Histórias do Cinema - O Dia em Que o Último Capítulo da Saga Divergent....Foi Engavetado

Baseado no saga literária juvenil e distópica de Veronica Roth, "Divergent" chegou aos cinemas em 2014. O primeiro filme, realizado por Neil Burger, teve algum sucesso,embora distante das expectativas e de conseguir rivalizar com o fenómeno "The Hunger Games"/ "Os Jogos da Fome". Protagonizado por estrelas de Hollywood, como Shailene Woodley, Theo James ou Kate Winslet, "Divergent" apresentou ao mundo do cinema a história da jovem Beatrice Prior que vive numa sociedade futurista que está dividida em cinco facões dedicadas à cultivação de uma virtude - Altruísmo, Amizade, Audácia, Franqueza e Sabedoria. Prior cresceu dentro do Altruísmo mas, quando realiza a prova de aptidão que determina a que fação é que os jovens se devem juntar para o resto de suas vidas, fica a saber que não pertence a nenhum grupo e que é por isso uma invisível, algo que vai mudar para sempre a sua vida.
Embora não tenha sido propriamente um fenómeno, o primeiro filme acabou por lançar um franchise cinematográfico. Mas o segundo capítulo acabou por ter um pior desempenho que o primeiro e, posteriormente, o terceiro, "The Divergent Series: Allegiant" acabou mesmo por ser um desastre comercial quando foi lançado em 2016. 
Estava previsto o lançamento de um quarto filme que seria inspirado na segunda parte do livro que deu origem ao terceiro. Esta estratégia visava replicar, portanto, a fórmula de "The Hunger Games", mas claramente não resultou como o esperado. O insucesso de  "The Divergent Series: Allegiant"  precipitou a mudança de planos do estúdio. A última entrega deveria chegar aos cinemas em Março de 2017, mas percebeu-se de imediato, ainda em 2016, que algo de errado se passava quando a Lionsgate adiou a sua estreia para Junho de 2017, tendo também anunciado que Lee Toland Krieger ficaria à frente deste projeto. Este entrou rapidamente no limbo e, eventualmente, acabou por ser cancelado, tendo-se chegado à conclusão que o investimento para dar vida ao final da saga não compensaria. Isto tudo aconteceu ainda no Verão de 2016....
Para surpresa de muitos, em Julho de 2016, os produtores anunciaram a intenção de transformar o quarto filme numa minissérie televisiva. Esta seria a solução ideal para fechar a saga e limitar os custos de produção e o risco assumido pelos investidores.Se esta série se tornasse num sucesso, então o futuro poderia passar por numa nova série que abordasse as origens da história ou, então, eventos posteriores ao seu final, algo que afastaria a sua trama dos livros.
Em Setembro, Shailene Woodley, a grande estrela dos filmes, deu uma entrevista a confirmar que todo o projeto estava no limbo e que não tinha informações novas, mas revelou que não estava disposta a protagonizar uma série televisiva, já que só voltaria a interpretar Beatrice Prior num projeto para cinema! Em Fevereiro de 2017, quando os produtores confirmaram que iriam avançar com a série televisiva e que esta substituiria o quarto filme, Woodley cumpriu o prometido e anunciou o seu afastamento do projeto.
Sem a sua principal estrela a bordo, a série parecia condenada ao fracasso, mas surpreendentemente em Agosto de 2017, a Starz e a Lionsgate Television anunciaram o inicio do desenvolvimento do projeto que teria o cineasta Lee Toland Krieger como principal comandante. Mas apenas quatro meses depois deste anúncio, a Starz anunciou que abandonou o projeto e que a série tinha sido cancelada ainda antes do início de produção devido a falta de interesse do elenco dos filmes em participar no projeto, mas também devido à falta de interesse dos produtores.
E, assim, a série "Divergent" nos cinemas conheceu o seu fim. Até ao dia de hoje não há novidades sobre o futuro da saga imaginada por Roth nos cinemas, ficando para a história a verdadeira novela que envolveu o quarto capítulo. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>