E Se os Óscares Fossem em Agosto?

E se os Óscares fossem em Agosto? Que filmes de 2013 estreados em Portugal é que venceriam o Óscar de Melhor Filme ou o Óscar de Melhor Realizador? Esta suposição pode parecer um exercício leviano, mas é interessante olhar para os filmes que já estrearam em Portugal e descobrir quais foram os que marcaram de forma positiva os primeiros sete meses de 2013, muito embora esta lista seja bastante reduzida. 


Atendendo aos filmes de 2013 estreados em Portugal, o Óscar de Melhor Filme só poderia ser decidido entre “Before Midnight”/ “Antes da Meia-Noite” e “Adore”/ “Paixões Proibidas”, dois filmes de elevado calibre que não ficam nada atrás de alguns dos recentes nomeados ao Óscar de Melhor Filme. Pessoalmente daria o Óscar a “Before Midnight”, um drama romântico muito atrativo e bem construído que tal como os seus magníficos antecessores, ”Before Sunrise” (1995) e “Before Sunset”(2004), narra mais um esplêndido capítulo da saga romântica de Jesse e Celine, um casal que em “Before Midnight” luta para manter acesa a chama do seu relacionamento. Esta majestosa obra realizada e escrita por Richard Linklater também venceria facilmente o Óscar de Melhor Argumento Adaptado (a Academia considera os guiões de todas as sequelas, prequelas, remakes e reboots como adaptações do filme original) e, para ser franco, acho que tem fortes possibilidades de ser um dos favoritos à nomeação ao verdadeiro Óscar de Melhor Argumento Adaptado da 86ª Edição dos Óscares, porque não acredito que estejam por estrear muitos filmes com argumentos que consigam rivalizar com a mestria e beleza do guião desta incrível obra, que conta ainda com uma detalhada e brilhante direção de Linklater, que discutiria taco a taco o Óscar de Melhor Realizador com Anne Fontaine, a talentosa realizadora de “Adore”. Este excelente filme levaria a Medalha de Prata na corrida ao Óscar de Melhor Filme, e também ficaria atrás de "Before Midnight" na luta pelo Óscar de Melhor Argumento Adaptado, apesar do seu brilhante argumento escrito por Christopher Hampton, que é baseado no aclamado romance “The Grandmothers”, de Doris Lessing. “Before Midnight” e “Adore” também discutiriam entre si os Óscares de Melhor Fotografia e Melhor Atriz Principal. Neste último caso haveria uma luta acesa entre Naomi Watts (“Adore”), Robin Wright (“Adore”) e July Deply (“Before Midnight”), com relativa vantagem para Wright e Deply que, tendo em conta os filmes que ainda vão estrear, parecem ser dois nomes muito fortes a ter em conta para a real corrida ao Óscar de Melhor Atriz Principal. Já Ethan Hawke venceria o Óscar de Melhor Ator Principal pela sua fantástica performance em “Before Midnight” e, tal como Julie Deply e Robin Wright, ainda pode sonhar com a nomeação ao verdadeiro Óscar de Melhor Ator Principal. 


É indiscutível que “Before Midnight” e “Adore” são, até ao momento, os melhores filmes de 2013 estreados em Portugal, mas são também os únicos que ainda podem sonhar com um par de nomeações nas principais categorias da 86ª Edição Óscares, como Melhor Argumento Adaptado, Melhor Atriz Principal, Melhor Ator Principal e Melhor Fotografia. Entre as restantes estreias deste ano destacam-se ainda alguns filmes muito bons, como “Side Effects”/ “Efeitos Secundários”, “Trance” ou “Evil Dead” que, como é óbvio, não têm nenhuma possibilidade de chegar aos Óscares em 2014, mas que poderiam conseguir um bom número de nomeações e vitórias nos Óscares de Janeiro a Julho de 2013, incluindo uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme. No caso de “Side Effects”, Scott Z. Burns poderia aproveitar o facto de "Before Midnight" ser inelegível ao Óscar de Melhor Argumento Original para conseguir vencer esta estatueta. Já Rooney Mara poderia contar com uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Principal, tal como Jude Law poderia ser nomeado ao Óscar de Melhor Ator Principal. Steven Soderbergh (“Side Effects”) e Danny Boyle “(Trance”) juntar-se-iam a Anne Fontaine e Richard Linklater no lote de nomeados ao Óscar de Melhor Realizador, cujo grupo de nomeados seria completado por Nicolas Winding Refn pelo seu trabalho em “Only God Forgives”/ "Só Deus Perdoa” que, embora seja um filme mediano, poderia ainda assim ter uma palavra a dizer em categorias como Melhor Fotografia, Melhor Banda Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Atriz Secundária (Kristen Scott Thomas) e Melhor Ator Secundário (Vithaya Pansringarm). O intenso “Trance” não competiria apenas pelo Óscar de Melhor Realizador, mas também por certos Óscares técnicos e, claro está, pelos Óscares de Melhor Ator Principal (James McAvoy) e Melhor Atriz Secundária (Rosário Dawson). Os blockbusters “Star Trek: Into Darkness”/ “Star Trek Além da Escuridão”, “Pacific Rim”/ “Batalha do Pacífico”, “Man of Steel”, “Iron Man 3”/ “Homem de Ferro Três” e “Oblivion”/ “Esquecido” ainda são possíveis candidatos às nomeações aos Óscares de Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição de Som e Melhor Mistura de Som em 2014, mas no caso dos Óscares de Janeiro a Julho de 2013 é certo que iriam discutir entre si a vitória nestes prémios. “Man of Steel” e Hanz Zimmer poderiam também ambicionar a uma luta renhida pelo Óscar de Melhor Banda Sonora, juntamente com “Only God Forgives” e “Trance”. É também importante destacar a luta pelo Óscar de Melhor Filme de Animação, onde “Epic”/ “Epic – O Reino Secreto”, “Despicable Me 2”/ Gru – O Mal Disposto 2”. “Monsters University”/ “Monstros. A Universidade” e “The Croods” participariam numa luta acesa pela vitória que, por mim, seria conquistada por “Epic” ou por “Monsters University”. Por fim, o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro só poderia ser disputado pelo espanhol “Los Amantes Passajeros”, de Pedro Almodóvar, e pelo alemão “3096 Dias”, de Sherry Hormann, que, embora sejam filmes razoáveis, não parecem ter hipóteses de lutar pelo verdadeiro Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. 

 

Está visto que “Before Midnight” e “Adore” foram os principais filmes de 2013 que, entre Janeiro e Julho deste ano, passaram por Portugal. Seriam estes dois filmes a conquistar os principais Óscares e a obter o maior número de nomeações, mas pelo meio desta luta muito particular iriam-se intrometer vários filmes bem razoáveis que também deixaram boas impressões durante a sua passagem pelas salas de cinema portuguesas, como é o caso dos thrillers “Trance”, “Only God Forgives” e “Side Effects”; do blockbuster “Star Trek: Into Darkness” e do filme de terror “Evil Dead”. Deixo-vos agora com a minha lista pessoal de vencedores dos Óscares de Janeiro a Julho de 2013, entre os filmes de 2013. Qual seria a sua?


Melhor Filme
Before Midnight

Melhor Realizador
Richard Linklater por "Before Midnight"

Melhor Ator Principal
Ethan Hawke em "Before Midnight"

Melhor Atriz Principal
Robin Wright em "Adore"

Melhor Ator Secundário
Vithaya Pansringarm em "Only God Forgives"

Melhor Atriz Secundária
Kristen Scott Thomas em "Only God Frogives"

Melhor Argumento Original
Side Effects

Melhor Argumento Adaptado
Before Midnight

Melhor Filme de Animação
Monsters University

Melhor Filme Estrangeiro
3096 (Alemanha)

Melhor Direção Artística
Adore

Melhor Fotografia
Adore

Melhor Guarda-Roupa
Oz: The Great and Powerful

Melhor Montagem
Before Midnight

Melhor Maquilhagem e Cabelo
Evil Dead

Melhor Banda Sonora Original
Only God Forgives

Melhor Edição de Som
Only God Forgives

Melhor Mistura de Som
Man of Steel

Melhores Efeitos Visuais
Star Trek: Into Darkness

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Boa análise! Só uma correção: "Before Midnight" seria nomeado para melhor argumento adaptado, não original. Não faz muito sentido, mas segundo as regras da Academia, uma sequela não tem um argumento original. Já o mesmo aconteceu com "Before Sunset".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado Anónimo

      Realmente essa regra passou-me ao lado, mas já a fui confirmar. Sabia que o "Before Sunset" tinha sido nomeado ao Óscar de Melhor Argumento, mas pensei que tinha sido ao Original e não ao Adaptado. Já corrigi para evitar confusões.

      Eliminar

//]]>