Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2014 - Os Não-Americanos

Já chegou aquela altura em que todos começam a fazer as previsões para os Óscares 2014, por isso o Portal Cinema não poderia ficar indiferente a esta onda de previsões e expetativas e, como já vem sendo habitual, fará aqui uma primeira antevisão dos possíveis nomeados aos Óscares 2014, que será seguida, lá mais para Janeiro, por uma previsão, mais completa, dos possíveis vencedores destes prémios, tendo em conta as nomeações já divulgadas pela Academia. Esta terceira parte versa sobre os principais filmes não-americanos do ano que, após terem passado com sucesso por vários festivais de renome internacional, parecem reunir o consenso dos mais otimista, que os encaram como bons filmes com potencial para tentarem uma candidatura séria  Óscares, mas é claro que importa reforçar que maior parte destas análises não passam de meras previsões que têm como base as opiniões da crítica especializada e da imprensa internacional, bem como a minha própria opinião e experiência pessoal.

La Vie D'Adèle
Realizado por Abdellatif Kechiche
Com Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Salim Kechiouche
Género - Drama

Só o facto de ter vencido a Palma de Ouro de Cannes já coloca “La Vie D'Adèle” num patamar de excelência superior, por isso não é de estranhar que seja visto como um possível candidato aos principais prémios cinematográficos do ano, mesmo que seja um filme muito subjetivo e longuíssimo que mexa em temas que a Academia não gosta nada de premiar.

Sinopse - Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma jovem de quinze anos que ainda não entrou em contacto com a sua sexualidade, mas este cenário inverte-se quando conhece Emma (Léa Seydoux), ​​uma jovem mulher com cabelo azul, que lhe permitirá descobrir o desejo e afirmar-se como uma mulher e como uma adulta. Na frente dos outros, Adele cresce, procura-se, perde-se, encontra-se ...

The Stories We Tell
Realizado por Sarah Poley 
Com Rebecca Jenkins, Peter Evans, Alex Hatz 
Género - Documentário/ Drama 

Tem sido aclamado por muitos como um dos filmes/ documentários mais doces e bonitos do ano, por isso só posso olhar para este belo projeto de Sara Poley como um possível candidato à época de prémios que se avizinha, mas parece-me muito pouco provável que tenha arcaboiço para entrar de rompante na lista de nomeados aos Óscares, mas é claro que também tem potencial para ser a grande surpresa indie deste ano. O que já parece certo é a sua nomeação ao Óscar de Melhor Documentário. 

Sinopse - Sarah Polley tem uma família (quase) normal. E, assim como todas as famílias, a dela tem um segredo. Quando Sarah o descobre decide começar a procurar a verdade. Mas será a verdade digna de confiança? Serão os seus pais actores como ela? E os irmãos e irmãs? Os amigos? Polley brinca aos detectives com uma ironia natural e desarmante. 

   
Philomena
Realizado por Stephen Frears 
Com Judi Dench, Steve Coogan 
Género - Drama

Estreou no Festival de Veneza 2013, onde convenceu a crítica e deslumbrou a audiência, tendo até vencido uma série de prémios, como o Queer Lion ou o Prémio de Melhor Argumento. A performance de Judi Dench poderá levá-la à nomeação ao Óscar de Melhor Atriz Principal, mas “Philomena” também tem um belo argumento e uma bela montagem que, se calhar, poderão convencer a Academia. Será que “Philomena” brilhará tanto nos Óscares como brilhou em Veneza?

Sinopse - Irlanda, 1952. Antes de ser enviada para um convento católico, Philomena Lee (Judi Dench) teve um filho e foi forçada a dá-lo para adoção. Após sair do convento, Philomena, agora uma mulher idosa, decide procurar o seu filho que, segundo os registos da agência de adoção, foi adotado por um casal americano que o levou para os Estados Unidos da América. Com a ajuda de Martin Sixsmith (Steve Coogan) , um jornalista de temperamento difícil, Philomena viajará para os Estados Unidos na esperança de encontrar aquilo que procura.

   
The Broken Circle Breakdown 
Realizado por Felix Van Groeningen 
Com Veerle Baetens, Johan Heldenbergh, Nell Cattrysse 
Género - Drama 

Esta produção de origem belga conseguiu a difícil proeza de conquistar seis nomeações aos European Film Awards 2013, superando assim claros colossos, como “La Vie D’Adele” ou “La Grand Belleza”, por isso há algum valor neste drama de Felix Van Groeningen, que, quem sabe, poderá também conquistar a América, no entanto, este cenário parece-me extremamente improvável.

Sinopse - Apesar das diferenças, Elise e Didier formam um casal apaixonado. Ela é dona de uma loja de tatuagens, tem uma cruz tatuada no pescoço e mantém os dois pés bem firmes no chão. Ele toca banjo numa banda e é ao mesmo tempo um ateu convicto e um romântico incorrigível. A felicidade do casal parece completa com a chegada da filha, Maybell, mas, aos seis anos de idade, a menina adoece gravemente e o casal enfrenta a sua primeira crise.

 
Le Passé
Realizado por Asghar Farhadi
Com Bérénice Bejo, Tahar Rahim, Ali Mosaffa
Género - Drama

A grande surpresa dos Óscares 2011 foi o magistral “Uma Separação”, o maior cartão de visita internacional do iraniano Asghar Farhadi, que para além de ter conquistado o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, conseguiu também surpreender tudo e todos ao conquistar uma nomeação na categoria de Melhor Argumento Original. O novo projeto de Farhadi chama-se “Le Passé” e, tal como “Uma Separação”, avassalou a crítica, por isso será interessante descobrir se este projeto dramático tem ou não potencial para ir aos Óscares. 

Sinopse - Depois de quatro anos de separação, Ahmad chega a Paris partindo de Teerão, a pedido de Marie, a sua esposa francesa, para efetuar os trâmites do divórcio. Durante a sua breve estada, Ahmad descobre a relação conflituosa de Marie com a filha, Lucie. Os esforços de Ahmad para tentar melhorar a relação acabarão por desvendar um segredo do passado.

 
Mandela: Long Walk to Freedom
Realizado por Justin Chadwick 
Com Idris Elba, Naomie Harris, Robert Hobbs 
Género - Drama

Esta coprodução entre a África do Sul e o Reino Unido parecia, à primeira vez, ter potencial para assumir uma candidatura ao Óscar de Melhor Filme, porque dava a entender que seria a melhor produção cinebiográfica do incontornável e icónico Nelson Mandela, mas estas expetativas caíram por terra aquando das suas primeiras sessões, no entanto, “Mandela: Long Walk To Freedom” poderá, ainda assim, valer ao esforçado Idris Elba uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal.

Sinopse - Ao longo de vinte e sete duros anos, o político e ativista global Nelson Mandela (Idris Elba) lutou arduamente contra o Regime de Apartheid na África do Sul, algo que o levou desde uma prisão de trabalhos forçados até à presidência de uma país em reconstrução.

The Wind Rises 
Realizado por Hayao Miyazaki 
Género - Animação

É praticamente impossível que “The Wind Rises” chegue aos Óscares, mas ainda espero que a Academia acorde a tempo para a vida e brinde Hayao Miyazaki com, pelo menos, uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme de Animação, até porque o Mestre do Anime já anunciou que este será o seu último filme.

Sinopse - Jiro Horikoshi vive numa cidade do interior do Japão. Um dia sonha que está a voar num avião com forma de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que quer construir um avião e colocá-lo no ar passa a ser a maior meta da sua vida. Durante a demanda pelo seu sonho, Jiroconhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona, no entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>