Pérolas Indie - The Innkeepers (2012)

 
Realizado por Ti West 
Com Sara Paxton, Pat Healy, Kelly McGillis 
Género - Terror

Sinopse - O famoso hotel Yankee Pedlar Inn está prestes a fechar as portas após mais de um século de existência. Muitos creem que este é um dos hotéis mais assombrados de Nova Inglaterra (EUA) e os dois últimos funcionários, Luke e Claire (Pat Healy e Sara Paxton), estão determinados a registar provas antes que o hotel feche as portas para sempre.Com a data de fecho a aproximar-se, começam a chegar ao Pedlar Inn estranhos hóspedes que tornam ainda mais sombrio o ambiente do já bastante sinistro e obscuro hotel. Luke e Claire continuam a sua busca e começam a ter alarmantes experiências paranormais. Apreensivos e aterrorizados não percebem que as suas próprias vidas estão agora em risco e que apesar de toda a violência daquela experiência, eles serão apenas referências de rodapé na vasta lista de episódios inexplicáveis deste hotel. 

Crítica – Por esta altura, Ti West já não é apenas mais um cineasta promissor, mas sim um valor seguro com um currículo já muito interessante no seio do competitivo universo dos filmes de terror. Entre os seus principais trabalhos destacam-se duas longas-metragens muito curiosas, aclamadas e assustadoras: “House of the Devil” (2009) e “The Innkeepers”, que agora chega às salas de cinema nacionais após ter tido a sua antestreia portuguesa em 2012 na Mostra SyFy em Lisboa. Protagonizado pelos competentes Sara Paxton e Pat Healy, “The Innkeepers” explora uma satisfatória história de fantasmas que rentabiliza ao máximo a imaginação e engenho de Ti West que, com poucos meios e um orçamento bastante insignificante, conseguiu construir um filme empolgante e rico em suspense que, embora tenha um ritmo bastante lento, apanha muitas vezes de surpresa o espetador com a evolução e as reviravoltas da investigação privada que é levada a cabo no Yankee Pedlar Inn pela persistente Claire, uma estranha personagem dotada de uma especial e surpreendente profundidade que se vê mergulhada, por sua iniciativa e insistência, numa intriga sobrenatural que junta os seus grandes medos aos seus maiores desejos. A evidente complexidade desta personagem central torna “The Innkeepers” numa produção mais cerebral, mas também mais apelativa do ponto de vista das suas questões sobrenaturais, já que é graças às suas teorias aparentemente estrambólicas que o espetador fica preso ao desenrolar dos sombrios mistérios e dúbios eventos que envolvem o guião num tenso clima de incerteza, que leva o espetador a questionar várias vezes se está ou não perante uma verdadeira história de fantasmas. Esta constante incerteza mantém-se praticamente até à dúbia mas aceitável conclusão da história, sendo precisamente por esta altura que o filme ganha um ritmo mais acelerado e começa a apostar numa espécie de terror mais direto e visual que de certo agradará aos fãs de filmes de terror mais hardcore . Enfim, “The Innkeepers” podia ser melhor e está longe de ser uma maravilha do género mas, apesar do baixo orçamento e de algumas falhas, aposta num guião bem competente e com uma direção engenhosa de Ti West que, mais uma vez, apostou numa realização simples mas cheia de pequenas artimanhas que realçam e reforçam ao máximo a tensão e o medo presentes no guião. 

 Classificação – 3 Estrelas em 5

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. É um filme que nos faz rir algumas vezes, que nos faz tremer e que nos prega valentes sustos. É um thriller intenso, salte da cadeira e prenda-se na história. O filme tem um final arrebatador, aguente até ao último minuto, é excelente sem dúvida. "The Innkeepers" é um dos melhores filmes de terror que vi nos últimos tempos, veja e tenha um bom filme.
    Deixo-vos aqui o link com a análise completa para se quiserem comentar e/ou subscrever ao blog: http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2012/03/innkeepers.html

    ResponderEliminar

//]]>