenham visto. Já agora deixo um link interessante www.nabox.net . O nabox permite facilmente saber que filmes estão disponíveis e se valem a pena.

    ResponderEliminar

//]]>