Crítica - Man of Steel (2013)

Realizado por Zack Snyder
Com Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon, Russell Crowe 

Longe vão os tempos em que o Super-Homem era sinónimo de Christopher Reeve a salvar gatinhos de uma árvore no seu clássico uniforme com as cuecas vermelhas de fora das calças azuis. 2013 é definitivamente o ano da reinvenção do mítico herói da DC Comics, já que “Man of Steel” é diferente de tudo aquilo que havíamos visto no passado. O Super-Homem de Bryan Singer pretendia homenagear a lenda de Christopher Reeve, apresentando-nos um Clark Kent em tudo semelhante ao dos anos 80 e até mesmo uma banda-sonora fiel à original de John Williams. Como é sabido, essa abordagem mais nostálgica e sentimental às aventuras do herói de capa rubra não funcionou em pleno, pois os críticos dividiram-se entre o aplauso e o apupo, e o público em geral torceu o nariz a um Kal-El com ar de menino e perdido de amores pela casada Lois Lane. O Super-Homem (talvez o maior e mais emblemático de todos os super-heróis) voltou então a ser colocado na gaveta dos estúdios de Hollywood. Até ao dia em que Christopher Nolan (sim, o responsável pela bem sucedida reinvenção de Batman) e Zack Snyder se juntaram para dar a volta ao universo do extraterrestre mais famoso de todos os tempos e oferecer às audiências de todo o mundo a primeira aventura em grande escala do mítico super-herói. Este é o primeiro filme puramente bélico do Super-Homem. Aqui, Kal-El deixa de ser um escuteiro que passa os dias a prender criminosos vulgares e torna-se um guerreiro feroz e musculado, que desconfia das intenções da raça humana e prefere viver em isolamento. Senhoras e senhores, se queriam um filme do Super-Homem com ação a rodos e antagonistas à altura do grande herói, “Man of Steel” é o filme por que tanto haviam aguardado. Porém, fica desde já o aviso de que nem tudo são rosas, pois estamos longe de estar perante uma obra perfeita a todos os níveis.

Afirmando-se de facto como uma reinvenção da personagem e não como um simples reboot que nos mostra mais do mesmo, “Man of Steel” ignora por completo a herança dos filmes clássicos de Reeve e opta por uma abordagem mais moderna e realista ao universo de Kal-El. O prólogo não se diferencia assim tanto das obras que ficaram para trás. Face à iminente extinção do planeta Krypton, Jor-El (Russell Crowe) decide salvar a vida do seu único filho, colocando-o numa nave espacial ultramoderna e enviando-o para uma galáxia distante, mais propriamente para o planeta Terra. A partir daqui é que as coisas sofrem uma ligeira alteração. Ao invés de ser um menino bonito que um dia descobre um cristal que o levará a transformar-se no Super-Homem, Kal-El/Clark Kent (Henry Cavill) é um jovem inadaptado e algo rebelde que decide enfrentar o mundo após a morte trágica do seu pai adotivo (Kevin Costner). Sem saber quem é e o que faz entre os humanos, Clark viaja pelo mundo em busca de respostas, aceitando todo o tipo de trabalhos e travando conhecimentos com todo o tipo de pessoas. Num dia como tantos outros, ouve falar de um objeto não identificado que está a ser investigado pelo governo norte-americano. Pressentindo uma certa ligação a esse objeto, depressa viaja até ao local para se inteirar da situação. Aí descobre uma nave dos seus antepassados e aí compreende o papel que tem a desempenhar no seio da humanidade. Um papel que depressa o coloca frente-a-frente com o General Zod (Michael Shannon), um dos últimos sobreviventes do extinto planeta Krypton…

Os filmes de Reeve e o recente “Superman Returns” de Bryan Singer habituaram-nos a encarar as aventuras do Super-Homem como aventuras leves e até mesmo cómicas. Aventuras para um público essencialmente juvenil, portanto. “Man of Steel”, no entanto, é tudo menos cómico e juvenil, e isso é que o torna tão diferente de tudo o que está para trás. Este é o primeiro filme de guerra do Super-Homem. É a primeira vez que vemos o herói de capa encarnada a lutar com alguém com todas as suas forças, e isso é deveras emocionante. A maior crítica que sempre se fez aos filmes do Super-Homem é que nunca apresentavam um antagonista que estivesse verdadeiramente à altura do poderoso herói. Na maior parte dos casos, o herói passava o tempo a salvar pessoas de incêndios e a evitar desastres entre automóveis. Pois bem, comprovando que estão atentos às críticas, Nolan e Snyder ofereceram um vilão de peso a Kal-El, e isso traz uma lufada de ar fresco ao universo do Super-Homem. Zod é o perfeito antagonista de Kal-El e a batalha final entre os dois é verdadeiramente espantosa. Os humanos quase parecem formigas indefesas por entre as trocas de murros dos dois deuses voadores e isso causa um impacto enorme no espectador. Infelizmente, o foco quase exclusivo no lado bélico do enredo faz com que a película tenha pouco coração. De certa forma, “Man of Steel” é o perfeito oposto de “Superman Returns”. “Superman Returns” tinha coração a mais e ação a menos. “Man of Steel” foca-se tanto nas batalhas que negligencia por completo o sentimentalismo. O argumento não é tão consistente como deveria ser, dado que ficam algumas pontas soltas no ar. E as personagens humanas estão muito mal aproveitadas, sendo arremessadas para o meio do enredo como rodelas de batata para um caldo de sopa e não tendo tempo para se desenvolverem adequadamente. A própria batalha final (apesar de espetacular e intensa quanto baste) perde com esta falta de coração humano, já que a audiência dificilmente se importará com o destino de personagens que mal conhece. A sensação que fica é que a película necessitava de mais minutos para resultar verdadeiramente, minutos gastos no desenvolvimento das personagens (incluindo a do próprio Kal-El). Da forma como as coisas estão, fica no ar a ideia de personagens unidimensionais e de um argumento com algumas falhas. Ainda assim, “Man of Steel” é uma interessante redefinição de uma personagem bombástica, com entretenimento a rodos para toda a família e com sequências de ação que merecem ser vistas numa tela de cinema. Ficamos à espera de ver o que a sequela nos traz, sendo no entanto difícil de prever como é que Nolan e Snyder vão elevar a fasquia depois de um vilão tão impressionante e de uma componente bélica tão acentuada.
Classificação – 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

49 Comentários

  1. Boa noite, faço das suas minhas palavras.
    O que um tem a mais o outro tem a menos, eu pessoalmente adorei o outro filme e tem lógica ser mais emocional porque a história passa-se muitos anos após o enredo deste filme, e as principais personagens já têm uma ligação entre elas.
    Em termos de vilões para uma suposta sequela e que tal o Doomsday, o que matou na BD o nosso super.
    Eu também daria 3,5 ou até 4 porque em termos bélicos e de efeitos está brutal e foi o único filme que demonstra um pouco do poder do Super Homem, gostei muito do anterior o pormenor da bala no olho.
    Neste adorei também o aprofundamento de tudo o argumento, de Krypton so famoso S do fato, o próprio fato etc.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela crítica. Felicito porque o cinema nos últimos anos tem tido uma massificação em termos de opiniões (ao alcance de toda a gente) entre essas muitas de um tom ridículo e de alguma forma desrespeitador. Não sei se é por causa dos fans da Marvel, e mesmo aí são universos diferentes.

    Por isso vi exatamente o mesmo MAN OF STEEL que o portal de cinema Não era fan de super homem, não gostei muito do filme de 2006 e agora pela primeira vez convenceu-me.. tal como em 2005 o Batman Begins ...pois claro!

    A proposito: não compreendo como é que as pessoas, sobretudo no EUA desejam tanto a Liga da Justiça, não basta existirem grandes filmes como a trilogia Dark Knight e Man of steel como também agora somos obrigados a ter de os ver juntinhos? É que batman assim vai voltar a ser novamente um REBOOT! porque nem Nolan nem Bale vão voltar! precisamente Nolan que recriou a maneira de ver os super herois pode passar para segundo plano.. A DC COMICS VAI PASSAR A SER A MARVEL E A MARVEL A DC COMICS LOL

    ResponderEliminar
  3. Desculpe antes de mais nada, mas estou tentando divulgar minha revolta em todos os canais na Internet. Tenho 40 anos e estou com nojo desta nova versão.

    Como pôde o Sr. Zack Snyder gastar todo nosso tempo e ansiedade com esse filme lixo. Cenas copiadas de Matrix Revolutions sem qualquer propósito, apenas derrotar o já derrotado em Superman II. Minha revolta começa pela ignorância de um diretor recalcado que tenta recriar uma coisa que é maior do que ele.

    Assistir a esse lixo só me fez pensar nas franquias Marvel e Star Wars. Para começar, como alguém com suas faculdades em pleno funcionamento me faz um filme sem 50% de sua essência: a trilha sonora.

    Ok, todos queríamos uma refilmagem, nos salvar do fracasso de "Superman Returns", um filme melado e sem sentido de existir, com apenas algumas cenas, que por sua vez são mais criativas do que as "copiadas" em "Man Of Steel", mas que valem o ingresso e a diversão.

    Repudio toda forma idiota de se tentar construir alguma coisa do zero sem respeitar sua origem.

    Por fim, quero dizer apenas algumas palavras...

    > Imagine um Star Wars sem a música tema do Darth Vader... imagine um filme de tubarão sem as notas musicais que nos aterrorizam e causam calafrios na espinha... imaginem um personagem com a alma retirada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah cara, vai a merda. Você quer um Superman "meia-bomba"? Filme ótimo e se não gostou, vá assistir Bob Esponja

      Eliminar
    2. Bob esponja é melhor que tal produção lixo como bem disse o amigo Christian Silva. Man of steel é mais um hollywoodiano sem nenhum conteúdo. Sinto pesar pelo fracasso do filme. Vale lembrar que tal decepção se manifesta pelas bilheterias. O público aguarda pela verdadeira essência do herói perdida após Reeves. A indústria esquece que mesmo após toda a tecnologia adquirida o público ainda quer história, quer o espírito do personagem agregado a um bom roteiro, com a tecnologia atual em termos de produção de imagens e com a velha trilha sonora. Algo mais inteligente. Mas acho que no final das contas somos subestimados pela grandes produtoras...as quais acham que todos só assimilam barulho e quebradeira.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Esses caras que dizem que o filme é ruim é porque gostam de chatear ou mais provável querem parecer inteligentes. E sim o filme é excelente vou até comprar em BD e cara Superman já voava bem antes do Neo, se é para falar de copia, Matrix é uma copia de um anime Ghost in the Shell (Fantasma do Futuro - no Brasil ) criada por Masamune Shirow. Acho que vocês queriam ver o Superman contando piadas ou agindo como idiota só pro público imbecil dar risadas. Se for pra faturar muito com o público que preferiu Meu Malvado Favorito 2 (filme pra criança)é melhor não, afinal a sequência de Man of Steel já foi confirmada. Se vocês tiverem um roteiro melhor e uma direção melhor vão em frente.

      Eliminar
    5. Zack Snyder produziu "lixo"? Claramente nunca viu filmes como watchmen e 300. Este "Man of Steel" faz-nos crer em um Superhomem que é mais humano do que nos filmes anteriores. E devo dizer que apesar da iconica musica de john Williams Hans Zimmer é na minha opiniao um dos melhores compositores de Hollywood. Eu fui ver o filme e adorei. Apesar de ter algumas reclamçoes( tal como a morte de Zod e Jonnathan Kent) nao deixo de achar Mna of Steel brilhante. Vá rever o Superman returns entao

      Eliminar
  4. "Superman Returns” tinha coração a mais e ação a menos. “Man of Steel” foca-se tanto nas batalhas que negligencia por completo o sentimentalismo."

    De fato, Superman Returns tem mais coração do que Man of Steel, mas dizer que o segundo negligenciou por completo o sentimentalismo é demais. O filme trata, justamente, de emoções humanas, principalmente as que envolvem Kal-El. Eu mesmo me empolguei e me emocinei com diversas cenas.

    Quanto aos personagens secundários, só alguns tiveram destaques, os outros estavam ali por estar mesmo (todo filme tem esses personagens de "preenchimento"), mas o que importa é que trabalharam bem! A personagem Jenny, tão apagadinha, conseguiu me passar um aperto no coração quando ela está soterrada, sem falar no Perry tentando ajudá-la, tudo isso em meio a Terraformação, pra mim, foi o curto, mas destacável momento deles no filme. Na continuação poderão ter mais espaço.

    Apesar de Man of Steel ser apenas o início, optou-se por impactar, por isso as grandes cenas de ação e pouco desenvolvimento dos personagens (com exceção de Clark e Lois). O clima do filme foi de urgência, o azulão estava precisando de algo bélico nas telonas, visto que Superman Returns foi um chove e não molha. Imagina se tivéssemos outro filme contando de forma linear a vinda de kal-El, Clark adolescente no colégio, crescendo e virando repórter, Lois querendo saber quem é o Superman ao lado de Clark (~_~), e de quebra, Lex Luthor de novo como vilão (não, obrigado!).

    O filme é muito bom e a trilha sonora está ótima (parabéns, Hans Zimmer!). Espero que a continuação não envolva um vilão ou uma vilã de origem alienígena e que seja um filme menos destrutivo para não ficar repetitivo, Será o momento de vermos o Superman mesmo, alguém menos inconsequente, pois em Man of Steel, Clark é bem impulsivo devido a abordagem humana que deram a ele, que por sinal, foi fantástica.

    ResponderEliminar
  5. Boa trama roteiro de sessão da tarde! filme mediano, ação sem impacto nenhum!! trilha sonora fria!!!

    ResponderEliminar
  6. As próximas sequencias poderiam contar com Doomsday, Darkseid e Lex Luthor

    ResponderEliminar
  7. Quem gostou, gostou, quem não gostou vai assistir o Supinho do Reeve, que parece mais uma paródia do Super Man, tudo bem ser saudosista, mas querer enfiar goela a baixo que o Reeve é o único e insuperável Super, ah vá...., Man of Steel trouxe o verdadeiro Super Man dos quadrinhos e da Liga da Justiça para a telona. Agora deixa de ser menino véio catarrento e aceita isso.

    ResponderEliminar
  8. Filme show de bola. Acabei de chegar do cinema, nota 10.

    ResponderEliminar
  9. Filme ruim demais só as cenas de ação são legais, a história é muito mal contada.

    ResponderEliminar
  10. Se você tivesse os poderes do Superman e visse seu pai prestes a ser sugado por um tornado o que você faria? Pois bem, é melhor que no segundo filme o Batman fique de olho neste super-homem, pois eu não confio nele. O filme chega a ser chato no final, visto que as cenas de destruição não acabam mais. Não tem emoção, só destruição. Saudades de Reeve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. kkkkkkk, é verdade, o JOnatan Kent se suicidou. SUPER NOIA.

      Eliminar
  11. Ver o próprio pai ser engolido por um tornado e não fazer nada por ainda não estar pronto para revelar os seus poderes foi o fim da picada, matou o roteiro. Destruiram Nova York inteira, prédio a prédio, que chegou a cansar o público do cinema. Ouvi pessoas comentando: -Caramba, não termina mais... O snyder gastou tudo o que podia de destruição neste filme e agora vão pedir socorro pro Batman para continuar a franquia. Reeve para sempre...

    ResponderEliminar
  12. Hoje em dia é tudo computação grafica. Quero ver fazer um filmaço como Superman o Filme, que foi feito na raça e será lembrado para sempre. Man of Steel precisará de uma muleta chamada Batman. Superman o filme reinou absoluto desde 1978 até hoje e no futuro será lembrado como o filme definitivo do Superman. Man of steel será esquecido como o Lanterna Verde.

    ResponderEliminar
  13. O jonatan Kent ficou com o saco tão cheio das reclamações do filho que preferiu ser levado embora na ventania. Na ventania também se foi os dialogos e a historia do filme, com um Klark Kent vagando como um NOIA pelo mundo para descobrir por que está aquí. Depois é só destruição, demolição e explosão até cansar de ver. Tenho 14 anos e acabei de assistir Superman o filme, de 1978, e gostei muito mais do que MAN OF STEEL.

    ResponderEliminar
  14. Deixou o próprio pai morrer e ficou imitando Jesus Cristo o filme inteiro. Ridículo.

    ResponderEliminar
  15. Fui com minha esposa assistir ao filme, depois de 2/3 do filme rodando, notamos pessoas indo embora, no fim do filme comentei com minha esposa "deveriamos ter ido também". Achei o filme com ação demais e faltando algum tempero.......nós infelizmente não gostamos.

    ResponderEliminar
  16. É uma pena ver que teve gente que não teve a capacidade de entender a morte de Jonathan Kent, e o pior é achar que o filme só teve "ação e quebradeira" quando quase todo o 2º e 3º ato do filme é só história, imagina se tivesse mais diálogo antes da ação pesada (acho que teria gente dormindo). E outra, não vi como o filme poderia ter se prolongado depois da luta em Smallville, a história foi contada até aquele ponto, logo, o que veio em seguida era o que a maioria tava querendo, ação!

    Engraçado ver que boa parte dos que reclamaram da ação em Man of Steel elogia Os Vingadores, que além de ter menos história, também tem suas cenas de ação prolongada (ataque na base área e logo depois em Nova York). Mais engraçado que isso é ver gente citando Nova York em vez de Metrópolis, haha (e a cidade não foi completamente destruída, se prestassem mais atenção, veriam que a maioria da cidade ficou de boa, é só ver o número de prédios e outros locais intactos quando o Super persegue o Zod no ar).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é muita AÇÃO: enganaÇÃO, destruiÇÃO, ... Jor-el parece o OBI-WAN abrindo e fechando portas,kkkkkk. Nave do independece day, kkkk. Quem vai lembrar dessa trilha sonora daqui a uns trinta anos?

      Eliminar
    2. Se você sentiu-se enganado, bom, o problema é seu. Jor-El foi fantástico, e a nave foi um diferencial, sem falar que foi essencial para a trama abordada, comparar com outros filmes não diminui em nada os méritos, mas cada um com sua opinião. Quanto a trilha sonora, acredito que ela nunca teve a intenção de ser clássica como a de John Wiliams, mas encaixou perfeitamente com o clima do filme, e isso é o que importa. Se a mesma será ou não lembrada, só o tempo dirá (por enquanto a trilha está na minha mente, no meu pc e no meu cel., xD).

      Eliminar
  17. O Superman de Cristopher Reeve é lendário, tem um brilho especial.

    ResponderEliminar
  18. não gostei.
    Primeiro achei barulhento demais.
    Atropelaram a história...não sei como está o gibi, mas esse super trouxe apenas destruição e morte.
    No inicio do filme ele quase não aguenta segurar uma torre.
    Outro erro grave foi o superman lutar de igual pra igual com os outros alienígenas. A sua força dos raios solares que estão em seu corpo durante 47 anos e teve tempo para se acostumar com o poder. Os outros mesmo não tendo o sol como energia durante um tempo já são tão fortes quanto ele (puff).
    A história desviou do original e além disso, ficou toda confusa.
    A louis era pra ter morrido umas 50x no filme e quando a salvou outras milhares de pessoas morriam.
    O superman é amigo? Pelo menos 1 milhão de pessoas morreram....

    ResponderEliminar
  19. O coitado do Jonatan Kent saiu correndo em direção do tornado para salvar o cachorro e conseguiu. Esta é a melhor cena do filme. Já a pior cena de todos os filmes de super herói que eu já ví foi o poderoso superman ver o pobre do jonatan kent morrer e não fazer absolutamente nada. Pelo amor de Deus, se você leitor, visse seu pai em apuros iria deixar ele ser sugado pelo tornado? Eu não. Eu iria aproveitar a ocasião para aparecer para o mundo. Quer saber? Já estou enjoando de computação gráfica, cenas tremidas e barulho. Nem é o ator que está alí. O filme quase nem teve diálogo com o Perry White, dono do jornal e eu esperava muito mais da atuação da atriz que fez a Lois. O Henry Cavill até que se saiu bem, mas Reeve tinha cara de homem e não de adolecente. Reeve tinha brilho e não era apenas um galã. Efeito digital não é tudo num filme. O Superman ideal na minha opnião seria o john Hamm, de Mad Man.

    ResponderEliminar
  20. Lixo de filme nem a trilha sonora tem ! fora que superman tem que ter o cabelinho na testa ! e quato a historia fraca, pessoas de intelecto dubil deve ter adorado pois o filme so tem briga e nao tem uma boa historia

    ResponderEliminar
  21. filme é perfeito e realista, se tivesse que ser verdade, ele não é um Deus e no enredo criado não teria como ele salvar todos do ataque, teria que acabar com o Zod, e falar que ele não tem coração é sacanagem, no ato final da luta ele decide executar Zod antes dele acabar com os humanos com o laser. Pessoal ta reclamando do filme pois já estava viciado com o estilo juvenil, fechem os olhos e abram depois com a mente totalmente limpa e vejam novamente o filme, pra mim 4,5 a 5 de 5 pontos totais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filme longe da perfeição e da realidade. Quando um filho, ainda mais com todo o poder que tem, deicharia o pai morrer sendo levado pelo vento? Isto é real? Foi certo quebrar o pescoço do Zod? Não foi. O verdadeiro Superman não mata. Filme sem emoção.

      Eliminar
    2. Pois é, Anderson. Também concordo na nota de 4,5 de 5.

      Eliminar
    3. David Moura, vai ser chato assim lá na casa do "Carvalho"!!!
      Todo mundo já sabe que você gostou dessa porcaria de filme feito para moleques acéfalos iguais a você. Geração Playstation que assiste "trocentos" filmes com o mesmo enredo, na maioria das vezes só mudando o visual e os nomes dos personagens (igualzinho nos games) só que vocês são tão viciados em "cultura lixo" que nem percebem isso. Geração viciada em CGI que acha que filme é só quebradeira, barulheira e efeitos especiais em cada segundo na tela. Pior, ainda tentam defender lixos como Man of Steel, um filme que tem mais furos que um queijo suiço. Tire a fuça dos games, dos quadrinhos ou sei lá o quê e vá ler um livro, de preferência daqueles clássicos, ver um bom filme com trama coerente e inteligente (eles existem sabia?) e aí vai ver o abismo que separa Man of Steel dos filmes bem feitos. Você disse em outro comentário que a trilha sonora do filme está em sua mente, no seu pc e no seu cel (só falta dizer que está no seu "coraçãozinho" também!!!) e do jeito que você defende de forma ferrenha essa merd... digo essa "obra prima da Sétima Arte" dá pra ver que você ficou gamado nesse filme. Menos cara, menos... Senão vão pensar que você dorme com a foto do Henry Cavill debaixo do travesseiro. Hummmmm... Rsrsrsrsrs...
      E pare de perseguir quem tem opinião diferente da sua. Cresça cara, cresça...

      Eliminar
    4. ANÔNIMO

      Ô coitado(a), haha. Pelo seu comentário, quem está precisando crescer é você!

      Eliminar
    5. Eu nunca vi, nem criança de 6 anos, atacando uma pessoa por não gostar do que você gosta nesse nível...
      Meu Deus... Eu não sei quem é que está precisando crescer aí.
      Ah e outra coisa, falaram aí que o Super-Man, não mata, pelo visto, não sabe o que é o Super-Man porque o Super-Man já matou, e já matou o Zod também, então o Super-Man mata sim.
      A trilha sonora do John Willians é boa, que vai sempre ser lembrada com carinho, mais qualquer filme sério do Super-Man daqui pra frente não vai poder usa essa trilha, é muito caricata e super quadrinhos, um filme pra homenagem ao Reeves sim, mais um filme sério, com roteiro sério não deve usar essa música.
      Apesar claro que o Man of Steel tem problemas graves de roteiro, mais é o primeiro filme sério do Super-Man, não cabe a trilha sonora antiga nesse filme, nem em qualquer outro que tente ser sério.

      Eliminar
    6. Briga de moleques, cada um acha que tem razão... mas que o David Moura parece um guri isso parece. Quanto a trilha sonora de Williams ser caricata, não concordo. Ela é o que tem que ser para um personagem de HQ, e no final é só isso que o Superman é. Tem gente que fala em filmes sérios de super-heróis mas se esquecem que esse tipo de personagens fazem parte de um universo fantasioso, onírico, supervalorizados apenas no meio infantil.

      Eliminar
    7. Quer dizer que a trilha sonora de John Williams é caricata? Sei...
      Depois de um comentário bobo desses, acho que quem tem 6 anos é você!
      Não me admira sair em defesa do outro carinha aí, que é um chato mesmo, vocês são duas crianças!!!

      Eliminar
  22. o filme foi o maximo! a historia pra mim foi das melhores...os efeitos especiais nos transmite um ar mais veridico. diferente daquelas chatises que foram super man returns e os longas com o reeve. henry cavill caiu bem no papel de clark kent, sem muita emoçao e sem aquela de"o apixonadinho". nenhum dos antigos supermans chegam aos pés desse novo filme. se esse foi foda imagine o proximo, agora com o batman...vaio ser do karalho!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um máximo mesmo! Só não concordo com o "nenhum dos antigos supermans chegam aos pés desse novo", mas tudo bem, cada um com sua opinião. Pra mim, Man of Steel empata com os dois primeiros filmes com o Reeve, pois além de serem ótimos filmes, um tem o que o outro não tem, Man of Steel é voltado para a ficção científica. é mais tenso, menos "romance" e mais ação (como era de esperar), já os do Reeve é voltado mais pra fantasia, mais romance e menos ação. Acho que essas visões diferentes se completam, xD

      Eliminar
    2. olhe David.... pra mim esse foi uma porcaria totalmente fora da contexto superman ....Reeve era otimo ...mais respeito sua opinião

      Eliminar
  23. Para mim, foi o melhor filme de superman feito até hoje.
    Muito bom .....

    ResponderEliminar
  24. Ou o Superman matava o Zod ou ele matava os humanos. E aí? vocês escolheriam o Zod só porque ele é bonitão e fortão? kkkkkkkk... só pode ser piada certos comentários? Querem realidade vão assistir um filme de drama baseado em fatos reais. Se não gostam de filmes de ação porque vão ao cinema assistir tais filmes, só para ficar criticando depois, bando de revoltados!!!

    ResponderEliminar
  25. O que leva uma pessoa anônima a comentar repetidamente durante um dia todo? O filme foi foda, eu curti!

    ResponderEliminar
  26. Obrigado por elevar esse filme nas alturas, onde a maioria daqueles que se disseram fãs, não gostaram, ou torceram o nariz , como vc diz....Adoro todos os filmes do SUPERMAN, mais esse foi sem dúvida o melhor de todos....espero ansiosa para o próximo... e tenho certeza de que não vai decepcionar...Obrigado novamente pela suas sábias palavras...crítico assim, é difícil... abraços..

    ResponderEliminar
  27. PRA MIN O FILME FOI UMA MERDA,, DINHEIRO JOGADO FORA,, SUPERMAN RETURNS COM O CARA SENDO HOMO SEXUAL E USANDO LENTE DE CONTATO PRA SER AZUL, CONSEGUIU COLOCAR ESSE MAN OF STEEL NO CHINELO,, QUE MOMENTO !!!

    ResponderEliminar
  28. Deixou o pai morrer no tornado

    ResponderEliminar
  29. Os filmes de cristhoper reeve marcaram epoca e ganharam 1 oscar. Man of steel nem foi indicado.

    ResponderEliminar
  30. O filme de 1978 para mim é mais real do que Man of Steel. SUPERMAN THE MOVIE.

    ResponderEliminar
  31. Deixou o próprio pai morrer no tornado... e pra salvar um cachorro... um roteiro desses, meu Deus!!! Lixo!!!

    ResponderEliminar

//]]>