Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2014 - Os Favoritos

Já chegou aquela altura em que todos começam a fazer as previsões para os Óscares 2014, por isso o Portal Cinema não poderia ficar indiferente a esta onda de previsões e expetativas e, como já vem sendo habitual, fará aqui uma primeira antevisão dos possíveis nomeados aos Óscares 2014, que será seguida, lá mais para Janeiro, por uma previsão, mais completa, dos possíveis vencedores destes prémios, tendo em conta as nomeações já divulgadas pela Academia. Esta quinta e última parte versa sobre os principais candidatos aos Óscares, ou seja, aqueles crónicos candidatos que, por esta altura, já são tão fortes e já receberam tantos comentários positivos, que só podem ser considerados os grandes candidatos aos principais prémios cinematográficos do ano, mas é claro que importa reforçar que maior parte destas análises não passam de meras previsões que têm como base as opiniões da crítica especializada e da imprensa internacional, bem como a minha própria opinião e experiência pessoal.

12 Years a Slave
Realizado por Steve McQueen 
Com Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch 
Género - Drama

Se os Óscares fossem a Fórmula 1, então “12 Years a Slave” estava na pole position da corrida aos prémios, ou seja, estava no primeiro lugar da linha de partida para a grande batalha que se avizinha entre os principais favoritos do ano. Este aclamado filme venceu recentemente o Festival de Toronto, um prémio que pode parecer secundário, mas que acabou por colocá-lo de imediato entre os favoritos da imprensa americana, que ficou bem impressionada com tudo o que este filme tem para oferecer, desde a poderosa direção de Steve McQueen, passando pelo forte argumento da autoria de John Ridley, até mesmo às duas performances centrais de grande qualidade de Chiwetel Ejiofor e Michael Fassbender. Há por isso muitas razões fortes para acreditar na candidatura deste projeto a todas as principais categorias dos Óscares, mas convém lembrar que nem sempre quem parte na pole position ganha o grande pémio. 

Sinopse - Em 1841, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um afro-americano livre, foi sequestrado e obrigado a trabalhar de graça, durante doze anos, numa plantação de um impiedoso proprietário de escravos (Michael Fassbender). Ele acabou por ser resgatado por um advogado (Brad Pitt) que, após uma árdua luta jurídica, conseguiu devolver-lhe a liberdade.

American Hustle
Realizado por David O. Russell 
 Com Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams, Jennifer Lawrence 
Género - Drama

Se “The Fighter” e “Silver Linnings Playbook” foram aos Óscares, então também é muito provável que “American Hustle”, o novo filme de David O. Russel, também possa estar entre os principais filmes da época de pémios deste ano, até porque já há quem afirme que este projeto não difira muito do valor dos outros dois filmes do cineasta que brilharam nas épocas anteriores. 

Sinopse - Um agente do FBI, Richie DiMaso (Bradley Cooper), recruta um famoso vigarista, Irving Rosenfeld (Christian Bale), para o ajudar a desvendar um grande esquema de corrupção no congresso americano.

August: Osage County
Realizado por John Wells 
Com Julia Roberts, Meryl Streep, Chris Cooper 
Género - Drama

É uma longa-metragem que vale, essencialmente, por dois monstros da representação chamados Meryl Streep e Julia Roberts, que dominam o seu grandioso elenco e que parecem estar predispostas a lutar por uma vaga nas nomeações das categorias de representação. Será que o vão conseguir? 

Sinopse - Violet (Meryl Streep), uma dura mas carismática matriarca de uma família disfuncional, reúne-se novamente com as suas filhas adultas - Barbara (Julia Roberts), Karen (Juliette Lewis) e Ivy (Julianne Nicholson) - numa altura de enorme provação e preocupação para todos os envolvidos.

Blue Jasmine 
Realizado por Woody Allen 
Com Cate Blanchett, Alec Baldwin, Peter Sarsgaard 
Género - Comédia

Um dos melhores filmes de Woody Allen dos últimos anos merece encabeçar a lista de candidatos aos Óscares 2014. Não duvido que “Blue Jasmine” vá obter múltiplas nomeações e até vários prémios, mas resta saber em que áreas terá mais chances de superar a forte concorrência. Para já, parece quase certo que Cate Blanchett é uma das principais favoritas ao Óscar de Melhor Atriz Principal, mas também quase que aposto que Woody Allen vai conseguir arrecadar uma nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Original, já que não vejo muitos filmes que possam concorrer taco a taco com o potencial desta dramédia. 

Sinopse - Uma mulher nova-iorquina (Cate Blanchett) perde todo o seu dinheiro e é obrigada a ir viver com a sua irmã (Sally Hawkins), que leva uma vida modesta e sem luxos em São Francisco. É aqui que vai tentar descobrir que rumo é que a sua vida vai seguir sem a sua grande fortuna.

Inside Llewyn Davis
Realizado por Ethan Coen e Joel Coen 
Com Carey Mulligan, Adam Driver, Justin Timberlake, Garrett Hedlund 
Género - Drama

A história dos Irmãos Coen com a Academia é fértil em sucessos, mas “Inside Llewyn Davis” parece ser um dos seus projetos mais artísticos até à data, ora isto tanto pode ajudar como pode prejudicar as aspirações deste filme musical que, por tudo o que tem sido escrito sobre ele, parece ser realmente um possível candidato de luxo. 

Sinopse - A vida de um jovem cantor folk no universo musical de Greenwich Village em 1961. Llewyn Davis encontra-se numa encruzilhada. Á medida que um inverno rigoroso assola Nova Iorque, o jovem, com a guitarra na mão, luta para ganhar a vida como músico, e enfrenta obstáculos que parecem insuperáveis – começando pelos obstáculos que ele próprio criou. Ele sobrevive graças à ajuda dos amigos ou de desconhecidos, aceitando todo o tipo de trabalhos. Dos cafés do Village até um clube deserto de Chicago, as suas desventuras conduzem-no até uma audição para o gigante da música Bud Grossman – antes de voltar para o lugar de onde vem...

Captain Phillips
Realizado por Paul Greengrass 
Com Tom Hanks, Catherine Keener 
Género - Drama 
A espetacular performance de Tom Hanks na pele do Capitão Phillips vai certamente colocar este pródigo e experiente ator na calha para receber, pelo menos, uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal, mas será que “Captain Phillips” tem valor suficiente para lutar também pelo Óscar de Melhor Filme? É bem provável que sim, até porque a Academia costuma apreciar bastante este género de filmes. 

Sinopse - Um filme baseado numa história verídica. O Capitão Richard Phillips (Tom Hanks), um experiente marinheiro norte-americano e capitão de um grande navio de carga, é sequestrado na Costa da Somália por um grupo de piratas somalis que pretendem obter algum dinheiro e visibilidade mediática com esta sua violenta ação.

Saving Mr. Banks
Realizado por John Lee Hancock 
Com Emma Thompson, Tom Hanks, Colin Farrell 
Género - Drama

Este pode ser mesmo o ano de Tom Hanks, que se não conseguir uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal por “Captain Phillips”, pode sempre ir buscar uma graças ao seu desempenho em “Saving Mr. Banks”, que fora as possíveis presenças de Hanks e Emma Thompson nas listas de potenciais nomeados a Melhor Ator e Melhor Atriz, respetivamente, poderá, quem sabe, alimentar alguma esperança de chegar ao Óscar de Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado. 

Sinopse - Ao fim de quatorze anos de difíceis negociações, Walt Disney (Tom Hanks) conseguiu finalmente adquirir os tão desejados direitos para produzir uma versão cinematográfica do livro "Mary Poppins", da autoria da escritora australiana P.L. Travers (Emma Thompson). Quando o filme ficou oficialmente concluído, a autora mostrou-se muito descontente com o resultado final, mas Walt Disney adorou o filme e decidiu avançar na mesma com o seu lançamento nos cinemas. 

Nebraska 
Realizado por Alexander Payne 
Com Bob Odenkirk, Bruce Dern, Will Forte, Stacy Keach 
Género – Drama 

O novo filme de Alexander Payne não é nada de se deitar fora, pelo menos é isso que a imprensa americana tem vindo a apregoar, mas o aspeto e espírito tão distintivo de “Nebraska” poderá fazer com que este filme se perca no meio de tantos candidatos de igual qualidade, no entanto, nunca é prudente afastar um filme de Alexander Payne dos Óscares, porque qualidade nunca lhes falta. 

Sinopse – Um pai alcoólico junta-se ao seu filho para fazer uma viagem desde Billings (Montana) até Lincoln (Nebraska), passando por uma cidade decadente, onde o pai cresceu e onde ainda tem alguns assuntos por resolver.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>