The Hunger Games: Catching Fire - Pontos a Ter em Conta

Os Traumas de Katniss 

Durante a74ª Edição dos Jogos da Fome, Katniss Everdeen teve que fazer coisas impensáveis para sobreviver, tendo até assassinado vários jovens para conseguir sair dos jogos com vida. Esta traumática experiência deixou marcas psicológicas muito acentuadas na mente desta jovem, que desde esse pesadelo bem real tem sofrido todas as consequências nefastas do stress pós-traumático, ou seja, para além de estar arrependida por tudo o que fez, o seu equilíbrio mental e emocional também é gravemente abalado por pesadelos e imagens do festival de violência em que participou. Será que Katniss conseguirá lidar com estes graves problemas psicológicos durante os tempos difíceis que se avizinham?

A Relação de Katniss Com Peeta

No final de “The Hunger Games”, Katniss e Peeta superaram todas as expetativas e saíram vitoriosos dos Jogos da Fome, porque conseguiram convencer (quase) todos os habitantes de Panem que estavam verdadeiramente apaixonados. Uma das poucas pessoas que não acreditou nesta farsa foi o malvado Presidente Snow, que se apercebeu de imediato que Katniss montou este espetáculo romântico para tentar atrair a compaixão dos espetadores e, assim, conquistar a sua simpatia. Este jogo de Katniss pode até ter surtido os efeitos desejados, mas abalou profundamente a sua relação com Peeta, que nunca escondeu que a amava e que, sem querer, viu-se preso a um perigoso jogo de sentimentos e ilusões que nunca controlou e que, no final, acabou por não se materializar na relação que sempre quis ter com Katniss, cujo coração sempre pertenceu a Gale Hawthorne. A relação pessoal entre estes dois jovens campeões está portanto muito danificada, mas apesar de todas as diferenças e conflitos que os separam terão que, uma vez mais, suportar as aparências de felicidade e romance para permanecerem vivos, já que o Presidente Snow quer fazer uso do seu romance para afastar as atenções de Panem da iminente revolução que se aproxima.

A Relação de Katniss Com Gale

Os jovens Katniss e Gale sempre partilharam uma forte cumplicidade, mas esta sua aparente relação amorosa sofreu um forte revés quando Katniss e Peeta venceram, em conjunto, os Jogos da Fome, algo que colocou uma pressão adicional em cima de Gale, que não gostou nada de ver a sua querida Katniss nos braços de outro homem, no entanto, esta experiência parece ter sido ultrapassada, já que no início de “The Hunger Games: Catching Fire” os dois parecem manter a cumplicidade que vimos no primeiro filme, mas é notório que sobre eles paira uma aura sombria que parece ser um forte prenúncio de azar e desastre.

A Rebelião

A vitória de Katniss nos Jogos da Fome despertou o sentimento de revolta dos habitantes de Panem. O espírito lutador e desafiante desta jovem motivou milhares de incidentes um pouco por todos os distritos mais pobres, que começaram a questionar, por causa das ações de uma jovem pobre e desprotegida, a liderança e os luxos do poderoso Capitólio e do Presidente Snow. A chama vigorosa da revolução foi acesa e, pelos vistos, não se vai apagar com facilidade, até porque a fação revolucionária conquista dia para dia cada vez mais apoios junto da população, mas será que Katniss está pronta para liderar a rebelião? E será que esta revolução terá o mesmo destino que aquela que, há setenta e cinco anos atrás, deu início aos polémicos Jogos da Fome?

Os Planos de Snow 

Para silenciar a onda de revolta que paira sobre a estabilidade política de Panem, o Presidente Snow decide por mãos à obra e fazer tudo ao seu alcance para desacreditar Katniss e acalmar a revolta que reside em todos corações de todos os que a vêm como a salvadora da pátria. Para além de fazer todos os possíveis para controlar Katniss e Peeta durante a Tour de Consagração, Snow irá também promover, juntamente com Plutarch Heavensbee, o novo responsável pelos Jogos da Fome, uma edição especial e particularmente mortífera dos jogos, aproveitando para esse efeito a proximidade do 3º Quaternário, que juntará vinte e quatro ex-campeões numa arena cheia de surpresas mortíferas. Conseguirá Katniss sobreviver?

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>