Under The Dome e Siberia - As Novas Séries Deste Verão

Os canais da televisão por cabo nos Estados Unidos da América costumam ser os únicos que, durante o Verão, apostam na exibição regular de séries de comédia e ficção. Esta aposta compensa-lhes bastante, porque durante esta época não têm quase concorrência nenhuma dos cinco principais canais norte-americanos (ABC, CBS, FOX, NBC e CW), que preferem apostar numa programação à base de programas desportivos, reality shows e reposições de séries canceladas ou já concluídas. É por isso que, durante os meses mais quentes do ano, passam nas televisões norte-americanas as novas temporadas de séries de sucesso, como “Falling Skies” (TNT), “Breaking Bad” (AMC), “Dexter” (Showtime), “Veep” (HBO), “The Newsroom” (HBO), “Rizzoli & Isles” (TNT), “Burn Notice (USA), “The Killing” (AMC), “True Blood” (HBO), “Teen Wolf” (MTV) ou “Suits” (USA) mas, por vezes, os principais canais americanos lá apostam em séries originais para tentarem manter um certo nível de competitividade mas, sobretudo, para tentarem promover ao máximo, através de anúncios televisivos, as novas séries que irão lançar em Setembro. É claro que a maioria dos projetos ficcionais que são exibidos, por esses cinco principais canais durante a época veraneante, são, muitas das vezes, enormes fracassos de audiências e criatividade, que em condições normais nunca conseguiriam competir com as várias séries que são exibidas em horário nobre durante a tradicional época televisiva, que vai desde Setembro até Maio. Este ano, a NBC e a CBS foram os únicos grandes canais que decidiram apostar forte na exibição regular de séries durante o Verão e, entre as suas escolhas, há duas que saltam à vista por razões distintas. 
A grande aposta da CBS para este e, presumivelmente, para os próximos Verões reside em “Under The Dome”, uma série sci-fi baseada no homónimo conto de Stephen King, que já anda a ser preparada pelos produtores Brian K. Vaughn, Neal Baer, Justin Falvey, Darryl Frank, Jack Bender, Steven Spielberg e Stacey Snide desde 2009. Ao fim de muitas dúvidas e incertezas, “Under The Dome” estreou finalmente na CBS no dia 24 de Junho de 2013, tendo esse primeiro episódio registado uma audiência recorde de aproximadamente treze milhões de americanos. Os dois episódios que se seguiram a este episódio piloto também conseguiram registar bons números de audiências e, pelo que se pode ler na internet, conseguiram manter o interesse do público na história deste programa, que explora o stressante quotidiano da população de uma pequena cidade norte-americana que, de um momento para o outro, ficou presa debaixo de uma gigante redoma invisível que apareceu do nada e que, devido à sua estranha natureza, impede os habitantes desta localidade de contactarem com o exterior. Esta série tem tido o apoio do autor do livro, Stephen King, que faz questão de supervisionar o guião de todos os episódios para garantir que a série não se desvia muito da sua base original. É por causa desta coerência e latente criatividade que “Under The Dome” tem vindo a receber muitos elogios por parte da imprensa e do público, que não parecem ver nesta série um simples programa de Verão, mas sim um projeto de valor. Mike Vogel, Rachelle Lefevre, Natalie Martinez, Britt Robertson e Colin Ford são a principais estrelas do elenco regular desta série, que ainda não tem uma emissora no nosso país. 
Já a grande aposta da NBC é numa série chamada “Siberia”, que embora seja muito mais fraca que “Under The Dome”, consegue ainda assim ser bastante intrigante. Criada por Matthew Arnold, “Siberia” é uma série sobrenatural que nos conta a história de dezasseis pessoas, que são enviadas para uma zona remota da Sibéria (Rússia) para participarem num reality show de sobrevivência, que se tornará muito mais perigoso do que qualquer um deles pensava. Esta série pega em alguns dos elementos da nova vaga de filmes de terror para criar uma história com um conceito relativamente inovador, que promete manter os espetadores na expetativa em relação ao que pode acontecer aos jovens concorrentes do reality show. Segundo parece, as intrigas de “Siberia” têm agradado ao público, já que a série tem registado audiências razoáveis mas, ao contrário de “Under The Dome”, a segunda temporada deste projeto ainda não está assegurada.

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Excelentes apostas. As duas são sensacionais. Ambas pegam bastante essa parte de suspense e mistério. Under com a questão da redoma e Sibéria com os mistérios de Tunguska, meteoros, "Objetos no céu", povos perdidos na história, e agora mais recentemente a provável aparição de Pé Grandes e Dinossauros. Não canso de elogiar as duas séries. Na minha opinião, Sibéria não só merece, como deve ser renovada, mas se houver apenas uma temporada, já vai ter valido a pena. Under vai continuar sendo a minha série favorita nesse período por muitos anos.

    ResponderEliminar
  2. Vejo atentamente a série Under the Dome e após alguma pesquisa:
    “Under the Dome” will return in 2014 with 13 new episodes, the first of which will be penned by King himself.

    http://baltimore.cbslocal.com/2013/07/31/under-the-dome-renewed-for-second-season/

    ResponderEliminar
  3. ambas as series sao boas, mas pra min siberia é bem melhor

    ResponderEliminar

//]]>