Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2014 - Os Indies

Já chegou aquela altura em que todos começam a fazer as previsões para os Óscares 2014, por isso o Portal Cinema não poderia ficar indiferente a esta onda de previsões e expetativas e, como já vem sendo habitual, fará aqui uma primeira antevisão dos possíveis nomeados aos Óscares 2014, que será seguida, lá mais para Janeiro, por uma previsão, mais completa, dos possíveis vencedores destes prémios, tendo em conta as nomeações já divulgadas pela Academia. Esta segunda parte versa sobre os principais filmes indies do ano que, após terem passado com sucesso por vários festivais, parecem alimentar algumas hipóteses de chegar aos Óscares, mas é claro que importa reforçar que maior parte destas análises não passam de meras previsões que têm como base as opiniões da crítica especializada e da imprensa internacional, bem como a minha própria opinião e experiência pessoal.

 
Dallas Buyers Club
Realizado por Jean-Marc Vallee 
Com Matthew McConaughy, Jennifer Garner, Jared Leto 
Género - Drama

As probabilidades de “Dallas Buyers Club” chegar ao Óscar de Melhor Filme não são as mais positivas, mas parece haver uma força positiva neste filme que me leva a considerá-lo um possível candidato a uma nomeação surpresa, que se calhar até pode pender para o lado de Matthew McConaughey, que poderá ter uma palavra a dizer no Óscar de Melhor Ator.

Sinopse - Ron Woodroof é um cowboy do Texas cuja vida sofre uma reviravolta quando em 1985 é-lhe diagnosticado o vírus da SIDA e dado 30 dias de vida. Vivem-se os primeiros momentos desta epidemia e os EUA estão divididos sobre como combater o vírus. Ostracizado por muitos dos seus antigos amigos e sem acesso a medicamentos eficazes comparticipados pelo governo, Ron decide tomar conta do assunto e procurar tratamentos alternativos em qualquer parte do mundo por meios legais ou ilegais. Ignorando as regras estabelecidas, o empreendedor Woodroof une forças com um improvável grupo de renegados e marginalizados - que ele próprio teria evitado no passado - e estabelece um "clube de compradores" de enorme sucesso. A sua luta pela dignidade e aceitação é uma história original, inspirada em fatos verídicos, sobre o poder transformador da resiliência.

Her
Realizado por Spike Jonze 
Com Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara 
Género - Drama

Por mim, “Her” já deveria ser considerado um claro favorito ao Óscar de Melhor Filme, já que me parece que Spike Jonze não brinca em serviço e, após quase cinco anos de ausência, acho que podemos esperar um projeto colossalmente bom deste majestoso cineasta, que já com "Where the Wild Things Are" ou “Adaptation” merecia ter recebido muitas mais aclamações. Será que Spike Jonze vai brilhar? Eu quero muito acreditar que sim. 

Sinopse - Num futuro não muito distante, o escritor solitário Theodore (Joaquin Phoenix) compra um novo sistema operacional que foi criado para cumprir todas os desejos e satisfazer todas as suas necessidades. O problema é que Theodore começa a desenvolver uma ligação romântica com o sistema operacional, que tem uma voz feminina muito suave. "Her" é portanto uma história de amor pouco convencional que mistura ficção científica e romance num doce conto que explora a natureza do amor e as formas como a tecnologia nos isola e nos conecta. 

Mud
Realizado por Jeff Nichols
Com Matthew McConaughey, Reese Whiterspoon, Michael Shannon
Género – Drama

Na onda de “Take Shelter” e “Shotgun Stories”, “Mud” também é um filme muito bom da autoria de Jeff Nichols, que já anda a fazer por merecer muitos prémios de relevo por tudo aquilo que tem feito. Embora seja um filme de 2012, “Mud” estreou apenas em 2013 nos Estados Unidos, por isso é perfeitamente elegível para os Óscares 2014, mas será que a Academia vai perdoar este atraso? O filme é muito bom e merece ser reconhecido, mas infelizmente tenho sérias dúvidas que a Academia lhe vá dar uma oportunidade para reconhecer o seu valor.

Sinopse - Ellis e Neckbone são dois rapazes de catorze anos que descobrem, numa das suas escapadelas diárias, um homem refugiado numa ilha no meio do Mississipi. Esse homem é Mud (Matthew McConaughey) e tem um dente a menos, uma serpente tatuada no braço, uma arma e uma camisa da sorte. Mud é também um homem que acredita no amor, uma crença a que Ellis precisa desesperadamente de se agarrar para tentar esquecer as tensões diárias entre os pais. Mud faz rapidamente com que os dois adolescentes contribuam na reparação de um barco que lhe permitirá sair da ilha. No entanto, é difícil para os rapazes saber o que Mud diz de verdade ou mentira nas suas palavras. Será que realmente matou um homem, que é perseguido pela justiça, por caçadores de prémios? E quem é a rapariga misteriosa que desembarca na pequena cidade do Arkansas?

 
All is Lost
Realizado por J.C. Chandor 
Com Robert Redford 
Género - Drama

Tal como Jeff Nichols, J.C. Chandor é um dos realizadores mais promissores da atualidade. A sua qualidade ficou bem patente com o thriller financeiro "Margin Call", que até chegou a ser nomeado ao Óscar de Melhor Argumento Original. O seu novo projeto, "All Is Lost", também parece ser uma ode de qualidade ao bom cinema indie e, pelos vistos, poderá aspirar a conseguir alguma coisa nos Óscares, quer seja ao nível do Argumento Original, quer seja por intermédio de Robert Redford, que assina em "All Is Lost" uma performance destacada que o poderá levar ao Óscar de Melhor Ator Principal 

Sinopse - Durante uma viagem solitária pelo Oceano Índico, um homem (Robert Redford) descobre, ao despertar, que o casco do seu veleiro de 12 metros foi danificado numa colisão com um contentor que flutuava à deriva. Privado do rádio e dos instrumentos de navegação, o homem é apanhado numa violenta tempestade. Apesar de conseguir arranjar o casco estragado, da sua intuição de marinheiro e de uma força física desafiadora para a idade, sobrevive por pouco. Mas o sol implacável, a ameaça dos tubarões e as suas parcas reservas quase no fim obrigam este marinheiro alucinado a olhar a morte de frente.

Fruitvale Station
Realizado por Ryan Coogler 
Com Michael B. Jordan, Octavia Spencer, Melonie Diaz 
Género - Drama

Foi uma das principais estrelas do Festival de Sundance 2013 e, por isso, conquistou desde cedo o direito de pertencer à lista restrita de candidatos aos Óscares da Academia, mas será que “Fruitvale Station” tem mesmo o potencial necessário para fazer frente às apostas colossais que concorrem com ele? A sua história parece realmente ter força para tal, mas isso só por si só não é suficiente para lhe dar automaticamente o estatuto de favorito. 

Sinopse - Uma história baseada em fatos reais. Oscar Grant (Michael B. Jordan) é um jovem afro-americano de apenas vinte e dois anos que, no último dia do ano, vive um momento turbulento e trágico.

Realizado por Noah Baumbach 
Com Charlotte d'Amboise, Greta Gerwig, Michael Esper 
Género - Comédia

Este novo projeto de Noah Baumbach é lindíssimo e muito atrativo, mas confesso que não vejo a Academia a dar-lhe uma oportunidade, até porque “Frances Ha” tem um carácter indie muito vincado que deverá manter esta belíssima comédia dramática afastada das principais decisões, mas é bem verdade que “Frances Ha” merecia, pelo menos, o prazer de alcançar um par de nomeações nas categorias de argumento ou representação.

Sinopse - Frances vive em Nova Iorque, mas não tem bem uma casa. Frances está numa companhia de dança mas, não é bem uma bailarina. Frances tem uma melhor amiga chamada Sophie, mas elas já não falam bem uma com a outra. Frances atira-se de cabeça para os seus sonhos, mesmo quando a realidade se desvanece. Frances quer muito mais do que o que tem, mas vive a vida com uma alegria e ligeireza inexplicáveis. 

Short Term 12 
Realizado por Destin Cretton
Com Brie Larson, Frantz Turner
Género - Drama

É, muito provavelmente, o candidato menos candidato desta lista, mas ainda assim não resisti em incluir “Short Term 12” entre os possíveis candidatos, porque embora pareça estar sempre um passo atrás de outros projetos em praticamente todas as categorias, pode ser que a Academia se lembre de premiar com uma ou outra nomeação este pequeno filme indie de Destin Cretton, que conta também com uma performance fantástica da jovem Brie Larson.

Sinopse - Grace (Brie Larson) dedicou a sua vida a ajudar miúdos que escaparam por entre as falhas do sistema. Comprometida com o seu emprego e apaixonada pelo seu colega Mason, continua a debater-se com o seu próprio passado conturbado quando descobre que a sua vida está prestes a mudar para sempre. Entretanto, dá entrada nas instalações uma jovem que tem sido constantemente transferida entre instituições, devido ao seu comportamento perigoso. Quase imediatamente, cria-se uma ligação poderosa entre ambas. Se Grace conseguisse confiar e falar com Mason da mesma forma que encoraja os miúdos a fazê-lo, conseguiria encontrar uma maneira de fazer as pazes com o futuro, ao mesmo tempo que apoia aqueles que mais dependem dela.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>