MOTELx 2013 - Entrevista a João Seiça, Realizador Em Competição Com a Curta Hair

 
O Portal Cinema vai acompanhar de perto o MOTELx 2013, mas enquanto o festival não começa decidimos conhecer um pouco melhor os nove realizadores que este ano vão participar na Competição Oficial do MOTELx - Prémio Yorn MOTELx que, tal como tem vindo a acontecer, apenas é aberta à participação de realizadores portugueses. A vitória nesta competição vale ao realizador vencedor e ao seu trabalho o título de Melhor Curta do MOTELx, mas também um prémio monetário de 3000 euros, a que acrescem 2500 euros em serviços de pós-produção vídeo na Pixel Bunker e ainda um fim-de-semana de inspiração num dos Hotéis Belver, um dos patrocinadores do festival. Esta competição é portanto muito importante para os nove realizadores em competição, que aproveito desde já para congratular pelo trabalho realizado, e agradecer o tempo disponibilizado para participarem nesta pequena iniciativa do Portal Cinema, que tem como principal objetivo dar a conhecer ao público estes jovens realizadores e os seus respetivos trabalhos e, quem sabe, aguçar o apetite para o que o público poderá ver na Competição de 2013 do MOTELx. As nove entrevistas que foram feitas aos nove participantes – Nuno Sá Pessoa (Bílis Negra); André Gil Mata (O Coveiro); Carlos Amaral (Longe de Éden); Alex Barone (Monstro); Rui Pilão (Desespero); Paulo Araújo (Nico - A Revolta); João Seiça (Hair); Miguel Ângelo (Sara); Patrick Mendes (A Herdade dos Defuntos) – pretendem portanto dar a conhecer as suas respetivas curtas que estão a concurso, mas também o seu percurso profissional, os seus objetivos e gostos pessoais, os seus planos para o futuro e as suas expetativas para o MOTELx 2013.

O oitavo entrevistado desta pequena iniciativa é o realizador João Seiça, que apresentará no MOTELx 2013 a curta “Hair” (Escrita por João Seiça/ Com Hannah Leverett, Tayler Lee Larkin/ Duração - 3 Min.), que tem a seguinte sinopse oficial: A sociedade diz que os pêlos não fazem parte da beleza feminina. Uma jovem rapa as pernas...


Portal Cinema (PC) - O que nos pode dizer sobre a sua filmografia? O que se destaca mais no seu percurso profissional?
João Seiça (JS) - Não posso dizer nada em especifico que destaque. Todos os trabalhos que tenho tido e os filme que tenho realizado têm sido uma aprendizagem constante. Tudo acontece num continuo. Mas resumidamente posso dizer que trabalhei em investigação em física, colaborei em alguns projectos com o António-Pedro Vasconcelos, tirei um MA em direcção de actores na Central Saint Martins em Londres, fiz um documentário em Shangai para o British Council, realizei uma curta de género fantástico chamada "O Teu Sapato" com restos de filme em 35mm (e com uma equipa fantástica), videoclip para os Cinnamon Chasers e para a Tianci Liu, além de outros trabalhos em documentário e publicidade.

PC - O que sentiu quando descobriu que “Hair” tinha sido selecionado para participar na Competição do MOTELx 2013? Já tem algum plano para o prémio monetário, caso vença a competição?
JS - Obviamente que fiquei muito satisfeito. É sempre bom quando o trabalho é reconhecido de alguma forma.

PC - A sinopse de “Hair” sobressai de imediato das dos restantes filmes que estão a concurso, porque é claramente uma das mais bizarras e estranhas. O filme também segue este estilo bizarro? O que o levou a escolher o “cabelo” como tema central da sua curta?
JS - A tradução exacta seria cabelos e pelos, é um filme que fala sobre a questão da beleza e o que estamos dispostos a pagar para a termos. Louiza, a argumentista, trabalha em moda e desenvolveu um problema de alopecia num momento complicado da sua vida, o que a levou a questionar a forma como vemos a moda e os nossos modelos de beleza. Diria que bizarra é a vida. Isto é apenas um filme.

PC - O seu projeto é o que tem a menor duração dentro dos filmes que estão em competição, e é também o único que não tem diálogos. O que o levou a criar uma curta assim tão pequena e sem diálogos? Tem medo que o público reage mal à ausência de diálogos?
JS - É realmente um filme mudo e pequeno em duração, mas espero que seja uma experiência que dure mais que a duração do filme.

PC - O que quer dizer aos possíveis espetadores do MOTELx para os convencer a ver a sua curta? O que é que eles podem esperar deste filme?
JS - Se vierem ver eu pago uma sangria.

PC - Tem algum realizador que o inspire e cuja carreira admire? Qual é o seu filme favorito=
JS - "In The Mood for Love", de Wong Kar Wai.

PC - O que espera da edição deste ano do MOTELx? O que é que lhe chama mais a atenção na programação deste ano?
JS - O novo filme da Jennifer Lynch parece-me muito interessante.

PC - O que se segue no seu percurso profissional? Já tem novos projetos alinhavados? O que espera conseguir no futuro?
JS - Tenho varias ideias e projectos em diversas fases, mas é sempre de bom tom acabá-los para depois os revelar. Continuar a filmar é o futuro.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. O Teu Sapato: 2*

    É um dos filmes mais bizarros que já vi, mas vence pela sua criatividade mas o melhor de é mesmo a sua banda sonora.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar

//]]>