Crítica - Despicable Me 2 (2013)

Realizado por Chris Renaud e Pierre Coffin
Com Al Pacino, Kristen Wiig, Steve Carell

Os que já conhecem o agora bem-disposto Gru, as suas três pequenas filhas adotivas e os seus engraçados lacaios amarelos podem ficar descansados, porque “Despicable Me 2” mantém o nível de diversão e aventura do seu agradável antecessor que, a julgar pelo seu sucesso comercial e pelos comentários positivos que ainda hoje circulam pela internet, fez as delícias do público em geral. Tal como essa aclamada e bem-sucedida animação, “Despicable Me 2” é um filme bastante razoável para todas as idades, mas é claro que os mais novos poderão retirar uma experiência mais divertida deste produto que, no entanto, também tem potencial para atrair um público mais velho, que pode esperar encontrar algumas boas surpresas no seio da sua história, mas se por alguma razão não as encontrar, então pode sempre deleitar-se com todas as sequências de comédia protagonizadas pelos Minions que, para mim, continuam a ser as verdadeiras estrelas deste franchise. 


O leve registo moral e familiar do primeiro filme volta a estar presente nesta continuação, cujo enredo também é assinado pelos guionistas Cinco Paul e Ken Daurio, que fizeram questão de continuar a aprofundar, de forma leve mas astuta, o progressivo desenvolvimento da nova personalidade do protagonista e da sua relação parental com as três órfãs. Pelo meio destes pequenos mas importantes momentos mais íntimos, “Despicable Me 2” foca-se, quase em exclusivo, no desenrolar da nova aventura do protagonista que, em parceria com os seus novos e velhos aliados, espera capturar um perigoso vilão e dar assim mais um passo na sua reabilitação humana e social. Entre a ação desta aventura e a emotividade dos seus vários momentos mais humanos e familiares, “Despicable Me 2” também nos oferece alguns momentos cómicos, cuja esmagadora maioria é protagonizada pelos Minions, os adoráveis bonecos amarelos que mereciam ter ainda mais relevância no seio da trama. Para todos aqueles que, tal como eu, queriam ver mais um pouco destas criaturas, então podem ficar descansados porque em breve a Universal Pictures e a Illumination Entertainment vão lançar um filme dedicado, em exclusivo, a estas fantásticas criaturinhas, que terão nesta obra todas as oportunidades de entreter o mundo com as suas divertidas palhaçadas. 


É escusado discutir ao pormenor o visual e o detalhe da animação desta sequela, já que há poucas novidades ou diferenças assinaláveis entre este produto e o primeiro filme, até porque Pierre Coffin e Chris Renaud mantiveram-se no cargo de realizadores. As bases visuais mantiveram-se e, portanto, somos novamente presenteados com um filme muito colorido e abonecado que, apesar de não ter o detalhe gráfico de outras grandes produções do género, tem, ainda assim, uma componente visual bastante atrativa. Vê-se bem que “Despicable Me 2” não é um claro candidato ao Óscar de Melhor Filme de Animação, como os novos trabalhos da Pixar ou da DreamWorks, mas é, ainda assim, um bom filme de entretenimento para todas as idades.

Classificação - 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. O João disse: "Vê-se bem que “Despicable Me 2” não é um claro candidato ao Óscar de Melhor Filme de Animação"
    mas foi nomeado para 2 Oscars, Melhor Filme de Animação e Melhor Música Original. Ando a ler muitas crítcas suas que caiem muito ao lado da realidade. Tem a certeza que percebe o sufeciente de cinema para críticar sobre o que vê?

    ResponderEliminar

//]]>